1990s Blur.jpg

1990s Blur

A Ray-Ban celebra 75 anos de história e de espírito Never Hide: “atreve-te a ser tu próprio, a expressar a tua personalidade e o que pensas sem condicionamentos”. Resumidamente, ser fiel aos valores autênticos e únicos que constituem o ADN da Ray-Ban desde as suas origens em 1937, até aos dias de hoje.  Ícones e mitos do passado, mas também do presente  e do futuro: esta é a mensagem chave da campanha publicitária Ray-Ban Legends de comemoração deste aniversário. 

Com esta campanha, a Ray-Ban tem ainda o prazer de anunciar que ganhou 2 Leões de Ouro, no 59º Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade 2012.

História

Ao longo de sete décadas e meia, a Ray-Ban foi um meio valioso que impulsionou uma profunda transformação no mundo da música e das artes, forjando a ascensão da chamada cultura da celebridade (celebrity culture) e propiciando às estrelas do rock e do cinema o poder de influenciar a moda. De James Dean a Audrey Hepburn, sem deixar passar despercebido Michael Jackson, um par de Ray-Ban sempre se revelou um acessório indispensável para os ícones culturais que não se contentam em ser admirados, mas querem chamar à atenção a todas as custas. A Ray-Ban deixou uma marca indelével na história da cultura.

Anos 30: Tudo sobre a aviação

Enquanto os novos aviões permitiam que as pessoas voassem sempre mais alto e mais longe, muitos pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos relatavam que o deslumbramento do sol causava-lhes frequentes dores de cabeça, além de vertigens devidas à altitude. Assim, para solucionar este problema, foi lançado um novo tipo de óculos, com lentes verdes que permitiam eliminar o deslumbramento devido aos raios solares sem obscurecer a visão. Nascia assim a marca Ray-Ban.

Esses novos óculos contra o deslumbramento foram colocados à venda ao público em 1937. As lentes originais contemplavam uma armação de plástico com a clássica forma Aviator.

Anos 40: Aviação e Muito Mais

A influência militar sobre a moda era inegável: as camisetas (t-shirt) regulamentares do Exército e da Marinha eram a principal mercadoria de moda nos anos 40, e os civis, em uma tentativa de imitar os pilotos, ostentavam óculos de sol cool e actuais. Ray-Ban havia feito o grande salto, passando da pura e simples função militar à estética da cultura pop – sem contudo sacrificar a tradicional eficiência inerente à marca.

Anos 50: O Glamour de Hollywood

Na esteira da Segunda Guerra Mundial, Hollywood tinha um impacto sempre mais influente sobre o que as pessoas usavam. O modelo Ray-Ban Wayfarer foi lançado em 1952 e, após ser admirado ornando o rosto de lendas do cinema como James Dean em Fúria de Viver, de 1955 e, posteriormente, Audrey Hepburn, em Boneca de Luxo, de 1961, os Ray-Ban Wayfarer tornam-se um dos acessórios de moda mais instantaneamente reconhecíveis de todos os tempos.

Anos 60: Revolução e Mudança

Abraçando o espírito de mudança e revolução daquela época, a Ray-Ban adaptou-se perfeitamente, acompanhando as mudanças dos tempos. Dos aproximadamente trinta modelos realizados no início da década, o catálogo alcança os 50 em 1969, incluindo modelos para homens, mulheres e crianças. Ray-Ban tornou-se líder mundial em óculos devido à sua reputação pela moda e qualidade, tanto dos próprios óculos como dos estojos, realizados em couro e vinil, que os protegiam quando não estavam sendo usados.

Anos 70: A estreia nos desportos

A Disco Music reinava soberana na década de 70, e a discoteca significava vestir para impressionar, o que muitas vezes incluía óculos de sol cool, também em ambientes fechados. Entrementes o mercado dos óculos ia adquirindo uma sofisticação sempre maior e se desenvolvia percorrendo dois caminhos diferentes: necessidades desportivas e acessórios de moda.

