O número 254 da Rua Augusta em Lisboa, mais conhecido por Vans Rua Augusta, acolhe desde esta semana, a mais recente montra sustentável criada pela artista portuguesa Pitanga.

O desafio foi lançado pela marca, que neste época festiva disponibilizou uma das suas montras, para mostrar o que de melhor se faz em Portugal ao nível da expressão criativa. Joana Rodrigues – de nome artístico Pitanga –  aceitou este convite em forma de desafio e apresentou uma montra inigualável, que nos faz mergulhar no seu imaginário de cores vívidas e personagens apaixonantes.

“Aceitei este desafio da Vans com bastante entusiasmo por ser uma marca a quem me ligo bastante, principalmente pelos valores que nos passam. A minha proposta criativa assenta na mensagem de união, amor e compaixão, que gostava de espalhar por todas as culturas e espaços.”

Pitanga

Na base deste projeto está ainda uma preocupação latente com a consciência sustentável em reduzir o desperdício. Desta forma, Pitanga usou stock descontinuado Vans, dando-lhe um novo propósito inspiracional e artístico, numa instalação que ficará até ao final do ano em exposição na loja.

“Abordo a vertente da sustentabilidade através da utilização de tintas à base de água e menos poluentes, bem como abraçando o conceito de upcycling, reutilizando peças das lojas em fim de vida e transformando-as em peças de arte conceptual, enquadradas num ambiente de cor e magia”, afirma Pitanga.

Sob forma de apresentação, apoio e divulgação do trabalho de Pitanga, a Vans também disponibiliza nesta montra, um QR Code para acesso a uma pequena biografia da artista.

Num ano tão atípico, a Vans pretende apelar à sua comunidade para tornarem esta temporada festiva especial, através da expressão criativa, ou seja “ Make it Special”. Esta montra sustentável é apenas um exemplo, que pretende funcionar como inspiração aos demais. A união em torno da criatividade, particularmente nesta altura de pandemia global, tem um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar individual e coletivo.

Esta a ação irá replicar-se em lojas Vans de outros países europeus, apoiando os seus artistas locais.

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