Entre o dia 12 e 15 de outubro foram reveladas as propostas da moda portuguesa para a próximo estação quente. Durante este quatro dias o Portugal Fashion juntou os melhores criadores, os talentos emergentes e o melhor da indústria.

-Arranque com os Storytailors

O capítulo 1 do Portugal Fashion foi escrito pela dupla Storytailors, que apresentou “Black Hills”, no Pavilhão de Portugal. A textura das árvores do Alentejo foram o ponto de partida para criarem padrões em vestidos com tons quentes para o verão. As matérias primas tradicionais portuguesas entram em jogo com os acabamentos mais tecnológicos, como o corte a laser.

– O Atlas de Pedro Pedro

Depois de apresentar na Semana de Moda de Milão, Pedro Pedro chegou a Lisboa com a coleção Dune. O criador fez desfilar peças femininas, com muitos detalhes descontraídos, como os acabamentos esfarrapados. A mulher de Pedro Pedro consegue ser elegante até com uma silhueta em linha A.

-Bloom ganha calendário e espaço próprio

O apoio a talentos emergentes sempre foi uma aposta do Portugal Fashion. Nesta edição, os desfiles do Bloom, plataforma aberta ao trabalho de jovens criadores, deixou a Alfândega e rumou para o Palácio dos CTT. A mudança teve resultados positivos. Em plena Avenida dos Aliados, viveu-se um ambiente alternativo, onde se celebrou a criatividade. Desfiles cheios para ver as propostas de designers como Eduarda Amorim, Maria Kobrock ou Sara Maia. Pedro Netro, já apresenta no Portugal Fashion há oito edições e faz um balanço positivo.

“Senti que foi um dia diferente e que causamos muito mais impacto”, diz no final do desfile.

O designer que se inspira sempre em obras de arte, desta vez partiu do trabalho de Arnold Bocklin, “Island of Death”, para criar a sua coleção de verão e pela primeira vez apresentar propostas para homem. Os aplausos efusivos do público no final são a melhor prova de que esta coleção só pode ser um sucesso.

-As cores de Susana Bettencourt

Este foi o desfile com mais cor de todo o Portugal Fashion. O verão de Susana Bettencourt chegou repleto de cor de rosa, azul, amarelo, branco e preto.

Inspirada pela estética gráfica de Verne Panton, a designer apresentou peças que se destaca pelas formas geométricas e pelo jogo de cores.

-“Gosto de ti até ao Japão” diz Anabela Baldaque

“Gosto de ti até ao Japão”, disse o filho de Anabela Baldaque à avó quando esta voltou do Japão. A espontaneidade da criança deu à designer a inspiração perfeita para criar uma coleção repleta de influências nipónicas. O resultado foram peças românicas, muitos motivos florais, sedas e rendas.

“Esta é uma coleção desenhada para uma mulher que é tudo menos tímida”, conta a criadora.

– A estética minimalista de Júlio Torcato

Seja para homem o para mulher, as propostas de Júlio Torcato seguem sempre a mesma premissa: peças sofisticadas, com uma estética minimalista e confortáveis. Todos os looks primam pelas linhas clássicas, que conseguem ao mesmo tempo exprimir uma identidade forte. Em resumo, peças com materiais de alta qualidade, seja no trench coat, no vestido de renda ou nas calças fluidas.

-Diogo Miranda fez desfilar Luísa Beirão

A modelo Luísa Beirão foi a convidada especial do desfile de Diogo Miranda. O criador apresentou uma coleção mais sensual, inspirada na obra de Picasso “Les Demoiselles D’Avignon”. As mulheres nuas de Picasso influenciaram Diogo Miranda a criar uma coleção mais sensual: sais mais curtas, cinturas marcadas, ombros menos evidentes e decotes acentuados. As cores nuas jogaram com o cinzento e o castanho, mas o próximo verão fica ainda marcado pela força do vermelho.

