@carlotasardinhaa

A moda é, muitas vezes, um reflexo dos tempos que correm.

Este ano, em pleno contexto de pandemia, faria sentido que todos nós adotássemos as peças confortáveis como “uniformes” para o dia-a-dia. Contudo, de acordo com dados internos do Google, continuamos a divertir-nos e a expressar-nos através das roupas sem nos tornarmos uma sociedade escrava do loungewear.

Prova disso é que os visuais clássicos dos anos 2000 foram muito procurados no motor de pesquisa. Uma estética que claramente não prioritiza o conforto, ou foi pensada para pessoas em regime de teletrabalho. Quem se imagina a trabalhar com um “look” de ganga sobre ganga, tops curtíssimos ou com a tanga à vista? Não, obrigada.

Porém, este não é o termo que ocupa o primeiro lugar da lista Year in Search de 2020. Curiosa em relação aos resultados? Conheça-os abaixo:

“Indie style”

O estilo indie está intrinsecamente ligado ao estilo retro, outra tendência que consta nesta lista. O facto de ambos terem disparado em popularidade reflete que as pessoas decidiram explorar formas de vestir, em vez de se renderem aos fatos de treino. A minissaia xadrez dos anos 1990 fez um regresso triunfal, sendo que é uma peça indie que preenche todos os requisitos num ano que poderia ter sido de conformidade.

“Streetwear style”

Continuando em modo saudosismo, streetwear — a estética casual e confortável que definiu muitas das tendências dos anos 1990 — foi o segundo termo mais pesquisado pelos utilizadores do Google. Tendo em conta que Kim Kardashian está a tentar trazer os fatos de treino em veludo de volta através da sua marca de shapewear e loungewear, a SKIMS, não é surpreendente que este tipo de visuais tenha feito furor este ano.

“Alt style”

Esta tendência é sobre expressar identidade cultural através da moda e, geralmente, gira em torno de subculturas como, por exemplo, a gótica, emo ou soft grunge. Este ano, o cardigã tornou-se bastante popular entre as influencers na casa dos 20, incluindo Bella Hadid e Kaia Gerber.

“Urban style”

Semelhante ao streetwear, é uma tendência à qual às pessoas aderiram, mesmo estando dentro de casa. É muito provável que a sua popularidade se prenda com a série documental da Netflix “The Last Dance”, que segue a equipa da NBA Chicago Bulls ao longo dos anos 1990 e (re)lembrou os fãs do estilo icónico de Michael Jordan fora dos campos de basquetebol.

“Skater girl style”

A viagem nostálgica continua com este estilo a aparecer entre as tendências mais populares. As minissaias em padrões arrojados, os gorros, os tops que deixam a barriga à mostra, os Vans e as calças de ganga rasgadas e oversized estão de volta – e em grande força.

“‘80s style clothing”

O vestido-sweater foi a resposta para quem procurava elevar os visuais para trabalhar em casa. Trata-se de uma tendência que veio diretamente dos arquivos dos anos 1980.

“Boho style”

Embora este estilo seja sinónimo da temporada de festivais, sem estes eventos, a versão de 2020 aproximou-se do fenómeno da estética “cottagecore”, que celebra a idealização de uma vida rural e ganhou a atenção do público nos últimos meses, com o lançamento do álbum mais recente de Taylor Swift.

“E girl style”

Embora tenhamos ficado em casa, continuámos a procurar ligações sociais e entretenimento. Por isso mesmo, o TikTok teve um ano fantástico, sendo que muitas pessoas procuraram a rede social chinesa para exibirem os seus dotes para a dança e escolhas de moda. Cada subcultura na plataforma tem o seu próprio hashtag e um dos mais populares era #EGirls. 

“Y2K style”

Bella Hadid e Kendall Jenner adoram o estilo clássico dos anos 2000, composto por calças de ganga e um crop top. O derradeiro visual dessa era? A tanga à mostra, que este ano conquistou figuras como, por exemplo, Emily Ratajkowski e Kim Kardashian.

“Retro style”

O regresso do lenço na cabeça, popularizado por Jackie Kennedy nos anos 1960, dos jeans flare boca-de-sino, da minissaia xadrez dos anos 1990 e das boinas marcou um ano surpreendentemente elegante para quem mal saiu de casa.

Palavras-chave

Relacionados

Moda

Moda. As fórmulas de Diana que as influencers ainda recriam hoje em dia

Diana era, é e, muito provavelmente, sempre será um ícone de estilo.

Imagem de Sucesso

Loungewear. A tendência ideal para descomplicar a moda em tempos de pandemia

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, falo sobre a importância das peças concebidas especificamente para usar em casa.

Moda

Conheça uma das tendências fortes da próxima primavera

Tivemos acesso a um vislumbre das propostas da Mango para a nova temporada, e já podemos adiantar o que vai fazer sucesso em 2021.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.