A Mango continua a avançar no seu caminho da sustentabilidade, um dos seus pilares estratégicos. A empresa segue empenhada no grande desafio de contribuir para uma indústria da moda mais ética e sustentável, através de iniciativas que reduzem o impacto no ambiente. Desde a assinatura do Fashion Pact em 2019, a gigante espanhola assumiu compromissos firmes em áreas como o produto, a redução de emissões e resíduos, a economia circular, a biodiversidade, a transparência e a rastreabilidade.

A coleção Mango Committed foi evoluindo até se converter numa coleção permanente da empresa que engloba todas as peças com características sustentáveis das diferentes linhas da Mango. Nesta estação, 79% das peças de Mango já fazem parte da coleção Committed e a empresa prevê alcançar 100% em 2022. O uso de fibras e processos sustentáveis permite reduzir o impacto no ambiente e contribuir para uma economia circular.

Quanto ao uso de fibras sustentáveis, a Mango definiu o objetivo de chegar a ter 100% de algodão sustentável e 50% de poliéster reciclado nas suas coleções antes de 2025. Em 2030, a Mango prevê chegar a 100% de fibras celulósicas de origem controlada e rastreável (como, por exemplo, o lyocell, a viscose e o modal, entre outros).

“Temos o compromisso de continuar a trabalhar para ser uma empresa cada vez mais sustentável. É por isso que estamos a dar grandes passos em projetos muito ambiciosos e que vão permitir minimizar o nosso impacto e alcançar os exigentes objetivos de sustentabilidade que definimos”, afirma Toni Ruiz, diretor geral da Mango.

Mais parcerias

Como parte do compromisso assumido com a assinatura do Fashion Pact, relativo ao pilar da biodiversidade, a partir do próximo mês de abril, a Mango começará uma colaboração com a Associação Vellmarí, fundada em 1993 e liderada por Manu San Félix. Manu é biólogo, mergulhador, fotógrafo e explorador da National Geographic, e o seu objetivo é aproximar a natureza das pessoas, fasciná-las e inspirá-las para que entendam a importância dos oceanos para as nossas vidas.

Esta associação sem fins lucrativos dedica-se a realizar projetos de conservação e educação no Mediterrâneo a partir da sua base em Formentera. Concretamente, a Mango apoiará o projeto Posidonia Lab, um projeto pioneiro de conservação que integra a inovação, investigação, educação e consciencialização para a proteção da posidónia, uma espécie endémica do Mediterrâneo. Nas palavras de Manu San Félix: “Acreditamos que a educação dos mais jovens é a forma de mudar o futuro para melhor, para que aprendam a fazer bem o que nós fizemos mal.”

Menos sacos de plástico 

A Mango persegue o seu projeto de substituição de sacos de plástico da cadeia de fornecimento por sacos de papel. O objetivo da empresa é eliminar, de forma progressiva e em colaboração com os seus fornecedores, todos os sacos de plástico utilizados para distribuir os produtos ao longo da cadeia de produção. Desta forma, depois de finalizado o projeto, a Mango deixará de utilizar cerca de 160 milhões de sacos de plástico anualmente. A partir de abril deste ano, a Mango começará a implementar este projeto com os seus fornecedores da Turquia e, progressivamente, continuará com os restantes países nos próximos meses.

A melhoria da eficiência energética no design das novas lojas é outro dos projetos em que a empresa está a trabalhar. Para tal, o novo conceito de loja conta com um sistema de iluminação e climatização mais ecoeficientes, e um design que integra materiais sustentáveis, como tintas naturais e materiais recicláveis, entre outros.

A Mango recolheu 42 toneladas de peças durante 2020, através do projeto de reciclagem que leva a cabo com a ajuda da Moda re-. As peças são recolhidas em pontos de venda Mango para reutilização, reciclagem e valorização energética. Em 2020, a Mango contava com 610 pontos de reciclagem nas suas lojas de 11 países e, em 2021, este serviço será ampliado para países como Áustria, Itália, Polónia, Turquia, Suíça e Rússia, com mais de 200 novos pontos de reciclagem.

Maior transparência

Além disso, no passado mês de outubro, a Mango publicou na sua página empresarial a lista de fábricas de produção de primeiro nível (Tier 1), seguindo os requisitos da Transparency Pledge Standard, uma iniciativa que advoga a transparência nas cadeias de fornecimento da indústria da confeção e do calçado. Para 2022, a marca tem como objetivo dar visibilidade às fábricas de segundo e terceiro nível. Para Beatriz Bayo, diretora de RSE da Mango, “a publicação desta informação é uma ferramenta poderosa para o fortalecimento dos direitos das pessoas que trabalham em confeção, bem como para promover a responsabilidade nas cadeias de fornecimento globais dentro do setor da moda.”

O novo editorial Mango Committed foi protagonizado pelos modelos Felice Noordhoff e Hamid Onifade, fotografado por Ronan Gallagher e captado em vídeo por Manson em Betlem, Maiorca. Na coleção de silhuetas descontraídas, predominam os tecidos naturais, como linho e algodão, em tons crus e terracota.

Palavras-chave

Relacionados

Moda

É possível recriar o estilo de Irina Shayk por menos de 40 euros

A modelo russa foi fotografada a usar uma peça que está ao alcance de todas nós.

Moda

Sara Sampaio rendida a colete espanhol de 26 euros

Veja como recriar o estilo da modelo portuguesa a preços bem simpáticos.

Moda

Mango lança coleção exclusiva de vestidos com Sofía Sanchez de Betak

Saiba quando estarão disponíveis!

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.