Imagens: Getty Images

Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, Joe Biden e Kamala Harris juraram a Constituição americana, tornando-se assim o 46º presidente e a primeira vice-presidente de origem afro-indiana, respetivamente, dos Estados Unidos.

Com os olhos do mundo postos em Washington, D.C., algumas das mulheres que marcaram presença na cerimónia usaram a moda como forma de expressão política ao escolherem visuais carregados de simbolismo. Tanto Harris como Michelle Obama apostaram em criações de designers negros para a ocasião, tendo usado peças assinadas pelos estilistas Christopher John Rogers e Sergio Hudson.

Mas foi através de uma cor específica que algumas das maiores mensagens do evento chegaram ao público. Do “look” tom de amora elegido por Obama ao violeta de Kamala e Hillary Clinton, o roxo (nas suas muitas variações), acabou por estar em grande destaque. E o significado desta iniciativa é muito mais profundo do que as tendências do momento. Em primeiro lugar, é a cor da realeza, como sublinha a historiadora Gwendolyn Dubois Shaw, em declarações ao site da revista “Town&Country”.

“A nossa democracia nasceu de uma monarquia e situação colonial. Nunca tivemos a nossa realeza, portanto tendemos a projetar esse desejo”, explicou.

Esta é também a cor do Coração Púrpura, uma condecoração militar americana outorgada em nome do Chefe de Estado a todos os integrantes das Forças Armadas que sejam feridos ou mortos em serviço. Passando à literatura, a tonalidade consta no título do romance vencedor de um Prémio Pulitzer “A Cor Púrpura” (1982), de Alice Walker, que fala sobre temas que ainda marcam a atualidade americana como, por exemplo, a discriminação racial e de género.

O roxo serviu também para prestar tributo às mulheres que fazem parte da História.  Segundo a revista “Cosmopolitan”, o visual da nova primeira-dama será uma homenagem a Shirley Chisholm — a primeira mulher a concorrer à Presidência dos Estados Unidos em 1972 — por ser esta a cor que a candidata usou nos panfletos da sua campanha eleitoral. E, claro, a cor evoca também o feminismo, por estar presente na bandeira sufragista.

Por fim, mas não menos importante, a moda foi ainda sinal de união. Isto porque a mistura de vermelho e azul — as cores que representam, respetivamente, os partidos Republicano e Democrata — resulta em roxo. Uma apelo para que os americanos se foquem naquilo que os aproxima, e não no que os separa. 

Palavras-chave

Relacionados

Faits Divers

A relação das mulheres com o batom vermelho está enraizada na História

A cor é conhecida por aumentar instantaneamente a confiança de muitas mulheres, mas também é um símbolo histórico de poder.

Faits Divers

A saga continua? Os acontecimentos que estão a marcar o início de 2021

Ainda nem saímos da primeira quinzena de janeiro e já temos uma lista de situações que estão entre o estranho, o trágico e o surpreendente.

Faits Divers

A sério que ainda julgamos as mulheres pelo número de namorados que tiveram?

Michael B. Jordan tem uma nova namorada, cujo historial romântico está a dar que falar nas redes sociais. Curiosamente, pouco ou nada se diz sobre o passado do ator.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.