Que tipo de louca da moda é você?

Há quem compre tudo o que está na montra e quem não queira sequer saber de modas. Mas todas as mulheres têm a sua relação especial com roupas, acessórios e cosméticos…

– A Vítima da Estação

Não lhe escapa nada: as gabardinas verdes, os vestidos às pintas, as calças de ganga rotas com aplicações de strass, as malas que custam 4000 euros. Esta não vai às lojas e compra o que gosta. Vai às lojas armada de lista de tendências, recortadas das revistas. Assim que sai a ‘Caras Moda’, vai página por página ver o que é que as socialiaites têm vestido e compra igual. Acha que, comprando o top que veste a Vicki Fernandes, vai ficar igual à Vicki Fernandes. Para ela, ter o que se usa é uma espécie de acesso aos círculos mágicos do poder. Acha que, actualmente, uma pessoa é o que veste. Vantagem: tristemente, tem razão. Desvantagem: o que fica quando ela se despe arrisca-se a ser muito pouco.

– A Lista Negra

Veste-se sempre sempre de preto dos pés à cabeça. O efeito pode ser dramático ou desconsolado: o preto é a cor das fadistas mas também dos limpa-chaminés. A maioria das desenhadoras de moda vestem preto para terem a ‘vista limpa’ quando trabalham as cores. Mas muitas vezes, o preto constante demonstra falta de confiança e falta de imaginação: é tão mais fácil vestir de preto e não pensar mais nisso, não fazer novas experiências, não experimentar outras coisas, desculpem, cores…

– A Simples de Luxo

A pessoa normal veste umas calças de ganga esfarrapadas e uma t-shirt branca e os outros passam o tempo nos restaurantes a pedir-lhe cadeiras. A simples de luxo veste uma t-shirt branca e umas calças de ganga esfarrapadas e parece a Carolina do Mónaco. Ninguém percebe como nem porquê. É o exemplo supremo da injustiça do Universo. É muito pior do que as loiras. É a pior praga da Humanidade. Aquilo de que a maioria das pessoas que não são simples de luxo não se apercebem é que a t-shirt não foi comprada na Feira de Carcavelos, as calças de ganga são feitas de propósito para tirarem meio rabo a uma pessoa, as sandálias vieram de Paris como os bebés, e até o elástico é de marca. Quando melhor a marca, menos se percebe que é de marca: esse é o segredo. Outra coisa que as simples já perceberam há muito tempo e as pessoas normais não, é que a verdadeira beleza (se descontarmos a marca…) é a essência. E aquilo em que as pessoas normais também não pensam é que provavelmente a Simples de Luxo corre todos os dias uma hora na passadeira para ter aquele corpo.

– A Não Quero Saber de Moda Para Nada

De manhã veste as primeiras calças que lhe vierem parar à mão e uma camisola que comprou nos saldos. Ao contrário das simples de luxo, não fica gira. Fica com ar de quem vai lavar janelas. Cresceu a pensar na vida como um desafio eterno entre as que fazem excursões às boutiques e tratam das unhas, e as que fazem excursões às livrarias e tratam do espírito. Cresceu a pensar que vestir uma saia era vender o corpo, mesmo que a saia acabasse ligeiramente acima do tornozelo. Também cresceu a pensar que era feia, e nunca percebeu que, sem produção, até a Giselle Bundchen é feia. Pronto, ligeiramente menos feia do que nós.

– A Intelectual do Armário

Aquilo não é um armário, é uma obra de arte. A intelectual do armário aplica o seu amor pela ordem a tudo na vida, incluindo as roupas. A roupa está ordenada por cores, os sapatos estão em caixas com a descrição do modelo e a fotografia, os casacos estão escovados. Um armário arrumado, para ela, é o espelho de uma cabeça arrumada. Numa vida passada, foi aquele tipo de esquilo (ou esquila) que três meses antes do inverno já tinha a toca atafulhada de nozes, frutos secos, refrigerantes e batatas fritas, tudo arrumadinho tal como ela agora arruma as caixas de sapatos e a roupa. Claro que outras pessoas prefeririam gastar o seu tempo livre de outra maneira que não a arrumar sapatos dentro de caixas, mas se calhar numa vida passada estavam sem nozes a meio do Inverno.