– A Grécia Antiga de Luís Onofre

Sala cheia para ver as propostas de Luís Onofre para o próximo verão. O criador português, não desiludiu e conquistou todas as mulheres ao apresentar modelos para todos os estilos, desde o clássico sapato alto, às plataformas, passando pelos rasos e os desportivos. Um coleção repleta de variedade, com bordados florais, tachas e muitas tiras. A coleção masculina foi a grande novidade. Luís Onofre fez desfilar modelos clássicos, com matérias primas de luxo e ainda alguns modelos mais descontraídos.

-Miguel Vieira viaja até África

Miguel Vieira leva-nos até África na sua coleção de verão. O preto e branco, que são a imagem de marca do criador, continuam lá, mas o dourado foi uma das novidades. Num tom suave, quase esbatida o tom de ouro vem lembrar o por de sol em África. Depois de apresentar a coleção em Nova Iorque, Miguel Vieira fez desfilar na Alfândega peças com padrões tribais, fatos femininos e vestidos que destacam a silhueta feminina.

– Ruben Rua despede-se das passerelles

Dez anos depois de ter desfilado pela primeira vez, Ruben Rua disse o adeus às passerelles nacionais. O final não podia ter sido melhor, o modelos despediu-se no Porto e a desfilar para Miguel Vieira. Minutos antes do desfile Ruben revelou que “o melhor ainda está para vir”.

-Luís Buchinho chega ao Porto de Leixões

O Portugal Fashion mudou de cenário para a apresentação da coleção de Luís Buchinho. O novo terminal de cruzeiros recebeu as propostas de verão e fez brilhar cada peça com luz natural. Buchinho continua a seguir a influência sportswear e cria looks repletos de curvas e contra curvas, linhas gráficas que contornam a silhueta feminina. É aqui que o criador se destaca, ao conseguir a simbiose perfeita entre um estilo sporty, marcado por tecidos técnicos, que ao mesmo tempo conseguem criar um look que nunca deixa de ser sensual.

-Miguel Vieira cria uma linha para a Sport Zone

Este é uma combinação improvável, mas que tem tudo para ser um sucesso.

O criador Miguel Vieira juntou-se à Sport Zone para criar uma linha de sportswear, destinada à prática de running, cycling, ténis e combat. O preto e branco são as cores bases, mas as peças destacam-se pelos pormenores em dourado.

“Foi possível criar uma coleção em que não há uma linha que separa a sofisticação estética da performance, acrescentado luxo e design à tradicional roupa de desporto”, refere Miguel Vieira.

Ficamos a ganhar com esta novidade , já podemos fazer desporto, sem comprometer o estilo!

-Vanessa Oliveira e Andreia Rodrigues desfilam para Ana Sousa

Para além das coleções de autor, o Portugal Fashion dá palco ao melhor da indústria nacional. A marca Ana Sousa apresentou a sua coleção de verão “Sweet Girlish”, com looks delicados, materiais leves e muitas rendas. As apresentadores Vanessa Oliveira e Andreia Rodrigues foram as convidadas especiais.

– A viagem cultural de Carlos Gil

Carlos Gil já nos habituou a looks que gritam personalidade e que se destacam pela mistura de elementos. No verão de 2017 o criador leva-nos numa viagem cultural que atravessa vários continentes. O resultado são looks repletos de lantejoulas, vestidos com transparências, padrões africanos e cores fortes.

“Esta coleção espelha o look de uma nova geração e uma nova maneira de vestir moda”, afirma o criador.

Relacionados

Moda

Portugal Fashion: A Grécia Antiga na coleção de verão de Luís Onofre

No verão de Luís Onofre impera a variedade e o contraste entre os saltos vertiginosos, repletos do brilho da hematite e o estilo desportivo. Mas há mais: desta vez a grande novidade foi a apresentação da coleção masculina.

Moda

Portugal Fashion: O mundo encantado por detrás da passerelle

Tudo termina nos aplausos na passerelle. Mas antes desse momento há toda uma história que pode começar no ensaio, seguido pela maquilhagem e cabelos, depois o fitting interrompido pelo jantar volante e a correria até ao alinhamento final. Durante o Portugal Fashion, a Alfândega do Porto enche-se desta energia, de emoção e de criatividade para que tudo seja perfeito, assim que todos os modelos deixam a boca de cena e começam a desfilar. A ACTIVA esteve lá e registou os melhores momentos.

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel