No passado dia 7 de novembro, Kamala Harris juntou-se a uma longa lista de mulheres que usam a moda para fazer afirmações políticas.

No seu discurso de vitória depois de se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos da América, a advogada e política norte-americana usou um “look” branco total, nomeadamente um fato de duas peças assinado por Carolina Herrera e uma blusa com laçada na gola criada pela estilista americana Tory Burch. Uma referência ao sufrágio feminino. No que aos acessórios diz respeito, também não é coincidência que tenha escolhido joias de marcas fundadas por mulheres.

Há muito que a cor branca é associada ao movimento sufragista, que começou em meados dos anos 1840 com o objetivo de garantir que as mulheres tinham o direito ao voto – algo que só aconteceu em 1920. As mulheres usavam vestidos brancos com faixas no mesmo tom em ocasiões importantes, como marchas, para darem uma visibilidade extra a esta causa. 

O tributo prestado por Harris ganha um significado ainda mais especial em 2020, porque este ano assinala o 100º aniversário da conquista do direito ao voto feminino. E Harris não é a única. Percorra a galeria e veja outras ocasiões em que o branco foi muito mais do que uma escolha de moda.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Relacionados

Mais no portal