109215052.jpg

Aparece na catwalk com um LBD e uns peep-toes, agarrada à sua clutch, embora de facto lhe apetecesse mais ter vindo de tanktop ou quando muito de combi-short, e o tempo esteja mais para uma trench do que para o estilo boudoir… Tradução?  PEEP-TOE

São sapatos de salto alto abertos à frente. Clássicos e femininos, correspondem ao regresso da feminilidade à moda, e também ao regresso aos anos 50.  Claro que não são o melhor para fazer trekking nem para apanhar o autocarro, mas continuam um must para quem quer estar in. Este ano, podem ser usados com colãs opacos, e se a sua avó levar as mãos à cabeça, diga-lhe que é mesmo assim.

 CALÇAS HARÉM

O estilo Ali Babá veio para ficar, e apareceu em vários desfiles da temporada internacional Primavera/Verão 2010. Marcas como Miss Sixty, Paul Smith, Portmax e Ralph Lauren, entre outras, apostaram no look ‘das arábias’. Esta é a prova derradeira de que as mulheres se vestem para elas próprias e umas para as outras, uma vez que a maioria dos homens (os não-sultões, presume-

-se) afirma não ir muito com este estilo, mesmo com o sugestivo nome de ‘harém’ lá enfiado. Mas não há nada que bata o conforto, portanto, as mulheres continuam a usá-las…

PUMP

Sapatos fechados com salto… muito simplesmente!  O curioso é que o nome ‘pump’ (bomba) referia-se originalmente a um tipo de sapato de ginástica que tinha uma espécie de bomba de ar na sola e lhe permitia ajustar-se ao pé. Com uns pumps clássicos, no entanto, não vai ser capaz de grandes corridas…

É um fato-macaco de calção. Começou como uma peça para crianças, mas foi rapidamente adoptada pelas mulheres com perna suficiente para resistir.

 HOTPANTS

São uns calções muito curtos, inventados no fim dos anos 60 por Mary Quant (sim, a da minissaia) e celebrizados por Brigitte Bardot ou Raquel Welch, voltaram este ano por influência da moda-retro. Problema: são muito difíceis de usar. Só para quem tenha quilómetros de perna e esteja bronzeada. Mesmo assim, corre-se o risco de ficar parecida com a Britney Spears ou a Rihanna (na melhor das hipóteses).

CROPTOP

É uma blusa que acaba acima do umbigo. Tal como as hotpants, também não deve ser usada por quem não tenha corpo para isso, o que significa para aí 90% da população.

 TANKTOP

É  uma t-shirt sem mangas que pode ser usada por ambos os sexos. O nome vem da sua semelhança com um tank suit, um tipo de fato-de-banho feminino. ‘Tank suit’, por seu lado, vem de ‘tanque’, termo antigamente usado para piscina.

TRENCH

Uma trench é uma gabardina, mas nem todas as gabardinas são trench… Foi originalmente criada pela marca inglesa Burberry durante a Primeira Grande Guerra, como alternativa mais prática para os oficiais. Depois, claro, toda a gente passou a usá-la. É aquele estilo de gabardina clássica, assertoada e com cinto.

 KELLY BAG

Uma mala de mão que deve o seu nome à actriz Grace Kelly. Quando estava grávida da princesa Carolina, usava uma mala de mão Hermès para esconder a barriga. As pessoas iam às lojas e diziam: ‘Quero a mala da Kelly’. E assim acabou  baptizada como ‘Kelly bag’.

CALÇAS CARGO

Calças com vários bolsos e atilhos e em tecido resistente, inspiradas no estilo militar e originalmente criadas para permitir actividades no exterior.

ESTILO BOUDOIR

Tendência inspirada na lingerie do século XIX (um boudoir era o quarto de vestir ou as instalações privadas de uma senhora), propondo um estilo de roupa exterior baseado na roupa interior. Muito feminino, o boudoir recupera a delicadeza e a sensualidade das rendas e cetins, dos corpetes e tecidos fluidos, e pode ser coordenado com materiais mais pesados, para criar contraste e diminuir o nível de glicemia.  

