Oscar de la Renta, faleceu esta segunda-feira, dia 20 de Outubro, em sua casa em Kent, no Connecticut, aos 82 anos. O criador lutava contra um cancro desde 2006. A notícia foi confirmada pela sua esposa, Anette de la Renta, ao diário The New York Times.

Nascido na República Dominicana, em 1932, viria a tornar-se num dos mais prestigiados designers de moda mundiais. Ciente da sua paixão pela arte, aos 18 anos decide sair de casa para estudar pintura na Academia de San Fernando, em Madrid, onde viria a desenvolver o seu amor pelo design de moda e a conhecer o seu mentor, o criador Cristobal Balenciaga. 

Betty Ford, Nancy Reagan, Hillary Clinton, Laura Bush e, mais recentemente, Michelle Obama, são algumas das primeiras-damas dos EUA vestidas por Oscar de La Renta. Um percurso profissional invejável iniciado, em 1960, quando a primeira-dama norte-americana Jaqueline Kennedy começou a aparecer em público com criações suas. De la Renta vestiu ainda várias estrelas de Hollywood e figuras públicas, como Oprah Winfrey e Jessica Parker, e mais recentemente foi o criador escolhido pela advogada britânico-libanesa Amal Alamuddin para desenhar o seu vestido de noiva para o casamento com o ator George Clooney.

“O estilo começa com uma boa aparência nua”, afirmou Oscar de La Renta, em 2013, em entrevista, ao jornal The Telegraph. “É disciplina. E se tu não te vestires bem todos os dias, perderás o hábito. Isto não é sobre o que vestes, mas sobre a forma como vives a vida” afirmou o estilista, que, em 1965, lançou a sua marca, tendo trabalhado anteriormente com Antonio del Castillo na maison Lanvin, em Paris, e, em Nova Iorque, para a Elizabeth Arden.

De la Renta foi casado duas vezes, primeiro com Françoise de Langlade, com quem esteve casado 16 anos, até 1983, quando a editora da revista de moda francesa Vogue faleceu com um cancro nos ossos. E, mais tarde, em 1989, voltou a casar com a socialite Annette Reed.

Atualmente, o estilista de moda travava a batalha da sua vida contra um cancro, diagnosticado em 2006, e do qual veio a falecer, esta segunda-feira, 20 de outubro, após várias complicações. A sua última aparição pública foi a 9 de setembro, na Semana da Moda de Nova Iorque com a apresentação da coleção Primavera-Verão 2015. A 13 de outubro, ao fim de vários meses de especulação, Oscar de la Renta, confirmou que Peter Copping seria o novo director criativo da marca, tendo inclusive tecido a seguintes palavras: “Ele é um grande talento e, além da nossa sensibilidade comum no design, ambos temos uma profunda curiosidade sobre o mundo, da música à arte, arquitectura e jardins. A nossa indústria não fez sempre o melhor trabalho, quando o assunto é mudanças na liderança de design. A minha esperança é que, conduzindo essa seleção e participando ativamente da transição, possa garantir o futuro correto no design da nossa empresa e marca".

Um futuro que agora está nas mãos do antigo estilista da Nini Ricci, Peter Cooping, e do CEO da marca, Alex Bolen, após quase meio século de inúmeras criações e inúmeros prémios Cody. 

Palavras-chave

Relacionados

Celebridades

Famosos lamentam a morte de Oscar De la Renta nas redes sociais

Jennifer Lopez, Emma Watson, Naomi Campbell ou Lindsay Lohan são algumas das figuras públicas que utilizaram as redes sociais para lamentar a sua morte e recordar o percurso notável do estilista Oscar De La Renta. 

Moda

Óscar de la Renta na Semana da Moda de Nova Iorque

A coleção de Óscar de la Renta apresentada na Semana da Moda de Nova Iorque foi uma ode ao estilo e à elegância que vai dominar o inverno de 2013. Sofisticação e dramatismo estiveram em sintonia e resultaram em looks perfeitos.

Moda

Ema Watson vs manequim: a quem ficam melhor os vestidos?

A atriz de Harry Potter, Emma Watson, usou um vestido de Oscar de La Renta e um de assinatura Bottega Veneta que faziam parte das coleções apresentadas pelos designers na passarela. A quem acham que ficam melhores?

Moda

O verão de 2014, por Oscar de La Renta

O designer não dececionou as mulheres com alma de lady. Misturou estilos de diferentes décadas e encantou com uma coleção repleta de texturas românticas.

Moda

J.K Rowling vs. Rihanna, em Oscar de la Renta

A escritora da saga Harry Potter esteve na antestreia, em Londres, com um vestido Oscar de La Renta muito parecido com o que Rihanna usou para os Brit Awards

Mais no portal

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: os alimentos e o Feng Shui

Entenda esta relação, que pode ajudar-nos a entender quais os tipos de alimentos que devemos privilegiar.

Moda

Este truque de styling é uma arma secreta para parecer mais alta

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, partilho um segredo simples que alonga as pernas de uma forma natural.

Lifestyle

ACTIVA de outubro: olhar para dentro

Já nas bancas.

Beleza e Saúde

7 sinais que podem indicar que já esteve infetado com covid-19

Sabe identificar os avisos que o seu organismo lhe dá?

Lifestyle

Experimentei um pequeno-almoço com menos de 200 calorias

Três ingredientes fazem desta uma receita saborosa e muito fácil de preparar (até no microondas).

Celebridades

Será que já nasceu a bebé de Gigi Hadid?

Eis os motivos que têm feito os fãs acreditar que sim.

Celebridades

Júlia Palha mostra como o soutien certo pode elevar a autoestima

A embaixadora da Intimissimi revela como escolhe soutiens, qual a sua peça preferida e como usar uma lingerie para deixar um visual sensual e divertido

Moda

10 malas à prova de chuva

Quando a meteorologia é incerta, há que fazer escolhas seguras.

Celebridades

Michelle Obama lembra quando o irmão foi acusado de roubar a própria bicicleta

O incidente ocorreu com dois agentes da polícia de Chicago.

Celebridades

A surpreendente origem do nome "Beyoncé"

A mãe da artista revelou um facto inesperado acerca da filha.

Celebridades

Cardi B e Offset vão divorciar-se

Foi a artista quem avançou com os documentos.

Beleza e Saúde

As três grandes tendências de cabelos para as estações mais frias

A Schwarzkopf Professional lança uma nova coleção para reiventar os seus fios.