A marca de luxo francesa, Yves Saint Laurent, fundada em 1961, lançou uma nova campanha nos dias da Semana da Moda Paris, que gerou muita controvérsia e polémica. Nas ruas da capital de França, os vários outdoors que estão espalhados mostram duas modelos com “poses provocadoras”, acusadas de “denegrir” a imagem das mulheres.
A campanha publicitária, que foi criada para a nova coleção outono/inverno 2017, vai ter de ser retirada das ruas. Segundo a agência Reuters, a Autoridade Reguladora de Publicidade em França, pediu à marca para modificar os dois anúncios “que comprometem a dignidade e o respeito pelas mulheres”, depois de terem recebido 50 queixas oficiais. As imagens das duas modelos foram consideradas “explicitamente sexuais.”
“Pedimos à marca que altere os elementos visuais o mais rápido possível. A Saint Laurent quebrou as regras, não há contestação possível”, disse à Reuters Stephane Martin, o diretor da ARPP, acrescentando também que sexta-feira se vai encontrar com os representantes da Saint Laurent – decidindo se a marca irá sofrer medidas ou não.
A Associação Feminina Francesa “Osez le feminisme”, também se manifestou contra a Yves Saint Laurent:
“As mulheres estão a ser hiper sexualizadas, estão a converter a mulher num objecto e numa posição de submissão. Simbolicamente, é muito violento”, disse Raphaelle Remy-Leleu, uma voz da associação.
Recorde-se que não é a primeira vez que as campanhas da Saint Laurent geram polémica. Em 2015, a marca francesa, lançou um anúncio onde exibia uma modelo com extrema magreza, mostrando até as suas costelas, a Autoridade Reguladora Britânica proibiu a publicidade no país.
Até ao momento a Yves Saint Laurent ainda não reagiu.