O feliz casamento entre Sabine Marcelis e a IKEA, que acaba de apresenta Varmblixt, a nova coleção com a colaboração da designer neo-zelandesa, inspirada pela luz, algo que é fundamental para a nossa saúde, bem-estar e que não deve faltar em nenhum lar.

Uma coleção que explora os efeitos surpreendentes e emocionantes da iluminação em casa. Estivemos à conversa com Sabine Marcelis, também conhecida por ter nos donuts um dos seus formatos mais emblemático, e Henrik Most, IKEA Range and Product Design da Ikea. Veja a coleção na galeria abaixo!

O feliz casamento entre Sabine Marcelis e a IKEA
O feliz casamento entre Sabine Marcelis e a IKEA, que acaba de apresenta a nova coleção Varmblixt
Foto DR

Esta coleção tem como ponto de partida a luz, característica muito marcante do clima em Portugal, especialmente em Lisboa, que é uma cidade conhecida precisamente pela sua luz. Já estiveram numa casa portuguesa?
Sabine Marcelis – Sim, absolutamente. Amo Portugal e tenho também muitos amigos que se mudaram para aí recentemente. É o lugar de sonho.
Henrik Most – Estou com a Sabine, vamos para aí já amanhã. Quando terminei os meus estudos na universidade estive durante quatro meses numa pequena vila chamada Tavira, no Algarve, e foi simplesmente maravilhoso. Conheço Portugal, já aí estive aí algumas vezes e em vários locais. E sim, tem uma luz incrível.

O feliz casamento entre Sabine Marcelis e a IKEA
Henrik Most, IKEA Range and Product design
Foto DR
O feliz casamento entre Sabine Marcelis e a IKEA
Sabine Marcelis, designer da coleção Varmblixt
Foto DR

Sabine, onde se inspirou para fazer esta coleção?
Sabine Marcelis – Esta coleção teve uma abordagem um pouco diferente porque foi pensada para uma grande audiência. Normalmente o meu trabalho é mais exclusivo, para públicos mais limitados ou peças únicas. Na verdade, inspirei–me no facto de que tinham de estar em casa e em diferentes cenários. O cliente Ikea tem vários diferentes tipos de interiores e queria muito desenhar objetos que se percebesse que eram desenhados por mim, mas também capazes de serem anónimos o suficiente para caberem em muitas diferentes estéticas. Estão muito direcionados para os essenciais, com linhas simples, volume, uma distinta paleta de cores mas que podem também integrar-se tranquilamente numa parede branca.

É a segunda vez que colabora com a Ikea. Qual é o segredo para esta feliz parceria?
Sabine Marcelis – Trabalho de equipa!
Henrik Most – Sim, o trabalho de equipa. Estávamos muito curiosos por explorar a importância da luz numa casa e de um ponta de vista emocional a Sabine sublinha, evidencia como é que se pode criar sentimentos e ambiente. A Sabine é, na minha humilde opinião, uma das mais importantes designers da sua geração e o seu conhecimento sobre a luz, materiais e cores resulta na perfeita continuação da nossa colaboração. Trabalhar com a Sabine tem sido uma enorme alegria.

O feliz casamento entre Sabine Marcelis e a IKEA, que acaba de apresenta a nova coleção Varmblixt
Foto DR

Tem uma peça preferida? Por quê?
Sabine Marcelis Dentro dos objectos de iluminação da colecção – porque também há objectos sem iluminação – há um espelho que tem um tom de bronze e é realmente apenas uma simples folha de vidro. Todo o desafio ali era ver como é que, dentro de apenas uma única folha de vidro, ainda se podia criar um objecto interessante. É parcialmente espelhado e parcialmente não é e há uma leve inundação por trás dele. Este objecto seria realmente agradável em Portugal porque poderia interagir com a luz natural que flui para dentro, saltando do objecto para o espaço. Não se trata realmente da fonte de luz no objecto, mas também de como este interage com a restante luz. Acho que para Portugal seria este o favorito, mas não sei se tenho um favorito. Tens um favorito Henrik?

Henrik Most – Oh meu Deus, é difícil escolher, não posso escolher, quero-os todos. Mas penso que servem propósitos diferentes e também se encaixam em arquitecturas diferentes. Encorajam-nos a ser criativos na forma como se colocam os produtos e em que parte do lar, e o cenário. E também penso que há uma grande diferença entre a luz enquanto luz do dia e a luz em si, na parte norte da Europa e em Portugal. Nós temos aqui uma luz bastante fria e vocês tem muito sol e luz quente. Os produtos terão impactos diferentes, dependendo da cultura local e da forma regional em que vivemos.

