“Sonho” é uma palava recorrente no percurso de Maria Furtado Cunha, 29. Durante a infância, sonhava com peças de roupa e com sapatos. Na vida adulta, em 2013, a então estudante de arquitetura sonhou com um visual para um jantar de aniversário: calças de ganga e um body preto, decotado nas costas, com mangas três quartos.

“Andei à procura do tal body em vários espaços comerciais, mas não consegui encontrar bem aquilo que queria,” conta-nos.

Da necessidade nasceu a ideia de um projeto. A jovem, natural da Madeira, propôs a uma amiga que criassem uma marca portuguesa de bodies simples, sem estampas ou demasiado direcionados para o swimwear. Contudo, na altura, a intenção ficou por ali. Em 2014, depois de terminar o curso, Maria rumou aos Estados Unidos, onde passou quatro meses a estudar inglês no Empire State Building.

“Lá, estava sozinha e desligada de tudo. Penso que encontrei a minha essência e aquilo que queria para mim,” confessa. “Conheci pessoas de todo o mundo e voltei com a mente completamente aberta.”

A empresária regressou a Portugal decidida a lançar a própria marca e a criar o body dos seus sonhos. Chegou no mês de dezembro. Em fevereiro seguinte já tinha o logótipo e os primeiros sketches criados, e em março surgiam os primeiros modelos. Nasceu assim, em 2015, a Maria.Bodyline.

O sketch do body que Maria tinha idealizado, o MyMaria

Sucesso Além-Fronteiras

Após o lançamento oficial, as oportunidades multiplicaram-se. Os bodies da Maria.Bodyline fizeram parte do videoclipe para a música “Ela Parte-me o Pescoço”, de Agir, e foram usados pela influencer Francesca Ferragni, a irmã mais nova da famosa bloguer italina Chiara Ferragni, na edição desse ano do NOS ALIVE.

“Ela fez Erasmus em Portugal e conheci-a através de uma amiga em comum. Decidi aproveitar e fazer-lhe o convite para ir ao festival com os meus bodies. Ela aceitou logo.”

O convite repetiu-se em 2019, já depois de Ferragni ter regressado ao seu país. A resposta foi novamente positiva.

“Ela gosta imenso das peças da nova coleção e ficou com vários modelos, que vai usando de vez em quando em Itália.”

O Renascer da Fénix

Por motivos pessoais, Maria Furtado Cunha foi obrigada a congelar o projeto Maria.Bodyline durante dois anos, entre 2017 e 2018, período que passou na Madeira a fazer de tudo um pouco, desde vender Bimbys a trabalhar numa fábrica.

“Estava no fundo do poço e, de certa forma, foi a Maria.Bodyline que me salvou, porque me recusava a desistir do meu sonho,” revela.

Depois de uma viagem de 10 dias à Guiné-Bissau, que lhe deu a força necessária para seguir em frente, a empreendedora regressou a Lisboa no início deste ano e relançou a marca com a coleção “Fénix”, que representa um renascer das cinzas. O vídeo da campanha mostra o ressurgir de uma mulher depois de sofrer violência doméstica e é protagonizado pela bailarina Catarina Casqueiro, cujas cicatrizes simbolizam coragem, força e feminilidade.

“No início, eu era muito inspirada pelas personalidades das minhas amigas – fortes, divertidas e festivaleiras. Agora, quis contar a minha história e passar a mensagem de que a vida é um ciclo.”

E na, Maria.Bodyline, o ciclo passa sempre pelo mesmo modelo: MyMaria, que surge agora reinventado e com um novo brilho. 

“Ele vai sempre simbolizar o início e o sonho, portanto é muito especial para mim,” afirma Maria Furtado Cunha sobre a peça, à qual se juntam outras cinco na nova coleção.

Prestes a fazer 30 anos, a fundadora da marca encontra paralelos entre o seu percurso pessoal e o profissional.

“Eu e a Maria Body.Line estamos exatamente na mesma fase. Procuramos o nosso lugar neste mundo e inspirar outras mulheres durante o processo, especialmente a seguirem os seus sonhos e paixões. A vida é curta.”

Shopping

Palavras-chave

Mais no portal

Comportamento

As nossas posições sexuais favoritas revelam muito sobre nós

Aquilo de que gostamos entre quatro paredes está intrinsecamente ligado ao tipo de pessoa que somos.

Moda

Estes vestidos da Mango são a cara do verão

Curtos ou longos, de cores mais discretas ou em tons mais arrojados, todos eles condizem na perfeição com a estação quente.

Moda

Os tons naturais e terracota vão dominar neste verão

Este shopping promete fazer as delícias das fãs de uma estética mais minimalista.

Lifestyle

No Spot by Fortaleza do Guincho, há pratos deliciosos e uma vista incrível para o mar

Uma sugestão agradável para aproveitar os dias de calor.

Beleza e Saúde

Diz quem sabe: Estratégias para manter o foco numa perda de peso

São 10 e prometem ajudar a manter aquilo que realmente importa em perspetiva

Beleza e Saúde

Ginásio fechado? Dê a volta à situação com este circuito de treino em casa

Mais um dia, mais um circuito de exercícios preparado por Susana Carromeu, personal trainer do CrossFit Cais.

Beleza e Saúde

"No-Makeup Makeup": Maquilhagem fácil e rápida para o dia-a-dia

Hoje estreia mais uma rubrica em Activa.pt. A Beauty Spot será um espaço destinado a tudo o que diz respeito ao mundo da beleza, com dicas simples e práticas que se adaptam à rotina de cada mulher.

Lifestyle

Fomos conhecer um hotel com selo Clean&Safe e isto é o que temos para lhe contar

O que mudou e o que permanece igual nos hotéis em Portugal? Fomos até Évora para tentar descobrir.

Moda

Eis a blusa capaz de dar um toque de classe a qualquer visual

À venda por quase metade do preço original.

Comportamento

Como ser feliz para sempre em apenas quatro passos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, falo sobre como podemos tomar as rédeas da nossa própria felicidade.

Comportamento

Assisti a "365 dias" e achei o filme muito problemático

Aqui estão os motivos.

Celebridades

As cenas bizarras que estão a intrigar os fãs de "Gossip Girl"

Quem se lembra da série protagonizada por Blake Lively e Leighton Meester?

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel