Luís Buchinho é nome que assegura, em terras de sua majestade, a representação do mais alto nível de talento criativo e da qualidade da confeção da moda portuguesa.

Em entrevista à ACTIVA, o criador revelou que “Londres está a ser uma aposta ganha”. Como prova que o público inglês aplaude as criações nacionais, Buchinho já tem as suas peças à venda numa loja multimarca em Nothing Hill. Mas o Melhor Criador dos Fashion Awars 2012 apresentou a coleção Resort (termo que denomina uma pré-coleção de primavera-verão) fora das habituais passerelles. 

As modelos desfilaram as propostas de Buchinho  entre duas salas da embaixada de Portugal em Londres, decoradas com quadros e tapeçaria lusas. E foi precisamente património nacional que o o criador de inspirou para esta coleção. “A Resort teve como ínicio as cerâmicas portuguesas e aquela mistura entre o verde garrafa, o verde botânico e o verde-água“,  afirmou.

Verde foi mesmo a cor que mais se destacou nas propostas para o próximo verão, combinado com preto, branco, e cinzento, numa aproximação gráfica minimalista. A pensar na vida citadina, Luís Buchinho apresentou uma coleção versátil e centrada no pragmatismo. “As silhuetas são trabalhadas em materiais estruturados , confortáveis e acima de tudo fáceis de usar, com muitos detalhes inspirados no vestuário masculino“, acrescentou. Num jogo ambicioso as peças reflectem uma sintonia entre a fluidez e a estrutura sempre para valorizar o silhueta feminina, uma das principais preocupações do designer português.

Os vestidos de dia, os tank tops e os elegantes vestidos de cocktail, com elementos gráficos que são apresentados através de color blocking e mix de materiais, foram algumas das propostas que desfilaram pela embaixada e que vão ser ainda apresentadas na edição do Portugal Fashion. Mas antes de chegar à capital portuguesa e ao Porto, a próxima paragem é a Semana de Moda de Paris, cidade onde tem presença assídua. Luís Buchinho revela que esta será uma coleção com outro conceito, mais conceptual e com uma paleta de cor mais neutra, dentro dos tons de branco e crus.

A rota internacional do Portugal Fashion continua a ser diversificada, depois de se estrear na Semana de Moda Viena, as criações portuguesas rumam a Paris, com os desfiles de Luís Buchinho, Felipe Oliveira Baptista e Fátima Lopes. Sobre a internacionalização da moda nacional Buchinho refere “há lugar para tudo, desde que sejam criações com carisma e identidade”.

Passo a passo, as criações portuguesas começam a distinguir-se nos grandes mercados internacionais, aumentando o reconhecimento da qualidade dos criadores nacionais.

Relacionados

Moda

Malhas de Buchinho apaixonam no Porto

Depois de Paris, Luís Buchinho conquistou o Porto, onde as malhas estabeleceram as tendências para o próximo inverno.

Moda

João Melo Costa apresenta coleção na Semana de Moda de Londres

A moda nacional foi além-fronteiras com o Portugal Fashion e a ACTIVA também marcou presença. O emergente criador João Melo fez desfilar, em Londres, as suas propostas para o verão de 2014. Falámos com o criador.

Moda

A moda para o mundo real, por Michael Kors

O estilista viajou no tempo, das décadas de 1940 até 1970, e apresentou uma moda clássica, levemente romântica, para ser usada por qualquer mulher.

Moda

Donna Karan e Rita Ora na Semana de Moda de Nova Iorque

A cantora encerrou o desfile de Donna Karan, que comemorou 25 anos de carreira na Semana de Moda de Nova Iorque.

Moda

Moda: As 20 peças essenciais para a próxima estação, por menos de €50

As temperaturas ainda estão altas mas as tendências para o próximo inverno já estão lançadas. Se quer renovar o guarda-roupa a baixo custo descubra a nossa seleção de peças, para ficar na moda sem gastar muito.

Mais no portal

Moda

Estas saias prometem fazer furor nas estações quentes

Apresentamos-lhe seis modelos que são ótimos investimentos tanto para a primavera como para o verão de 2021.

Lifestyle

Vamos falar sobre os deliciosos tacos japoneses do FishFish Sushi?

Às quartas-feiras, na compra de três tacos, o restaurante oferece um quarto. Uma oferta literalmente irresistível!

Body Shaper

O derradeiro plano para declarar guerra à celulite e à retenção de líquidos

O novo episódio da rubrica Body Shaper traz-lhe um plano de ataque, sublinhe-se, só com dicas caseiras.

Diz Quem Sabe

Questões a ponderar antes de avançar com uma mudança na vida profissional

A coach Lúcia Palma deixa alguns pontos a ter em conta antes de efetuar qualquer mudança neste campo.

Saúde

Os reajustes necessários para perder peso depois dos 40

Aconselhados por uma especialista.

Beleza

Base demasiado clara? Este truque do TikTok ajuda a resolver o problema

É bastante simples e económico.

Moda

Duvidamos que haja um vestido mais prático do que este

É só vestir e sair porta fora, sem pensar muito no styling.

Comportamento

Os 10 pilares de relacionamentos saudáveis

De acordo com um perito em relações amorosas, existem 10 alicerces de uma parceria que tendem a ser subestimados.

Celebridades

Ex-mulher de Travis Barker alega que o músico teve um caso com Kim Kardashian

Barker é o novo namorado de Kourtney Kardashian.

Diz Quem Sabe

O guia para criar uma selva urbana em casa

Um artigo de opinião assinado por José Luís Velasco, product manager da Gardenia, sobre os novos hábitos que se cultivaram e enraizaram em tempos de confinamento.

Comportamento

Como ser mais vulnerável num relacionamento (mesmo que isso a assuste)

O medo da rejeição faz-nos levantar a guarda e, por conseguinte, perdemos coisas boas como a intimidade e a conexão.

Diz Quem Sabe

O couro cabeludo também precisa de proteção solar

O Dr. Carlos Portinha, coordenador Clínico do Grupo Inspary, explica que o cancro da pele pode ser uma das consequências da exposição do couro cabeludo aos raios solares.