“Não sou muito séria, não tenho os objectos para fingir ser mais do que eles são. No final do dia, é iluminação, é roupa, é vidro, é funcional, é divertido e deve rodear-se de objectos que o façam sentir, na minha opinião, uma emoção positiva” Sabine Marcelis

A luz de uma casa vai além da iluminação?
Sabine Marcelis – Sim, completamente. Toda a colecção é chamada Varmblixt, o que significa flash de calor. É isso que pretendemos com a colecção, trazer calor a uma casa através da iluminação, claro, mas também através dos outros objectos. Através do toque dos materiais, tapetes realmente quentes e macios, numa paleta de cores realmente quentes, mas também objectos que encorajam a interacção calorosa. Há um tabuleiro com um conjunto de vidro de desgaste, algo que deve ser partilhado com os outros. Estes também não têm qualquer cor, são apenas transparentes com um detalhe branco, por isso, mais uma vez, isso encoraja o utilizador a trazer calor, sendo criativo com diferentes tipos de cocktails/mocktails. A cor é adicionada através da utilização do objecto.

Fala-se de partilha. Que tipo de emoções quer que os seus desenhos despertem?
Sabine MarcelisDesigners ou artistas colocam um pouco de si no seu trabalho, veem a pessoa no seu trabalho. Penso que sou uma pessoa que “olha para o lado positivo”, sou muito positiva e espero que exalte algum tipo de calor, porque é isso que também quero ser no projecto. Não sou muito séria, não tenho os objectos para fingir ser mais do que eles são. No final do dia, é iluminação, é roupa, é vidro, é funcional, é divertido e deve rodear-se de objectos que o façam sentir, na minha opinião, uma emoção positiva.

Henrik Most – Na perspectiva da Ikea, trata-se também de convidar para o convívio e confraternização, passar tempo em casa e criar uma atmosfera muito pessoal em sua casa. A Sabine, como designer, tem uma assinatura muito simples e através de meios muito simples, cria o efeito máximo. Os objectos contribuem para o cenário e o ambiente em que se encontram, mesmo quando não estão ligados, continuam a ser apenas objectos bonitos.

Sabine Marcelis – Isso é uma coisa agradável sobre a categoria de iluminação: há sempre um estado ligado e um estado desligado. E não considerar o “desligado” é muito estranho, porque metade do tempo estes objectos não serão ligados, por isso ainda precisam de elementos esculturais para eles. Algo que, quando se olha para eles, não nos deixa irritados de certa forma, continua a desencadear algum tipo de resposta emocional.

O mimimalismo é muitas vezes associado a uma certa frieza. A coleção da Sabine prova precisamente o contrário: que uma casa minimalista pode ser aconchegante. Em que medida é a cor e luz contribuem para esse conforto?
Henrik Most – A cor e a luz desempenham um papel enorme. Quer seja luz fria ou quente, irá sublinhar as nossas emoções e como nos sentimos numa sala. A luz fria significa uma certa distância e a luz quente é mais convidativa e envolvente. Há luz fria em alguns dos desenhos de Sabine, mas combinando diferentes iluminações tem esta dinâmica entre diferentes sensações, diferentes expressões e penso que isso é realmente agradável. Sendo minimalista na sua expressão em termos de forma pode ser visto como sendo frio, mas quando aplica as cores ou brinca com a luz do dia ou luz artificial, pode criar uma atitude mais acolhedora e mais calorosa em casa.

Sabine Marcelis – Trata-se também de manter os designs intemporais. Os objectos devem ter um design que viva durante muito tempo. É muito importante ter em consideração aquilo que trazemos para nossa casa, para não ser motivado por tendências, é apenas um bom design.

Henrik Most – Muitas vezes estas formas simples, que parecem ser simples, têm a qualidade de sobreviver ao tempo e às tendências. São clássicas num sentido em que existem desde que a humanidade começou a construir casas.

Sabine Marcelis – Também quero dizer que por serem tão simples… Sabe, Deus está nos detalhes. Por isso, trabalhamos realmente para tornar cada detalhe perfeito.

Henrik Most – Sim, é impossível escondermo-nos na elaboração. É preciso ser rigoroso. Isso também é algo que tem estado presente na viagem da Ikea. A Ikea é uma grande empresa industrial e o desafio tem sido certificarmo-nos de manter os detalhes e a fineza da execução de tudo. E isto é um processo de aprendizagem. A Sabine também tem sido super aberta a esse processo, que é começarmos de um certo ponto de vista e depois prosperarmos. Penso que podemos estar bastante orgulhosos, pois conseguimos manter a sua ideia bastante próxima do que desejava.

Sabine Marcelis – Absolutamente. Penso que se colocar a primeira apresentação ao lado dos produtos acabados, concluímos que mantivemos a integridade de tudo.

