@cantelisboa

Nesta segunda-feira, 26 de abril, assinala-se o Dia da Produção Nacional. Uma data comemorativa que visa sensibilizar a população para a importância social económica da produção nacional, nomeadamente o combate ao desemprego, a dinamização da oferta, o equilíbrio da balança comercial e o contributo para a afirmação dos produtos portugueses nos mercados externos.

Reunimos alguns exemplos de marcas portuguesas muito bem-sucedidas no setor da moda, tanto a nível nacional como internacional, que levam a nossa bandeira além-fronteiras.

Salsa

A Salsa nasceu em 1994, em Vila Nova de Famalicão, no seio de uma empresa familiar. Conhecida essencialmente pelo denim, está presente em 35 países, é comercializada em mais de 250 pontos de venda (marca própria e shop-in-shop) e em mais de dois mil clientes multimarcas. É também a líder nacional do mercado das calças de ganga.

Um dos seus grandes trunfos da Salsa é o facto de ter em conta a singularidade de cada um. Ou seja, tem como objetivo criar peças que se adaptem ao corpo como uma segunda pele, oferecendo conforto e sensualidade. Uma estratégia que resulta na de mais de 20 modelos para mulher e homem.

Parfois

Muitos pensam que esta empresa de venda de bijuteria, acessórios de moda, roupa e calçado é francesa, mas a trata-se de uma marca nacional sediada no Porto. Tudo começou em 1994, graças à visão e garra de Manuela Medeiros, que na altura tinha 42 anos e tinha o objetivo de democratizar o acesso à moda a todas as mulheres.

Passados 27 anos, o sonho tornou-se realidade e superou todas as expectativas: a Parfois está presente em 65 países, sendo que Espanha e Portugal representam os maiores mercados, com 318 e 148 pontos de venda, respetivamente.

Josefinas

O nome não engana: é uma marca portuguesa, com certeza. Aliás, no que diz respeito a calçado “made in Portugal”, é uma das “mais mediáticas nos media internacionais”, diz a Marketeer.

Batizada em homenagem à avó da fundadora, Filipa Júlio, conta com modelos inspirados por um particular fascínio pelo ballet. De S. João da Madeira para o mundo, estas bailarinas já percorreram o globo, tanto no ciberespaço como nos pés de conhecidas influencers, incluindoChiara Ferragni, Aimee Song.

Cantê

Contar esta história é resumir um dos grandes casos de sucesso do empreendedorismo português; de um projeto idealizado por Mariana Delgado e Rita Soares, duas amigas que davam os primeiros passos nas respetivas carreiras de arquitetas e decidiram fazer do amor partilhado pela praia um negócio.

O nome Cantê, uma adaptação da palavra portuguesa “canté”, que significa “oxalá”, é profético. Atualmente empregam 14 pessoas a tempo inteiro e cimentaram a sua posição como pioneiras do conceito de fatos de banho made in Portugal

Palavras-chave

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.