Um hino às mulheres portuguesas, esta marca é inspirada em mulheres reais. As Deolindas é pensada para mulheres independentes, que elevam a nossa história. Os modelos são intemporais e versáteis, marcados pela qualidade, e feminilidade, para que estas peças possam ter um lugar especial nos nossos armários (e corações), durante vários anos.

Nós estivemos à conversa com a fundadora, Sónia Teixeira, que nos explica como este sonho de criança tem tanto sucesso e quais os principais pilares que a marca pretende transmitir.

Torna-se mais difícil lançar uma coleção de sucesso em plena pandemia?

A pandemia do coronavírus, apesar dos impactos negativos, trouxe também benefícios especialmente para os negócios de venda on-line e, As Deolindas é também um exemplo disso. Este foi um período de bastante crescimento! Percebemos que houve muitas pessoas que começaram a pesquisar e a explorar o online, que até aí não conheciam. Várias pessoas entraram em contacto connosco para nos dizer que era a primeira vez que faziam uma compra online. Claramente as pessoas sentiram essa necessidade de estarem mais conectadas e a nossa marca saiu a ganhar.

Apresentamos muita cor e as pessoas estavam a precisar disso! Identificaram-se com a identidade das peças e com todo o conforto e versatilidade que as caracterizam. Tudo ocorreu naturalmente. Não foi difícil lançar a coleção, conseguir comunicá-la e alcançar bons resultados.

A solidariedade entre mulheres é algo muito poderoso. Foi assim que surgiu essa parceira com a marca de acessórios Alice & co?

As Deolindas e a Alice&Co são duas marcas que estão emocionalmente ligadas, somos família! Há uma ligação gigante e também não é a primeira vez que fazemos uma colaboração. Em 2018 criamos uma coleção cápsula de vestuário e ficou pendente a colaboração com acessórios.  Esta coleção que lançamos agora já estava pensada há bastante tempo e julgamos que esta seria a altura certa para mimar as nossas clientes com modelos exclusivos que complementam os looks. Foi assim que surgiram estas quatro peças de acessórios, um colar, uns brincos e duas pulseiras.

Como é que o confinamento criou obstáculos à criação desta coleção e a esta parceria?

Na verdade, o confinamento não nos criou obstáculos à criação desta coleção e veio até mesmo impulsionar o lançamento da parceria com Alice & Co. Tudo ocorreu tranquilamente, dentro das regras impostas e de acordo com o bom senso que nos é devido. Não houve qualquer entrave nos processos de criação uma vez que já a tínhamos planeado e preparado para o lançamento que ocorreu numa fase complicada da pandemia.  Geograficamente, todos os nossos fornecedores são muito próximos de nós e por essa razão também não tivemos problemas com as compras e a sua aquisição. Nunca foi necessário fechar o atelier e os trabalhos ocorreram dentro da normalidade.

O que inspirou esta coleção?

Para a criação desta coleção inspirei-me em mulheres reais e essas mulheres têm nome! Quando penso numa coleção há sempre uma mensagem que procuro passar e essa mensagem vem através da história e da personalidade das mulheres em quem me inspiro. Por vezes as mulheres em causa aparentemente, e aos olhos das outras pessoas, nada têm em comum mas aos meus olhos, e durante a fase de criação, sim.  Só as juntando é possível dar força à mensagem a que me proponho transmitir. Cada uma destas mulheres tem uma experiência de vida e uma necessidade diferente e é na versatilidade das peças que procuro satisfazer cada uma delas. 

Quais são os best-sellers de As Deolindas?

O vestido Ariana é sem dúvida a nossa peça mais querida. Foi desenvolvido em várias cores e o seu corte foi pensado para que a mulher que o veste se sinta elegante e muito confortável. Resulta bastante bem por ser uma peça que, apesar de arrojada, com os seus folhos e leveza, assenta bem a vários biótipos de corpo. Nesta coleção, em particular, destaco o vestido Diana. É uma peça bicolor, de trespasse, muito elegante e igualmente confortável. Muito fácil de se usar.

Estes dois vestidos, são peças que dependendo da escolha dos acessórios e tipo de calçado, podem ser vestidas para levar a uma festa ou para usar no seu dia-a-dia. São peças versáteis que se adaptam a várias ocasiões.

Num mercado atualmente tão dinâmico, o que distingue esta marca das restantes?

As Deolindas é uma marca de emoções. Não é de todo uma marca para massas nem o pretende ser. É uma marca que pretende relacionar-se com as suas clientes fomentando o vínculo cliente e peça de vestuário. Acredito que esta relação torna o processo de compra especial. As peças carregam uma história e diferenciam-se pela qualidade. Todo processo, desde a criação, às compras, à produção, até ao momento de entrega ao cliente é feito ou acompanhado por mim. Todas as peças são produzidas manualmente, tendo a possibilidade de ser alterada pelo cliente, relativamente ao ajuste ou aparência da mesma. Procuramos produzir peças que sejam desejadas e que sejam compradas porque são especiais e não para ser apenas mais uma para acumular no guarda-fato.

O seu trabalho é inevitavelmente slow-fashion. Considera que essa é a alternativa para o futuro e uma forma de despertar consciências? Que mudanças vê nos hábitos de consumo e como pode a moda adaptar-se?