CLUTCH

Uma bolsa pequena rectangular, para levar na mão. Aliás, o termo significa precisamente ‘agarrar’. Digamos que é a versão em cool da pochette….

JEGGINGS

É uma mistura das leggings (calças muito, muito justas) com jeans. Portanto, basicamente, são umas leggings de ganga…  São ainda mais justas que as skinnys (jeans justas à perna de alto a baixo).

LBD

‘Little Black Dress’? Simples vestido preto? Tão simples como isso… Hoje é um clássico, mas antes da sua criação, em 1926, por Coco Chanel, o preto só era usado para luto. Chanel criou um vestido tão práticoque pudesse ser usado por todas as mulheres. Audrey Hepburn deu uma ajuda, e hoje em dia todas nós temos um lá em casa…

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Moda

Como usar roupas transparentes

A moda de roupa transparente continua a estar em alta nesta primavera/verão. Porém, para um uso correcto destas peças durante o dia e para não se sentir desconfortável, veja aqui as nossas dicas sobre como usá-las.

Moda

Consultório de moda: peças-chave desta primavera

Com a primavera quase a chegar e as temperaturas amenas, há muitas peças que podemos vestir das novas coleções. Mas quais são as peças-chave?

Moda

Consultório moda: como escolher os sapatos certo para si

Tudo para usar os sapatos que mais a favorecen, de acordo com as tendências da estação

Moda

Roupa nova a custo zero: troque com as amigas

Mata imensos coelhos de uma cajadada: arruma o armário, passa o que não veste, recebe roupa novinha em folha... E ainda dá umas boas gargalhadas.

Moda

Como perder cinco quilos sem fazer dieta

A resposta é simples: tudo depende da forma como se veste. Não acredita? Então leia as dicas que reunimos para si!

Mais no portal

Beleza

Conhece este truque caseiro para disfarçar olheiras?

Simples e rápido!

Lifestyle

Truques simples para 'melhorar o ambiente' depois de usar a casa de banho

Aqui ficam três sugestões.

Nas Bancas

A ACTIVA de fevereiro, com Helena Isabel na capa, chega amanhã às bancas!

Uma edição imperdível!

Lifestyle

Portugal considerado o melhor país do mundo para trabalho remoto e viagens

Eis os motivos para o nosso país ser tão convidativo para quem procura combinar o teletrabalho com momentos de lazer.

Saúde

Vírus Sincicial Respiratório: a patologia que está a preocupar os pediatras

Um artigo de opinião assinado pela chefe de serviço de Pediatria e coordenadora de Neonatologia do Centro hospital Universitário de Lisboa Central.

Comportamento

7 dicas que podem mesmo mudar a sua vida

De acordo com as experiências reais de milhares de pessoas.

Moda

Há uma nova loja de e-commerce de malas e acessórios 100% portuguesa

Conheça a MissCath.

Moda

Bordeaux: a cor que transforma os nossos visuais de inverno

Inspire-se nestes acessórios Parfois.

Saúde

Novo tratamento oral da Pfizer mostra-se eficaz contra a Ómicron

A nova variante é bastante transmissível.

Celebridades

Do sangue ao anel com espinhos: o noivado invulgar de Megan Fox e Machine Gun Kelly

O artista e a atriz deram o próximo passo no relacionamento de uma forma muito característica.

Celebridades

Kylie Jenner chega aos 300 milhões de seguidores no Instagram e quebra recorde

A jovem foi a primeira mulher a atingir este feito na rede social e, em geral, só fica atrás de um português.

Lifestyle

Ora aqui está a receita de um 'shot' bem saudável

Não podia ser mais fácil de preparar este Shot Erva Trigo repleto de nutrientes saudáveis e saciantes.