– A Condizente

Em casa tem o tampo da sanita a condizer com o copo de lavar os dentes e o cortinado do quarto a dar com as latas de comida para o gato. Em termos de moda, ainda não saiu dos anos 50, quando uma senhora que se prezasse tinha a mala a condizer com os sapatos, a cor do cabelo a dar com a fivela do cinto, e o casaco na cor concordante com a saia. Tem imensa roupa porque uma camisola tem de dar sempre com as calças e as calças com o cinto e o cinto com a maquilhagem e a maquilhagem com o seu estado de espírito. Se tem umas cuecas amarelas e tudo o resto é azul, fica doente com asma alérgica, mesmo que ninguém veja as cuecas amarelas.

– A Bem-humorada

Anda por aí com ‘great bum’ escrito na parte de trás das calças de ganga. À maioria da população teriam de pagar para andar por aí com ‘Belo Rabo’ estampado no dito a lantejoulas cor-de-rosa, mas ela ama. Causa uma espécie de dilema filosófico a quem vai atrás a ler-lhes as várias coisas estampadas no traseiro: a pessoa normal não sabe dizer se ela acha mesmo que tem um rabo giro, porque é que achou importante divulgá-lo ao resto da Humanidade, se pelo contrário se está a rir dela própria, se lhe ofereceram aquilo nos anos e ela usam porque é poupadinha, se veste porque acha que se usa, se encontrou finalmente uma forma eficaz de manter os olhos de metade da Humanidade colados no rabo dela, se pensa que os homens são tão básicos que não sabem reconhecer um rabo giro sem ser o próprio rabo a afirmá-lo, ou se é só para aparecer.

– A Doida por Sapatos

A representante mais famosa era a Imelda Marcos, mas nos tempos que correm, arrisca-se a ser ultrapassada por várias criaturas com o mundo literalmente aos seus pés. Abre-se o armário e saltam sapatos por todo o lado. O que até se compreende. Comprar sapatos e malas é um investimento, ao contrário da maioria das peças de roupa. A pessoa comum anda com os mesmo sapatos uma semana seguida, se for preciso. A doida por sapatos sabe o que uns saltos podem fazer por uma pessoa. Sabe que uns sapatos certos podem dar as pernas da Naomi Campbell ao Danny DeVito. Tem geralmente espírito de coleccionadora. As mais endinheiradas chegam a comprar pares que não usam, só pelo prazer de ficarem a olhar para eles. Por outro lado, comprar sapatos é mais consolador do que comprar roupa. Ao contrário de um par de calças, um par de sapatos nunca nos grita "48! Que nojo! Vestes o 48!"

– A Dominatrix

É de todas a que tem mais sucesso com os homens, pelo menos a seguir à loira dependente da escova, porque a maioria dos homens acha que a dominatrix é o supra-sumo do feminino. Uma coisa se lhe garante: tem coragem. É capaz de aparecer como uma reencarnação da Cleópatra com pestanas falsas e os olhos pintados de azul-Tutankamon, e o cabelo à Madame Min. Mostra sempre as pernas, até porque geralmente tem pernas para mostrar. Os outros espécimes da raça feminina não conseguem enfiar uma perna normal, musculada das idas e vindas ao supermercado, no cano de umas botas inventadas por génios da moda que não têm noção do diâmetro de uma perna que não a da Barbie, mas a Dominatrix consegue. Também usa ‘animal prints’ como se tivesse saído do Badoca Parque. Quase todos os homens têm um fetiche com ela agarrada ao poste a estalar o chicote e a dar uivos de rainha da selva.

– A Original dos Acessórios

Uma pessoa normal compra um chapéu chinês e fica a parecer… bem, uma pessoa normal mascarada de chinesa. Ela compra um chapéu chinês e fica a parecer que saiu de um desfile. É a princesa das ‘lojinhas’, a rainha dos lugares meio-exóticos que mais ninguém conhece. É capaz de usar um superbotão na lapela e ficar chique, enquanto que outra pessoa usaria um superbotão e ficaria a parecer o palhaço pobre do Circo Chen. Há quem queira imitar, mas soa sempre a imitação. Aliás, o mais seguro é nem sequer tentar imitar.













