Imagens: Getty Images

Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, Joe Biden e Kamala Harris juraram a Constituição americana, tornando-se assim o 46º presidente e a primeira vice-presidente de origem afro-indiana, respetivamente, dos Estados Unidos.

Com os olhos do mundo postos em Washington, D.C., algumas das mulheres que marcaram presença na cerimónia usaram a moda como forma de expressão política ao escolherem visuais carregados de simbolismo. Tanto Harris como Michelle Obama apostaram em criações de designers negros para a ocasião, tendo usado peças assinadas pelos estilistas Christopher John Rogers e Sergio Hudson.

Mas foi através de uma cor específica que algumas das maiores mensagens do evento chegaram ao público. Do “look” tom de amora elegido por Obama ao violeta de Kamala e Hillary Clinton, o roxo (nas suas muitas variações), acabou por estar em grande destaque. E o significado desta iniciativa é muito mais profundo do que as tendências do momento. Em primeiro lugar, é a cor da realeza, como sublinha a historiadora Gwendolyn Dubois Shaw, em declarações ao site da revista “Town&Country”.

“A nossa democracia nasceu de uma monarquia e situação colonial. Nunca tivemos a nossa realeza, portanto tendemos a projetar esse desejo”, explicou.

Esta é também a cor do Coração Púrpura, uma condecoração militar americana outorgada em nome do Chefe de Estado a todos os integrantes das Forças Armadas que sejam feridos ou mortos em serviço. Passando à literatura, a tonalidade consta no título do romance vencedor de um Prémio Pulitzer “A Cor Púrpura” (1982), de Alice Walker, que fala sobre temas que ainda marcam a atualidade americana como, por exemplo, a discriminação racial e de género.

O roxo serviu também para prestar tributo às mulheres que fazem parte da História.  Segundo a revista “Cosmopolitan”, o visual da nova primeira-dama será uma homenagem a Shirley Chisholm — a primeira mulher a concorrer à Presidência dos Estados Unidos em 1972 — por ser esta a cor que a candidata usou nos panfletos da sua campanha eleitoral. E, claro, a cor evoca também o feminismo, por estar presente na bandeira sufragista.

Por fim, mas não menos importante, a moda foi ainda sinal de união. Isto porque a mistura de vermelho e azul — as cores que representam, respetivamente, os partidos Republicano e Democrata — resulta em roxo. Uma apelo para que os americanos se foquem naquilo que os aproxima, e não no que os separa. 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Faits Divers

A saga continua? Os acontecimentos que estão a marcar o início de 2021

Ainda nem saímos da primeira quinzena de janeiro e já temos uma lista de situações que estão entre o estranho, o trágico e o surpreendente.

Faits Divers

A sério que ainda julgamos as mulheres pelo número de namorados que tiveram?

Michael B. Jordan tem uma nova namorada, cujo historial romântico está a dar que falar nas redes sociais. Curiosamente, pouco ou nada se diz sobre o passado do ator.

Mais no portal

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Saúde

Vírus que ataca plantas de feijão-frade pode proteger os pulmões do cancro metástico

A técnica preveniu, ou pelo menos minimizou, a disseminação de tumores malignos e melanoma em ratos-domésticos.

Nas Bancas

A ACTIVA de outubro, com Vera Kolodzig na capa, chega amanhã às bancas!

Uma edição sobre mulheres cujas vozes activas são forças de mudança.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.