@emilisindlev

Quando foi a última vez que ‘deu uma volta’ ao seu guarda-fatos? Se não se lembra, provavelmente já passou demasiado tempo.

Jen Rowe, organizadora profissional, partilhou com o site da revista “InStyle” que (re)organizar o guarda-roupa pode ser uma tarefa árdua e, por vezes, as pessoas evitam fazê-lo de todo porque ser uma experiência que mexe demasiado com as emoções.

Segundo a especialista, quer seja o visual que usou para o casamento da sua melhor amiga ou as calças de ganga que elegeu para o primeiro encontro com o seu companheiro, este tipo de ligações tornam o processo de separação ainda mais difícil. Contudo, o segredo para um closet bem-sucedido não é ignorar os laços emocionais, mas sim dissecar o vestuário *peça por peça*.

Ficou curiosa em relação ao método? Rowe explica que fica completo em apenas quatro passos. Conheça-os, abaixo.

Primeiro, tire tudo cá para fora

Sejamos sinceras: quantas vezes já vasculhou o armário à procura de uma blusa e, em vez disso, acabou por encontrar uma peça que já não via há meses (ou talvez anos)? Provavelmente já perdeu a conta. É por isso que o primeiro passo para organizar o guarda-roupa é esvaziá-lo, ou seja, tirar as roupas dos cabides, gavetas e prateleiras.  Assim, poderá fazer um inventário daquilo que tem, descobrir tesourinhos enterrados e eliminar artigos que nunca mais vai usar.

Segue-se um sistema de zonas

Agora que tem tudo fora do armário, separe os artigos por categorias como, por exemplo, tops, gangas, roupa de treino, etc., para ter um sentido de estrutura. A partir daí, Rowe sugere criar aquilo a que chama “zonas de descarte”, incluindo um monte para doar, um monte para vender e um monte para deitar fora, delimitadas por placas feitas por si.

“O método de zonas evita que os itens se misturem enquanto faz escolhas”, explica a organizadora profissional. “Os montes para doar e vender devem incluir peças que ainda estão em boas condições, mas já não funcionam no seu guarda-roupa. Para além disso, considere criar uma categoria para artigos que não usa porque precisam de ser arranjados”.

Estabeleça critérios críticos

O próximo passo é editar o guarda-roupa. A melhor forma de fazer isto é é avaliar cada item individualmente e fazer uma lista de critérios críticos que devem ser respeitados. Assim, fica garantido que irá ter mais fatores em consideração do que as tendências do momento.

“Pense se um item é o seu melhor, o seu favorito ou necessário”, diz Rowe à InStyle. “Se ele não se encaixar em nenhuma destas três categorias, considere desfazer-se dele e colocá-lo na zona de descarte adequada”.

Durante este processo, lembre-se de que as coisas não têm de acontecer todas de uma vez. Se precisar de mais tempo para pensar num determinado artigo (ou artigos), faça uma pausa. Não deve sentir-se pressionada a tomar decisões rápidas.

Aposte na regra do “um fica, outro vai”

Depois de condensar o seu guarda-roupa com sucesso, começa o verdadeiro desafio: mantê-lo. E há uma regra que, segundo Jessica Rowe, torna tudo bem mais fácil.

“A regra do ‘um fica, outro vai’ significa que não vai levar mais artigos para casa, a não ser que pretenda desfazer-se de um número igual”, esclarece. “Ter isto em mente não só ajudará a gerir o tamanho do guarda-roupa, como também será útil para driblar compras por impulso em favor de compras mais significativas”.

Palavras-chave

Relacionados

Moda

Moda. Este são os básicos que vamos querer usar em 2021

São seis e vamos vê-los em todo o lado nos próximos meses.

Moda

As cores essenciais para elevar qualquer guarda-roupa de inverno

São seis e nenhuma delas é o preto.

Moda

Um guarda-roupa de inverno está incompleto até incluir estes sapatos

Não são consensuais no mundo da moda, mas as influencers adoram-nos... e nós também.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.