5ab3b5462000003800eb2aab.jpeg

Justin Sullivan

Será que o ano de 2018 vai marcar a extinção da pele animal? Todos os sinais apontam para essa direção.

De acordo com o The Hollywood Reporter’, São Francisco tornou-se a terceira cidade na Califórnia e a maior dos Estados Unidos a banir a venda de peles, seguindo os passados de West Hollywood e de Berkeley.

A proibição entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2019 e não engloba lojas de artigos em segunda mão ou de caridade. Contudo, abrange compras online e negócios locais, aplicando-se a todo o tipo de itens, incluindo os de pequenas dimensões como, por exemplo, porta-chaves e luvas.

Se as lojas tiverem peças neste momento no seu inventário, existe uma emenda que lhes permite vendê-las até 1 de janeiro de 2020. Qualquer pessoa que seja apanhada a violar a lei, pagará uma multa de 500 dólares (cerca de 405 euros) por peça, por dia.

As vendas de peles em São Francisco chegam aos 40 milhões de dólares por ano, o que significa que esta proibição vai, certamente, afetar a economia. Ainda assim, Katy Tang, supervisora de São Francisco e uma das líderes por detrás da iniciativa, sublinhou a importância deste avanço em declarações ao THR.

“Espero que inspire outras cidades e o país a agir. Certamente precisamos de regulamentos federais melhores no que diz respeito à criação de peles. Não há uma forma humana de criar um animal para arrancar-lhe a pele”, disse.

29495820_1853608967996499_402792637293133824_o.jpg

Katy Tang celebra a aprovação unânime por parte do Conselho de Supervisores de São Francisco

Reprodução/Facebook

A indústria da moda parece estar, finalmente, a começar a dar ouvidos aos defensores dos direitos dos animais. Em dezembro passado, a Michael Kors anunciou que ia deixar de usar peles nos seus produtos, e que todas as peças feitas em couro seriam eliminadas até ao final 2018. Em outubro, a Gucci fez um anúncio semelhante e deixou oficialmente de usar a matéria com a apresentação da sua coleção para a primavera de 2018. Outros gigantes do setor que deram o passo nesse sentido incluem nomes como Calvin Klein, Ralph Lauren, Tommy Hilfiger e Armani. Isto para não falar de Stella McCartney, cuja ideologia se baseia na sustentabilidade.

Contudo, como salienta o The Hollywood Reporter’, casas como a Fendi, Louis Vuitton, Saint Laurent, Chanel, Christian Dior e Tory Burch ainda continuam com a prática. Em janeiro de 2017, a PETA tornou-se acionista da LVMH Moët Hennessy, e empresa-mãe de marcas de luxo como, por exemplo, a Louis Vuitton, Fendi e Marc Jacobs, para pressionar o grupo a reconhecer o uso das peles de animais, especificamente de crocodilos exóticos. No entanto, segundo a organização não governamental, foi-lhes negada a entrada na reunião anual de executivos da LVMH, em abril de 2017, apesar da sua participação na empresa.

Relacionados

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.