Assine a ACTIVA e receba mais 6 meses grátis. Garanta uma boa leitura durante as suas férias e relaxe. Conheça todas as opções e não perca esta oportunidade. ASSINE AQUI

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Niantic despede 90 e cancela quatro projetos

Niantic despede 90 e cancela quatro projetos

Gisele Bündchen de férias com a família na Comporta

Gisele Bündchen de férias com a família na Comporta

CARAS Decoração de junho: retiros naturais

CARAS Decoração de junho: retiros naturais

Aeroporto: PCP quer ouvir Pedro Nuno Santos com urgência na AR sobre nova solução

Aeroporto: PCP quer ouvir Pedro Nuno Santos com urgência na AR sobre nova solução

Raquel André: Uma Língua Portuguesa afiada

Raquel André: Uma Língua Portuguesa afiada

PRIMA ECO. Quatro mulheres empenhadas na causa sustentável

PRIMA ECO. Quatro mulheres empenhadas na causa sustentável

O “look” romântico de Sara Salgado

O “look” romântico de Sara Salgado

Hyundai mostra Ioniq 6… e o design surpreende

Hyundai mostra Ioniq 6… e o design surpreende

É verdade que devemos evitar comer fruta à noite?

É verdade que devemos evitar comer fruta à noite?

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Cascais

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Cascais

Será que os famosos

Será que os famosos "rebolaram a bunda" ao som de Anitta no Rock in Rio? Aqui está a resposta!

Ecossintonia: quatro atrizes juntas na atitude sustentável

Ecossintonia: quatro atrizes juntas na atitude sustentável

Sugestões confortáveis para aproveitar os dias de sol

Sugestões confortáveis para aproveitar os dias de sol

JL 1350

JL 1350

E-Redes sobre postos de carregamento: estamos prontos para responder em qualquer parte do país

E-Redes sobre postos de carregamento: estamos prontos para responder em qualquer parte do país

A PRIMA gosta das cores de verão da Parfois, dos sabores frescos da Brigadeirando e da nova coleção da Joana Mota Capitão

A PRIMA gosta das cores de verão da Parfois, dos sabores frescos da Brigadeirando e da nova coleção da Joana Mota Capitão

Oeiras EcoRally: vitória para a dupla espanhola Eneko Conde e Lukas Sergnese

Oeiras EcoRally: vitória para a dupla espanhola Eneko Conde e Lukas Sergnese

Autarca do Seixal satisfeito com escolha de Alcochete mas critica gastos com Montijo

Autarca do Seixal satisfeito com escolha de Alcochete mas critica gastos com Montijo

JL 1348

JL 1348

Estas novas sandálias Havaianas estão a ser um verdadeiro sucesso

Estas novas sandálias Havaianas estão a ser um verdadeiro sucesso

Ana Sofia Martins aposta no conforto

Ana Sofia Martins aposta no conforto

Fundador da Prozis:

Fundador da Prozis: "Eu sou incancelável. É impossível cancelarem-me"

Sistema de realidade virtual ajuda paraplégicos a recriar sensação de caminhar

Sistema de realidade virtual ajuda paraplégicos a recriar sensação de caminhar

10 modelos de sapatos que combinam na perfeição com qualquer vestido

10 modelos de sapatos que combinam na perfeição com qualquer vestido

NATO em alerta máximo

NATO em alerta máximo

Alexa Prize: Sistema de conversação criado por alunos da FCT Nova distinguido pela Amazon

Alexa Prize: Sistema de conversação criado por alunos da FCT Nova distinguido pela Amazon

Como o negócio da carne de tubarão está a levar estes animais à extinção

Como o negócio da carne de tubarão está a levar estes animais à extinção

Quanto custa o casaco surpreendente que Carolina Patrocínio usou no último dia de Rock in Rio

Quanto custa o casaco surpreendente que Carolina Patrocínio usou no último dia de Rock in Rio

Guia prático para preparar o seu jardim (ou varanda!) para o verão

Guia prático para preparar o seu jardim (ou varanda!) para o verão

Isabela Valadeiro desfila elegância

Isabela Valadeiro desfila elegância

Ana Garcia Martins defende Anitta depois de críticas:

Ana Garcia Martins defende Anitta depois de críticas: "Foi a única data a esgotar esta edição do RiR"

Georgina Rodríguez sensual com vestido preto para assistir a desfile de marca de luxo

Georgina Rodríguez sensual com vestido preto para assistir a desfile de marca de luxo

Oceana Basílio esclarece se está solteira

Oceana Basílio esclarece se está solteira