Esta quinta-feira, dia 9, foi feita história no mundo da moda. Pela primeira vez, foi apresentada uma coleção feita em parceria entre uma designer e um sistema de inteligência artificial (IA). O SuperStudio + em Milão, Itália, recebeu esta apresentação e a Activa esteve presente a assistir à “Fashion Flair”, o resultado final de uma parceria que poderá parecer improvável.

O desafio foi lançado pela Huawei, que decidiu combinar a IA de um smartphone com o toque humano e criativo de fashion designer Anna Yang, diretora de criação e fundadora da marca ANNAKIKI. Desta união surge uma coleção de 20 peças.

O desfile foi aberto pela portuguesa Maria Clara. Ao mesmo tempo que as manequins apresentavam as peças, eram fotografadas pelo smartphone Huawei P30 Pro, num espetáculo que combinava a novidade da coleção de moda com a câmara fotográfica deste dispositivo que foi desenvolvida em parceria com a Leica.

Os tons de azul, o cor de laranja forte e os metalizados marcaram esta coleção, tons que coincidem com os que são usados no próprio smartphone. As peças iam dos vestidos mais elaborados, come folhos ou penas, para peças práticas e urbanas, sempre com um toque de irreverência e originalidade. Criações que podem ser usadas desde um simples passeio pela cidade até a uma glamorosa passadeira vermelha.

295__ALF_IMG_20190509_205956.JPG

Uma seleção da coleção estará disponível para compra no site LuisaViaRoma.com. Atualmente estas peças encontram-se em pré-venda. Uma parte dos lucros das vendas será usada para financiar um projeto especial de apoio a jovens talentos numa das principais escolas de Design de Moda de Itália. A Huawei apoiará o encontro entre a moda e a tecnologia, disponibilizando o “Fashion Flair” para estudantes que se poderão inspirar nas roupas da aplicação e criar peças originais e inéditas.

Mas como é possível criar uma coleção de moda com auxílio da IA?

Para criar a coleção ‘Fashion Flair’, a Huawei desenvolveu uma aplicação original onde introduziu dezenas de milhares de imagens de moda dos últimos 100 anos, juntamente com um conjunto específico de imagens da coleção ANNAKIKI. Com série de filtros na aplicação, e através da IA no Huawei P30 e Huawei P30 Pro, a designer criou uma proposta, que foi então desenvolvida numa peça de vestuário final por Anna Yang. A aplicação, uma vez que todas as imagens foram processadas, tem a capacidade de criar propostas de outfits infinitas, apresentando aos designers inúmeras possibilidades criativas.

“Na Huawei, queremos combinar tecnologia com conhecimento, permitindo-nos ir além do que é humanamente possível, mas mantendo a autenticidade que o olho humano pode trazer”, afirma Isabella Lazzini, Diretora de Marketing e Retalho da Huawei CBG Itália. “A expressão artística baseia-se na inspiração que os criadores de conteúdo tiram das tendências e experiências que construíram ao longo de muitos anos. Com a Fashion Flair, usámos a IA para dar aos estilistas um ponto de partida alternativo para o desenvolvimento das suas roupas, tendências e experiências. Os designs da ‘Fashion Flair’ produzidos pela nossa IA são projetados para serem os pilares de construção para o próximo avanço criativo na moda”, acrescenta Isabella Lazzini.

“Para este projeto, experimentei algo que nunca tinha feito antes, inspirando-me na IA de um smartphone como ponto de partida para os meus projetos. A poderosa IA patente no Huawei P30 Pro tornou-se uma fonte de inspiração sempre presente que me permitiu desenhar roupas de uma maneira diferente. A criação com tecnologia tem sido extremamente estimulante e tenho a certeza de que, no futuro, a tecnologia terá um papel fundamental na moda no mundo, abrindo as portas a cenários novos que hoje só podemos imaginar”, refere Anna Yang.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel