Esta quinta-feira, dia 9, foi feita história no mundo da moda. Pela primeira vez, foi apresentada uma coleção feita em parceria entre uma designer e um sistema de inteligência artificial (IA). O SuperStudio + em Milão, Itália, recebeu esta apresentação e a Activa esteve presente a assistir à “Fashion Flair”, o resultado final de uma parceria que poderá parecer improvável.

O desafio foi lançado pela Huawei, que decidiu combinar a IA de um smartphone com o toque humano e criativo de fashion designer Anna Yang, diretora de criação e fundadora da marca ANNAKIKI. Desta união surge uma coleção de 20 peças.

O desfile foi aberto pela portuguesa Maria Clara. Ao mesmo tempo que as manequins apresentavam as peças, eram fotografadas pelo smartphone Huawei P30 Pro, num espetáculo que combinava a novidade da coleção de moda com a câmara fotográfica deste dispositivo que foi desenvolvida em parceria com a Leica.

Os tons de azul, o cor de laranja forte e os metalizados marcaram esta coleção, tons que coincidem com os que são usados no próprio smartphone. As peças iam dos vestidos mais elaborados, come folhos ou penas, para peças práticas e urbanas, sempre com um toque de irreverência e originalidade. Criações que podem ser usadas desde um simples passeio pela cidade até a uma glamorosa passadeira vermelha.

295__ALF_IMG_20190509_205956.JPG

Uma seleção da coleção estará disponível para compra no site LuisaViaRoma.com. Atualmente estas peças encontram-se em pré-venda. Uma parte dos lucros das vendas será usada para financiar um projeto especial de apoio a jovens talentos numa das principais escolas de Design de Moda de Itália. A Huawei apoiará o encontro entre a moda e a tecnologia, disponibilizando o “Fashion Flair” para estudantes que se poderão inspirar nas roupas da aplicação e criar peças originais e inéditas.

Mas como é possível criar uma coleção de moda com auxílio da IA?

Para criar a coleção ‘Fashion Flair’, a Huawei desenvolveu uma aplicação original onde introduziu dezenas de milhares de imagens de moda dos últimos 100 anos, juntamente com um conjunto específico de imagens da coleção ANNAKIKI. Com série de filtros na aplicação, e através da IA no Huawei P30 e Huawei P30 Pro, a designer criou uma proposta, que foi então desenvolvida numa peça de vestuário final por Anna Yang. A aplicação, uma vez que todas as imagens foram processadas, tem a capacidade de criar propostas de outfits infinitas, apresentando aos designers inúmeras possibilidades criativas.

“Na Huawei, queremos combinar tecnologia com conhecimento, permitindo-nos ir além do que é humanamente possível, mas mantendo a autenticidade que o olho humano pode trazer”, afirma Isabella Lazzini, Diretora de Marketing e Retalho da Huawei CBG Itália. “A expressão artística baseia-se na inspiração que os criadores de conteúdo tiram das tendências e experiências que construíram ao longo de muitos anos. Com a Fashion Flair, usámos a IA para dar aos estilistas um ponto de partida alternativo para o desenvolvimento das suas roupas, tendências e experiências. Os designs da ‘Fashion Flair’ produzidos pela nossa IA são projetados para serem os pilares de construção para o próximo avanço criativo na moda”, acrescenta Isabella Lazzini.

“Para este projeto, experimentei algo que nunca tinha feito antes, inspirando-me na IA de um smartphone como ponto de partida para os meus projetos. A poderosa IA patente no Huawei P30 Pro tornou-se uma fonte de inspiração sempre presente que me permitiu desenhar roupas de uma maneira diferente. A criação com tecnologia tem sido extremamente estimulante e tenho a certeza de que, no futuro, a tecnologia terá um papel fundamental na moda no mundo, abrindo as portas a cenários novos que hoje só podemos imaginar”, refere Anna Yang.

Mais no portal

Lifestyle

FISHFISH SUSHI: o melhor do Japão à mesa, com vista para o mar

Ainda não comeu o melhor sushi da cidade até conhecer este novo "hotspot" na Baía dos Golfinhos.

Moda

Sienna Miller rendida a calças de verão da Mango

Leves e fluidas, estas calças são um must-have na estação quente.

Lifestyle

Confirma-se: É possível passar férias em família com segurança e sem medo

Numa altura em que só pensamos em ir para fora cá dentro, decidi fazer uma escapadinha e rumar até Sagres.

Comportamento

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Beleza e Saúde

#ActivaEmCasa. O treino da semana do CrossFit Cais

Mais uma segunda-feira, mais um circuito de exercícios preparado pela personal trainer Susana Carromeu.

Beleza e Saúde

O guia para encontrar o batom nude perfeito!

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo alguns conselhos para que procurar este produto não seja uma grande dor de cabeça.

Beleza e Saúde

Qual a quantidade adequada de fruta para quem quer emagrecer?

Confira a explicação de uma nutricionista.

Beleza e Saúde

Especialistas revelam os 3 hábitos essenciais para fortalecer o sistema imunitário

E ainda partilham alguns truques que usam para os seguir e evitar ficar doentes.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Moda

5 truques de styling para disfarçar a zona da barriga

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para que se sinta confiante com qualquer visual.

Beleza e Saúde

La Mer Blue Heart. Pelos oceanos, com amor

No evento de apresentação de mais uma edição limitada Blue Heart Crème de la Mer, a marca reforçou o compromisso de proteger os mares.

Inspirações

Conheça Becki, a blogger que mostrou que o tamanho das calças vale zero

A mulher comprou três pares de jeans de marcas diferentes e ficou em choque quando se apercebeu que o tamanho 40 da Zara é mais pequeno que um 36 da ASOS.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel