164109898.jpg

Getty Images/iStockphoto

É uma espécie de relação amor/ódio para muitas mulheres: adoramos saltos altos, mas eles nem sempre nos facilitam a vida. Quantas vezes não reclamou de dores nos pés por estar de salto alto? Ou não se viu ansiosa para descalçar esse mesmo par durante uma festa? Ou até mesmo no trabalho? Mas há truques que podem fazer toda a diferença no seu dia-a-dia, devolvendo-lhe o visual glamoroso que afinal pretendia ao calçar um salto com uns centímetros.

1 – Muito tempo em pé e parada? Coloque um pé à frente do outro: esta posição permite distribuir melhor o peso do corpo e garante que os joelhos ficam esticados. Assim, aquela dor incomodativa vai demorar mais a chegar e vai apresentar uma boa postura e uma figura esbelta.

2 – Escolha o tamanho do salto de acordo com o ritmo da ocasião: aposte em saltos altos e finos somente se tiver tempo para estar quieta, ou seja, se não for andar muito ou se não estiver muito tempo de pé. Quanto mais parada estiver, maior pode ser o salto.

3 – Não torture os seus pés, faça uso de palmilhas de silicone: o pé não escorrega para a frente, não transpira tanto e ainda fica mais confortável. Este tipo de palmilhas permite que, mesmo depois de algumas horas em cima do salto, os pés continuem aliviados.

4 – Aproveite o final da tarde para comprar o tão desejado par de sapatos: a melhor hora para comprar uns sapatos (de salto ou não) é ao fim do dia, pois os pés tendem a inchar. Aproveite também para dar uns pulinhos com eles calçados, assim garante que não estão largos e que não vai passar o tempo todo a perdê-los.

5 – Postura… o segredo para fazer dos saltos altos os seus maiores aliados: joelhos esticados e andar recto, mantendo sempre os pés paralelos durante o andamento são regras essenciais. Deixe de lado o famoso cruzar de pernas, típico das passerelles, e garanta a postura e o equilíbrio, fazendo com que o peso do seu corpo recaia sobre os saltos.

6 – Procure sapatos com mais apoio no centro do pé: muitos dos saltos altos pecam por não ter um centro bem estruturado, o que leva a que o pé não fique bem apoiado. Quando experimentar os sapatos, certifique-se de que o seu pé fica bem sustentado. Assim garante que o peso do seu corpo não recaia todo na parte da frente.

7 – Mime os seus pés: não deixe que calos ou joanetes tomem conta deles, pois podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Faça massagens com um pouco de creme – ou melhor ainda: peça ao seu companheiro que o faça –  sobretudo quando usar saltos acima dos 7 centímetros. No verão aposte em sandálias abertas, pois deixam respirar o pé e evitam mais as infeções por fungos.

8 – Mude de salto como quem muda de camisa: sim, deve variar. Não ande a semana toda com os mesmos sapatos. Se é fã de saltos altos e não vive sem eles, então vá alternando os vários estilos existentes. Assim terá dias em que os seus pés conseguem descansar um pouco.

9 – Tenha atenção onde vai pisar: não queira correr o risco de ficar com o salto enterrado na areia ou na relva durante um casamento… ou até ficar com ele preso no meio da calçada. Antes de escolher o salto para onde vai subir, deve ter em atenção a superfície onde vai estar.

10 – Sapatos novos? Dê-lhes um tratamento de choque: para não correr o risco de ficar com os pés feridos coloque um pouco de vaselina ou creme gordo no pé e também nos locais mais duros do sapato (por ex. calcanhar). Assim vai evitar as famosas e dolorosas bolhas.

11 – Testar e praticar em casa é fundamental: após a compra, calce os sapatos em casa e caminhe com eles. Deve praticar o mais possível, tanto para os sapatos se adaptarem à forma do seu pé, como para que você mesma ganhe confiança quando for para a rua com eles. Aproveite ainda para subir e descer escadas e andar sobre os mais diversos pisos, como em cima de tapetes, de relva ou de um chão mais escorregadio.

12 – Ande em bicos de pés… mas bem apoiada no salto: o salto deve ser a primeira coisa a aterrar no chão. Não pise a superfície (seja ela qual for) nem com o pé todo de uma vez, nem somente com a parte da frente do pé (os dedos), assim estará a forçar apenas os dedos, não permitindo uma boa distribuição do peso. Afinal o salto é o pilar principal, existindo precisamente para assegurar que o pé está bem apoiado.

Se é fã do uso diário de saltos altos coloque em prática algumas destas dicas, mas não se esqueça que, quando utilizados diariamente, podem causar deformidades como unhas encravadas, calosidades, joanetes, inflamações nos tendões e até fracturas.

Relacionados

Moda

Moda: Como usar os botins

Neste outono/inverno os botins são uma das tendências fortes que encontrará em muitas lojas. Depois da longa presença da bota com cana alta, não é surpresa que queremos algo diferente!

Moda

Como escolher as peças certas neste Outono/Inverno

Felizmente muitas das tendências já vistas no ano passado estão de volta, pelo que é bem provável que no seu armário já constem peças que pode continuar a usar nesta estação. Saiba como vesti-las e conjugá-las.

Moda

Os erros de beleza que não deve mesmo cometer!

Veja aqui os piores erros a evitar se quer estar com um visual impecável. São fáceis de acautelar mas têm um grande impacto se não tiver cuidado!

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.