Henrik Most – Penso que também há algo nisto que é super importante mencionar. Não é difícil criar um objecto. Mas criar milhares ao mesmo padrão e ao mesmo nível, esse é o desafio. Isso não é algo que todos possam fazer. E nós (Ikea) conseguimos fazer isso e podemos alcançar tantas pessoas com um design, que tem longevidade e a assinatura de Sabine sem comprometer o que ela, de outra forma, está a fazer com as suas obras exclusivas.

DONUTS
Sabine Marcelis e o donut:”Adoro a forma. Acho que é uma forma infinita tão bonita”
Foto DR

A sua paixão pelo donut é meramente estética ou é algo que gosta de saborear?
Sabine Marcelis – Adoro a forma. Acho que é uma forma infinita tão bonita. Não há princípio, não há fim. Tem uma parte interior por causa da curva que acontece no meio. Acho que é uma forma tão bonita para brincar e o material consegue atingir o seu potencial máximo com esta forma.

Henrik Most – Penso que também é divertido associarmos donuts ao bolo americano e é também um dos bolos mais intemporais. É bastante divertido conseguirmos unir tudo. É lúdico, é divertido, é bonito, é agradável de olhar e de se comer.

Sobre Sabine Marcelis

Formada na Design Academy Eindhoven, Sabine trabalha com o produto, a instalação e o design espacial. Os seus designs minimalistas têm comoponto focal formas simples, ebm como os materiasi e processos a parti dos quias são elaborados. Inspirada pelos efeitos efémeros da natureza, muitas das suas obras dão vida a experiência sensorias pelos jogos entre a interação da luz natural com materiais como o vidro.

Os designs mais reconhecidos de Sabine Marcelis incluem a instalação No Fear of Glass, no Pavilhão Miles van der Rohe, em Barcelona; uma instalação na Design Miami 2018 e a sua icónica Candy Cubes e Donuts. Em 2020 foi premiada com o Wallpaper Designer of The Year e foi nomeada, em 2021 e 2022, uma das criativas no top 100 da Architectural Digest.

Veja a nova coleção da IKEA: Varmblixt, o feliz casamento entre Sabine Marcelis e a IKEA

FOTOS DR

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Inspire-se no

Inspire-se no "look" de Maria Cerqueira Gomes

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

Como deve escolher bem o seu próximo powerbank?

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Xiaomi 14: Desempenho de topo

Xiaomi 14: Desempenho de topo

"O prazo para fazer uma colonoscopia é de 6 a 12 meses. Assim, não vamos a tempo de salvar vidas"

Em dia de aniversário, recorde a vida da princesa Eléonore da Bélgica

Em dia de aniversário, recorde a vida da princesa Eléonore da Bélgica

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

Quem vai estar abrangido pela descida de escalões do IRS

JL 1396

JL 1396

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Época balnear não se pode restringir só ao verão diz a Federação Nadadores Salvadores

Época balnear não se pode restringir só ao verão diz a Federação Nadadores Salvadores

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

"The Sympathizer": A nova minissérie que repensa a Guerra do Vietname

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

Daniela Ventura denuncia guerra com os sete irmãos: “Pedi-lhes ajuda e não me ajudaram”

Daniela Ventura denuncia guerra com os sete irmãos: “Pedi-lhes ajuda e não me ajudaram”

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

VISÃO Júnior de abril de 2024

VISÃO Júnior de abril de 2024

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

As melhores imagens da equipa PRIO - Exame Informática - Peugeot no Eco Rally Portugal

Enfermeiros alertam para falta de qualidade nas urgências de Leiria

Enfermeiros alertam para falta de qualidade nas urgências de Leiria

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Kelly Bailey partilha álbum de fotos de Vicente Blue

Kelly Bailey partilha álbum de fotos de Vicente Blue

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Quinze ruturas de vacinas notificadas ao Infarmed nos últimos três anos

Quinze ruturas de vacinas notificadas ao Infarmed nos últimos três anos

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Montenegro apela à contenção de Israel e admite sanções ao Irão sem exacerbar violência

Montenegro apela à contenção de Israel e admite sanções ao Irão sem exacerbar violência

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Cristina Ferreira passeia no Rio de Janeiro:

Cristina Ferreira passeia no Rio de Janeiro: "Durante anos sonhei com a vinda"

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

X poderá cobrar uma taxa a novos utilizadores ativos

X poderá cobrar uma taxa a novos utilizadores ativos

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

IPO do Porto vai criar Conselho Consultivo do Doente

IPO do Porto vai criar Conselho Consultivo do Doente

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Quiz VISÃO Se7e: 10 perguntas para testar a sua cultura geral

Quiz VISÃO Se7e: 10 perguntas para testar a sua cultura geral

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Lídia Pereira (PSD) eleita vice-presidente do PPE após saída de Rangel

Lídia Pereira (PSD) eleita vice-presidente do PPE após saída de Rangel

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites