“We have plans” é o título da coleção apresentada por João Melo Costa em Londres. O designer fez desfilar um jardim encantado, com propostas românticas para a próxima estação. A delicadeza está nos próprios materiais usados, como a seda e o chiffon, e no trabalho manual, com pele termocolada em casacos de linho que criam o efeito dos estampados. Ao mesmo tempo, cada coordenado atrai as atenções pelas cores vivas, com o contraste do verde, branco e preto e a mistura de tons como o laranja, o rosa e o roxo.

A inspiração para esta coleção teve a base em dois verbos: planear e plantar. “A coleção parte da ideia de planear a vida e fazer uma plantação. Inicialmente começamos com as folhinhas para perceber o estado atual da terra, o que representa a introspeção que é necessária quando estamos a planear a vida. Na segunda fase, limpamos o terreno e afastamos  os pássaros que picaram a plantação. Por outro lado, afastamos os problemas que não nos deixam crescer”, explica o criador.

Mas o jardim plantado por João Melo Costa para a próxima estação tem ainda outra caracteristica especial. “O que acho interessante é as peças cheiram bem, por causa das folhas. Mais do que a roupa normal,  esta coleção tem algo mais especial. Tem uma história e cheiro. Há aqui uma característica nova.”, disse o designer depois do desfile. Enquanto explica não resistimos a cheirar as peças e a apreciar cada detalhe dos coordenados construídos com muito trabalho manual. 

Esta não foi a primeira vez de João Melo Costa na Fashion Scout e, tal como na sua coleção, o conceito de crescimento também já é visível na evolução da sua própria carreira.” Achei que era a altura para fazer esta reflexão e um plano de futuro . Estou numa fase em que preciso de forma mais planear o futuro e que por isso,  fazia sentido fazer algo relacionado com isso”, explicou.

O futuro, segundo o próprio, passa por “continuar o processo de internacionalização, solidificar a imagem de marca, o próprio markting da marca e planear o sistema de vendas”. Um caminho que já está ser traçado, com a presença em feiras em Paris e em Londres onde tem a oportunidade de divulgar a marca. No seu currículo também consta a participação, com o apoio do Portugal Fashion, na iniciativa Internacional Fashion Showcase onde viu o seu coordenado selecionado para uma exposição comemorativa do 80º aniversário do British Council, que foi visitada por várias personalidades, entre as quais o príncipe Charles. Mais uma semente que deu frutos no trabalho do emergente João Melo Costa. 

 

 

Palavras-chave

Relacionados

Moda

A inspiração militar de Ricardo Preto chega a Viena

Depois de no ano passado apresentar a marca Mean na Semana de Moda Viena, o designer repete a experiência desta vez com a sua colecção de autor.

Moda

Susana Bettencourt estreia-se na Semana de Moda de Viena

A designer portuguesa apresentou as suas propostas para o próxima primavera/verão com a colecção “Realigment”. 

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

#SairParaVotar. Fotógrafa portuguesa lança campanha online de apelo ao voto

"É um projeto fotográfico e a decisão do futuro", escreveu Inês Costa Monteiro nas redes sociais.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é skinimalism?

Esta será uma das grandes tendências de cuidados de pele para 2021.

Moda

Estas bailarinas provam que o calçado vegan está na moda

Estes três novos modelos, que fazem parte da coleção vegan de uma marca nacional, são criados à mão por mestres sapateiros portugueses e feitos a partir de faux leather.

Lifestyle

Home staging: como (bem) decorar uma casa para vender ou arrendar

Com a ajuda do Habitissimo, explicamos como pode preparar um imóvel em apenas cinco passos.

Faits Divers

O simbolismo da onda roxa que vimos na tomada de posse de Joe Biden

A cor que marcou a cerimónia no Capitólio serviu para transmitir várias mensagens importantes.

Moda

Lily Collins mostra como usar um cardigã com muito estilo

A protagonista de "Emily in Paris" foi fotografada a usar uma peça acessível de uma marca que conhecemos bem.

Moda

Conheça três tendências que já chamam pela primavera

Diz Quem Sabe

Barriga inchada depois das festas? O motivo pode não ser assim tão óbvio

Um artigo de opinião assinado por Rita Verdasca, nutricionista nos Laboratórios SYNLAB.

Finanças de A a Z

Tudo o que deve saber antes de contrair um crédito pessoal

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Beleza e Saúde

Eis um grande aliado da libido e fertilidade

É natural, acessível e rico em nutrientes essenciais ao nosso bem-estar.