
Yuliya Christensen
Os modelos que pisarem as passarelas desta temporada da Semana da Moda de Nova Iorque terão áreas privadas nos bastidores para trocarem de roupa. É a primeira vez que tal acontece na história do evento.
Na sequência do surgimento de preocupações no que diz respeito ao tratamento dos manequins, o Council of Fashion Designers of America (CFDA) anunciou recentemente que uniu forças com o grupo Model Alliance para criar espaços seguros.
“Os modelos levantaram preocupações sobre fotografias invasivas e falta de privacidade quando trocam de roupa nos bastidores da Semana da Moda de Nova Iorque”, disse Sara Ziff, fundadora da organização, ao ‘The Cut’. “O Model Alliance leva estas preocupações a sério e decidimos dar passos extra nesta temporada para garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso ao providenciar áreas privadas nos bastidores”.
O mundo da moda tem estado no centro de várias polémicas devido à alegada cultura de má conduta sexual na indústria. Aliás, entre muitos outros casos, vários modelos masculinos acusaram recentemente os conhecidos fotógrafos Bruce Weber e Mario Testino de avanços indesejados e coarção.
A Semana da Moda de Nova Iorque de 2018 começou oficialmente nesta quinta-feira, 8 de fevereiro.