Como surgiu a ideia de uma linha de swimwear? E quais foram as principais inspirações durante o processo criativo?

Há uns anos comecei o meu canal de youtube que começou a crescer e depois dediquei-me mais ao Instagram que me deu uma base para poder pensar em, um dia, criar uma marca minha, o que sempre foi algo com que sonhei: criar algo com o meu nome. Nunca pensei que fosse tão cedo, mas a ideia surgiu numa manhã, em maio de 2020, minha e da minha mãe. Na altura, até achei que a ideia era meio descabida porque sou tão nova e provavelmente não ia passar de uma ideia. Mas com a pandemia todos tivemos demasiado tempo “parados” e decidi avançar. Comecei a pensar no que queria e a ter ideias tanto para os produtos como para a imagem que queria transmitir. A ideia sempre foi ter uma marca 100% portuguesa e, nesse sentido, começamos a procurar fábricas para produzir. Foram longos meses de pesquisa, os prazos foram todos atrasados devido à pandemia, porém, consegui e no passado dia 19 de março lancei finalmente a Jorita Collection.

Em relação à inspiração, sempre quis criar algo com a qual me identificasse e que compraria. As palavras que levei sempre comigo desde o início foram: qualidade, elegância e simplicidade, e acho que no final do primeiro lançamento a marca representa esses três ideais. Queria peças coloridas e apostar nos tons neutros, para servir todos os gostos. Quis também ter um biquíni para cada tipo de pessoa, corpo e idade, mais maduros, mais elaborados, mais sexys e mais elegantes e temos tudo isso na coleção.

Pretende alargar a coleção para além do swimwear?

Começámos pelos biquínis por ser algo que adoro e, apesar do mercado ter muita oferta, também tem muita procura e acho que a Jorita Collection se destaca de alguma maneira no meio das marcas de swimwear. A ideia é expandir também para uma coleção de homem, acessórios de praia e o que surgir… Não estou presa ao tema de verão, se quiser fazer roupa casual farei, o que também é um grande sonho meu.

Esta aventura pelo mundo da moda foi um caminho de muitos obstáculos?

Acho que o maior obstáculo no mundo da moda é ter criatividade e criar algo que nos diferencie das restantes marcas, mas eu fiz o que gostava, tem a minha identidade e foi criado tudo com muita dedicação e amor e acho que, quando é assim, natural, só pode correr bem.

O que a motivou, com apenas 22 anos, a criar a sua própria marca de biquínis?

Sempre gostei de moda, sempre fui vaidosa e está dentro de mim, tenho seguidores incríveis, pessoas na minha vida pessoal que me fizeram acreditar que também posso criar e que devo acreditar em mim. Se com 22 anos tive a oportunidade de fazer algo que sempre quis, achei que não a devia deitar fora e arrisquei.

Qual é a sua área de estudo? E como é que, enquanto jovem estudante, concilia isso com o seu trabalho de influencer?

Estou, atualmente, a tirar a Licenciatura em Gestão em Leiria, e quero acabar o curso porque acho que me pode ser útil no futuro. Contudo, neste momento não pretendo exercer quando terminar. Ser criadora de conteúdos e ter a minha marca deixa-me mais realizada e enquanto tiver sucesso é isso que vou continuar a fazer, mas pretendo acabar a licenciatura no próximo ano e talvez fazer um mestrado em Marketing. Este ano de 2021, começou muito bem para mim, com muito trabalho, na área que gosto, nas redes socias e, agora, com a marca tenho uma agenda cheia e a faculdade acaba por ficar um pouco de parte.

Enquanto jovem empreendedora, que conselhos daria a alguém que está a pensar começar a sua própria marca?

Arriscar! Acreditar em nós mesmos. Prefiro sempre tentar e não dar, do que nunca tentar e nunca vir a saber se daria certo ou não. Decidi arriscar mais porque, ao longo de quatro anos fui criando uma presença nas redes sociais, e por isso dei à marca o meu nome de Instagram, para ficar associada e ser reconhecida por isso logo numa fase inicial. Nada começa com o maior sucesso do mundo, temos que ter paciência e nunca desistir do que acreditamos.

Como tem sido o feedback?

Tem sido incrível, sempre acreditei no meu trabalho, mas ser reconhecida por pessoas que não me conhecem é muito gratificante e estou muito feliz por todas as mensagens que me mandam. Só me dá mais vontade de continuar e criar mais coisas novas.

Quais são os planos para o futuro?

No futuro, quero terminar a minha licenciatura e depois explorar o que tenho vindo a fazer. Depois gostava de me dedicar a 100% à minha marca e às redes sociais e, claro, tenho objetivos pessoais que quero concretizar quando estiver estável a nível profissional. O meu grande objetivo é conseguir que as pessoas acreditem mais nelas, fazê-las arriscar, que se valorizem e quero ser uma inspiração para todas as pessoas que me seguem, seja enquanto criadora de conteúdos, seja agora como criadora da Jorita Collection.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

Como usar jeans no trabalho e redefinir o conceito de "business casual"

Aqui ficam algumas ideias de visuais elegantes com calças de ganga.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.

Lifestyle

Healthy V.: o novo spot de comida vegan e vegetariana no Príncipe Real

Um espaço inteiramente dedicado ao conceito de #VegetarianComfortFood

Moda

5 tendências que vamos ver em todas as festas este ano

As propostas das marcas para a época festiva provam que socializar é fabuloso