Foi na noite da última sexta-feira, 17 de janeiro, que Jean Paul Gaultier anunciou de forma criativa o seu último desfile. No Instagram, o estilista de 67 anos publicou um vídeo no qual convida as pessoas para um desfile em comemoração aos seus 50 anos de carreira, que vai ser realizado a 22 de janeiro em Paris. É nesta publicação que Jean Paul Gaultier anuncia também que este será o seu último desfile – porém, o estilista deixa claro que não se vai retirar completamente do mundo da moda e há novos projetos para breve.

Jean Paul Gaultier apresentou a sua primeira coleção em 1976 e desde então é considerado um dos estilistas mais ousados da alta-costura. É, por exemplo, o criador do icónico sutiã em cone eternizado por Madonna na digressão “Blod Ambition”, de 1990. O modelo é inspirado num corpete da avó do estilista. Jean Paul Gaultier passou a ser um dos estilistas responsáveis pelos visuais polémicos de Madonna, e uma referência quando o assunto é lingeries ousadas.

O estilista também é conhecido por criar peças que podem ser usadas tanto por homens como por mulheres. E se atualmente a moda “não-binária” é uma tendência em redes de fast fashion, Jean Paul Gaultier pode ser considerado um dos nomes que defendeu a ideia. Em 1985 o estilista ousou ao criar a coleção “E Deus cria os homens” com saias masculinas. A peça era na verdade um par de calças com pernas muito largas e uma aba dobrável na parte da frente. Desde então é comum que os desfiles de Jean Paul Gaultier tragam modelos homens a usar saias nas passarelles.

Outra peça que remete diretamente a Jean Paul Gaultier é a camisa de marinheiro. A peça foi a estrela da primeira coleção prêt-a-porter do estilista, lançada em 1983, e é inspirada nas roupas que o próprio usava na infância. Vê-se a referência à camisa de marinheiro em vestidos de alta-costura e nas embalagens dos perfumes da marca.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.