O surto de coronavírus está a abalar as indústrias da moda e do calçado de formas sísmicas. 

A suspensão de atividades na China, um país importante a nível global não só como um motor de vendas, mas também como um dos principais núcleos de produção, os constrangimentos no fabrico em Itália e, consequentemente, a queda acentuada nas visitas a showrooms e das encomendas estão a ter prejuízos incalculáveis. 

Mas, dito isto, há outra questão que se levanta: como é que a pandemia (e as suas consequências sociais) vai afetar aquilo que vestimos?

O mundo da moda parece ser a última coisa em que devíamos pensar durante uma crise global de saúde pública. Mas a observação da mudança de atitudes e estilos de vida num cenário marcado pela instabilidade pode guiar designers, marcas e retalhistas no processo de adaptar as suas abordagens para o resto do ano. É um mal necessário numa altura em que é muito provável que as pessoas reduzam ou mudem drasticamente os seus hábitos de consumo – e em que o fornecimento e o fabrico, provavelmente, serão limitados.

Rag & Bone: jumpsuit em malha e xaile da coleção de (outono 2020)
Getty Images

No fundo, a moda é incrivelmente emocional e numa crise da vida real, o público quer sentir algum conforto – um cobertor de segurança metafórico, mas também num sentido literal.

Será que a malha confortável e os populares conjuntos em caxemira vão tornar-se as principais tendências? Os robes e as sweatshirts com capuz vão ganhar um novo apelo? Agora que estamos recolhidos em casa, é possível que as marcas comecem a apostar nos slippers, uma vez que os stilettos e as sandálias de plataforma não têm serventia?

Nos últimos anos, as tendências de moda começaram a mudar dos “booms” de streetwear e athleisure para formas mais profissionais de vestir. As passarelas mais recentes, das coleções de outono/inverno 2020, não viram desfilar vários ténis e sweaters com capuz, mas sim fatos, botas e agasalhos em couro, que, dadas as circunstâncias atuais, não têm a mesma repercussão junto do público.

Altuzarra: visual em malha e calçado em pelo (outono 2020)
Getty Images

Apesar de o conforto ter sido um tema predominante há alguns anos, apenas alguns designers lhe deram protagonismo nas propostas para a próxima temporada.

Na Semana da Moda de Paris, perante uma preocupação crescente com a disseminação do coronavírus, Joseph Altuzarra combinou decotes elegantes e silhuetas vintage femininas com malhas suntuosas e slippers em pelo sintético. No contexto de uma crise em curso, a sua coleção ganhou ainda mais relevância.

No que ao calçado diz respeito, a tendência das botas práticas teve um timing perfeito. Esta não será uma era de lantejoulas, tecidos acetinados e outras frivolidades. As solas em borracha podem ser limpas com mais facilidade e as já populares solas grossas dão um mote apocalítico que pode empoderar as mulheres, com a sua silhueta estilo armadura.

Stella McCartney: casaco em pelo e botas práticas em borracha (outono 2020)
Getty Images

Na vida real, as pessoas começam a navegar pelas estratégias de teletrabalho, incluindo reuniões virtuais em diferentes aplicações, e uma das maiores dúvidas de moda prende-se com o que devemos vestir como parte de cima. Como resposta, vem-nos à cabeça um retrato de Phoebe Philo.

Na imagem, registada por David Sims em 2010, a designer cobre a boca com uma camisola de gola alta em malha grossa. Confortável, prática e, ainda assim, profissional, a peça é bem capaz de se tornar uma das mais omnipresentes durante o período de isolamento. O seu design também proporciona uma sensação de proteção, mesmo que seja simbólica.

Phoebe Philo

E, apesar de não as podermos ver durante teleconferências, também é seguro apostar que as sandálias forradas com pelo sintético vão fazer um regresso triunfal. Isto porque, nestas alturas, o conceito do conforto como o derradeiro luxo vai ganhar todo um novo significado.

As sandálias forradas com pelo sintético de Phoebe Philo para a coleção de primavera 2013 da Céline
Getty Images

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Lifestyle

Inditex doa 10 mil máscaras e oferece-se para fabricar material essencial no combate ao Covid-19

O grupo que detém marcas como a Zara, Bershka ou Stradivarius anunciou que está a produzir materiais hospitalares para ajudar no combate ao Covid-19.

Moda

9 visuais tipo pijama para ficar em casa com estilo

Mal podemos esperar para poder usá-los em público.

Moda

Estas camisas e blusas são ideias para fazer videoconferências

Se está a trabalhar de casa e continua a ter reuniões, este shopping é para si.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).