Esta quinta-feira, dia 9, foi feita história no mundo da moda. Pela primeira vez, foi apresentada uma coleção feita em parceria entre uma designer e um sistema de inteligência artificial (IA). O SuperStudio + em Milão, Itália, recebeu esta apresentação e a Activa esteve presente a assistir à “Fashion Flair”, o resultado final de uma parceria que poderá parecer improvável.

O desafio foi lançado pela Huawei, que decidiu combinar a IA de um smartphone com o toque humano e criativo de fashion designer Anna Yang, diretora de criação e fundadora da marca ANNAKIKI. Desta união surge uma coleção de 20 peças.

O desfile foi aberto pela portuguesa Maria Clara. Ao mesmo tempo que as manequins apresentavam as peças, eram fotografadas pelo smartphone Huawei P30 Pro, num espetáculo que combinava a novidade da coleção de moda com a câmara fotográfica deste dispositivo que foi desenvolvida em parceria com a Leica.

Os tons de azul, o cor de laranja forte e os metalizados marcaram esta coleção, tons que coincidem com os que são usados no próprio smartphone. As peças iam dos vestidos mais elaborados, come folhos ou penas, para peças práticas e urbanas, sempre com um toque de irreverência e originalidade. Criações que podem ser usadas desde um simples passeio pela cidade até a uma glamorosa passadeira vermelha.

295__ALF_IMG_20190509_205956.JPG

Uma seleção da coleção estará disponível para compra no site LuisaViaRoma.com. Atualmente estas peças encontram-se em pré-venda. Uma parte dos lucros das vendas será usada para financiar um projeto especial de apoio a jovens talentos numa das principais escolas de Design de Moda de Itália. A Huawei apoiará o encontro entre a moda e a tecnologia, disponibilizando o “Fashion Flair” para estudantes que se poderão inspirar nas roupas da aplicação e criar peças originais e inéditas.

Mas como é possível criar uma coleção de moda com auxílio da IA?

Para criar a coleção ‘Fashion Flair’, a Huawei desenvolveu uma aplicação original onde introduziu dezenas de milhares de imagens de moda dos últimos 100 anos, juntamente com um conjunto específico de imagens da coleção ANNAKIKI. Com série de filtros na aplicação, e através da IA no Huawei P30 e Huawei P30 Pro, a designer criou uma proposta, que foi então desenvolvida numa peça de vestuário final por Anna Yang. A aplicação, uma vez que todas as imagens foram processadas, tem a capacidade de criar propostas de outfits infinitas, apresentando aos designers inúmeras possibilidades criativas.

“Na Huawei, queremos combinar tecnologia com conhecimento, permitindo-nos ir além do que é humanamente possível, mas mantendo a autenticidade que o olho humano pode trazer”, afirma Isabella Lazzini, Diretora de Marketing e Retalho da Huawei CBG Itália. “A expressão artística baseia-se na inspiração que os criadores de conteúdo tiram das tendências e experiências que construíram ao longo de muitos anos. Com a Fashion Flair, usámos a IA para dar aos estilistas um ponto de partida alternativo para o desenvolvimento das suas roupas, tendências e experiências. Os designs da ‘Fashion Flair’ produzidos pela nossa IA são projetados para serem os pilares de construção para o próximo avanço criativo na moda”, acrescenta Isabella Lazzini.

“Para este projeto, experimentei algo que nunca tinha feito antes, inspirando-me na IA de um smartphone como ponto de partida para os meus projetos. A poderosa IA patente no Huawei P30 Pro tornou-se uma fonte de inspiração sempre presente que me permitiu desenhar roupas de uma maneira diferente. A criação com tecnologia tem sido extremamente estimulante e tenho a certeza de que, no futuro, a tecnologia terá um papel fundamental na moda no mundo, abrindo as portas a cenários novos que hoje só podemos imaginar”, refere Anna Yang.

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.