ANOS 80: Entre Palco e Ecrã Cinematográfico

O look de Michael Jackson torna-se imediatamente um ícone quando ele surge no Grammy de 1984, com um par de Ray-Ban Aviator. Mas foram os Ray-Ban Wayfarer, que ele escolheu para a épica turnê Bad, que se estendeu de 1987 a 1989 e se tornou a turnê mais frequentada na história.

Anos 90: Uma nova Era para Ray-Ba

Ray-Ban continua sendo, também nos anos 90, a marca preferida do cinema: os Ray-Ban Clubmaster realçam as feições de Denzel Washington em Malcolm X (1992) e de Tim Roth em Cães Danados (1992). Em 1997, Will Smith e Tommy Lee Jones envergam os Ray-Ban Predators em Homens de Negro, e, em 1998, a actuação de Johnny Depp é acompanhada por um par de Ray-Ban Shooter em Medo e Delírio em Las Vegas.

Anos 2000: Cultura e Comunicação

Ray-Ban reafirma sua liderança em facto de inovação e tecnologia, trazendo à luz um novo segmento no âmbito da colecção. A Colecção Ray-Ban Tech Carbon Fiber incorpora a qualidade extraordinariamente resistente, mas extremamente leve, da fibra de carbono.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Moda

Será que a Duquesa de Cambridge vai usar estes vestidos na próxima temporada?

A estilista do vestido de casamento de Catherine Middleton, Sarah Burton, à frente da casa Alexander McQueen, lança nova coleção muito ousada

Moda

Louis Vuitton apresenta as suas carteiras mais emblemáticas

As carteiras Neverfull, Saumur e Noé vestem-se também de Monogram Idylle

Moda

Nuno Baltazar abre Pop Up Store em Lisboa, de 11 a 17 de julho

No Espaço ModaLisboa pode encontrar peças da coleção de pronto-a-vestir e decoração, com a assinatura do criador nacional.

Moda

Chloë Sevigny volta a ser rosto de Miu Miu... 16 anos depois

A actriz é imagem da nova colecção da Miu Miu

Moda

Óculos de sol para deslumbrar no verão

Veja os óculos vintage de várias marcas que combinam com os nossos looks para o tempo quente

Mais no portal

Lifestyle

Healthy V.: o novo spot de comida vegan e vegetariana no Príncipe Real

Um espaço inteiramente dedicado ao conceito de #VegetarianComfortFood

Moda

5 tendências que vamos ver em todas as festas este ano

As propostas das marcas para a época festiva provam que socializar é fabuloso

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, chega amanhã às bancas!

Uma edição especial, disponível a partir de dia 23.

Comportamento

Desejo e excitação sexual são a mesma coisa?

Entenda como a resposta pode melhorar - e muito - a sua vida sexual.

Saúde

Se está a tentar engravidar, não use lubrificantes vaginais

Entenda porquê.

Beleza

Este truque pode aumentar a eficácia da sua máscara hidratante para o cabelo

Se costuma utilizar este tipo de produto mas gostava de potenciar os resultados, saiba que existe um truque capaz de o conseguir.

Moda

Com este modelo rosa 'second skin' vai estar a ajudar a Liga Portuguesa contra o Cancro

Uma forma de ajudar, com o modelo mais vendido pela marca.

Diz Quem Sabe

Novos escalões de IRS e a possibilidade de poupança: tudo o que precisa de saber

A consultora financeira Carina Meireles esclarece as principais dúvidas sobre o assunto neste artigo.

Celebridades

Kourtney Kardashian e Travis Barker partilham novas fotos do momento em que ficaram noivos

Veja as imagens românticas divulgadas pelo casal.

Celebridades

No 41º aniversário de Kim Kardashian, recorde o vídeo que tornou a socialite famosa

Não, não é esse em que está a pensar.