Sem dúvida que, hoje em dia, existe uma preocupação, cada vez maior, com a importância de as marcas serem mais conscientes. É por isso que os hábitos de consumo se têm vindo a alterar e a moda tem de se adaptar indo ao encontro das necessidades de consumidor.

As pessoas dizem-me abertamente que preferem investir numa peça produzida manualmente, com toda a dedicação e cuidado, comprando o que é nacional.

Julgo que o relacionamento cliente e peça de vestuário pode mudar a mentalidade das pessoas ao nível do consumismo e deixar de olhar para a peça julgando-a só pela sua aparência. Uma peça de vestuário é muito mais que isso. Fomentando este vínculo com a peça, evitamos o descarte precoce das peças, isto porque as pessoas relacionaram-se de uma forma diferente. Há algo de emocional que as une.

A mulher que compra As Deolindas aprecia a peça, valoriza-a e trata dela com carinho e cuidado e isso não me podia deixar mais feliz!

As questões da sustentabilidade estão presentes no ADN da marca? De que forma?

A questão da sustentabilidade é algo que está muito em voga hoje em dia e, apesar de não ser a bandeira que quero levantar, tenho várias preocupações a este nível. No caso de As Deolindas, atualmente, todos os tecidos que escolhemos para as nossas coleções são produzidos por fornecedores locais, em indústrias no norte do país, e sempre que possível selecionamos tecidos produzidos com matérias-primas recicladas, tal como o poliéster reciclado. Todas as peças são produzidas manualmente no nosso atelier, e todas estas facilidades ajudam a conseguir ter uma marca mais sustentável. Somos orgulhosamente uma marca 100% nacional. Além disso, também as etiquetas e todo o material de embalagem das peças foi pensado com materiais recicláveis.

Quais são os planos para o futuro?

Não temos grandes estratégias definidas. Tentamos sempre ir aproveitando as diversas oportunidades que vão surgindo, com empenho e dedicação. O lema é nunca dar um passo maior do que a perna, sentir cada degrau que se vai subindo e apreciá-lo, sem aspirar estar lá em cima. Estamos a crescer e a ganhar algum reconhecimento, mas queremos fazer o percurso lentamente. Enquanto fundadora, quero que As Deolindas seja uma marca coerente, sustentada e que se relacione emocionalmente com cada uma das suas clientes. Vou continuar a apostar no online e a trabalhar fortemente a comunicação individual e personalizada com cada pessoa, mantendo a maior proximidade possível.

Há uma clara mensagem de empreendedorismo feminino que se pretende transmitir nas suas peças…

Claro que sim! As Deolindas é uma marca para mulheres independentes, que não pertencem a nenhuma classe social, nem faixa etária, mas que têm a garra e o poder de fazer acontecer. As peças intemporais e versáteis são as maiores aliadas a quem empreende. As mulheres Deolinda têm atitude e são conscientes no que respeita o meio ambiente e às questões sociais. São mulheres que acrescentam e que elevam a nossa história e a história de cada uma das nossas peças.

Confira algumas das nossas peças favoritas na galeria em baixo.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Das bombas de 75 a

Das bombas de 75 a "vice" do Parlamento? Quem é e como pensa Diogo Pacheco de Amorim

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

Recorde os visuais das mulheres Grimaldi no Baile da Rosa

Recorde os visuais das mulheres Grimaldi no Baile da Rosa

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

IPMA espera neve na Madeira na Páscoa devido à depressão Nelson

Vamos tomar um chá?

Vamos tomar um chá?

Ténis retro: 21 modelos revivalistas para usar já

Ténis retro: 21 modelos revivalistas para usar já

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Páscoa: 5 receitas para o almoço de domingo, por Marlene Vieira

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

TVI propôs outro programa das manhãs a Maria Botelho Moniz

TVI propôs outro programa das manhãs a Maria Botelho Moniz

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Como adicionar uma segunda mala ao seu carro?

Como adicionar uma segunda mala ao seu carro?

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

Análise Sennheiser Momentum TW 4 e JBL Soundgear Sense: Do bom e do melhor

JL 1394

JL 1394

BB, CC e DD Creams: diferenças, benefícios e como escolher o melhor para si

BB, CC e DD Creams: diferenças, benefícios e como escolher o melhor para si

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

Quem és tu, Páscoa?

Quem és tu, Páscoa?

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Edição especial: Eames Lounge Chair

Edição especial: Eames Lounge Chair

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Em “Cacau”: Tiago acusa Cacau da morte de Pipa

Em “Cacau”: Tiago acusa Cacau da morte de Pipa

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Como apenas duas noites mal dormidas podem

Como apenas duas noites mal dormidas podem "acrescentar" quatro anos à idade real

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Doações em vida ou herança? Qual a melhor opção em termos fiscais?

Doações em vida ou herança? Qual a melhor opção em termos fiscais?

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

Juan Vicente Piqueras, Caçador de instantes

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

Mais de 20% das empresas acha que preconceitos da IA são entrave. IBM quer resolver o problema

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

TAP regista lucro histórico de 177 milhões no ano mais longo da sua vida

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

Portugal falha metas europeias de proteção de área marinhas

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

Especialistas vão começar a desenhar recomendações para a 'long covid'

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

VOLT Live: apresentação da equipa de rali PRIO - Exame Informática - Peugeot

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites