Foi com um entusiasmo contagiante que Laura Diser, nos recebeu na Courir. Francesa de nascimento, catalã por adoção – mudou-se há dez anos para Barcelona – esta mãe de dois filhos tem no trabalho outra das suas grandes paixões. Responsável de marketing da Courir, foi a anfitriã da inauguração da primeira loja da cadeia francesa na capital portuguesa. Depois da marca ter entrado, com sucesso, pelo Porto e por Coimbra, este era o passo que faltava percorrer num caminho que Laura acredita ser de crescimento em solo luso e de mais inaugurações num futuro próximo.

A pergunta inicial era simples e obrigatória: ‘Mas esta é mais uma loja de ténis multimarcas? É que já temos algumas”. Laura sorri e diz que não. O que diferencia a Courir, diz, é que é assumidamente uma loja para amantes de ténis – ou sapatilhas ou sneakers, chamemos-lhe o que quisermos -, pensada para aqueles que os usam no dia a dia, como elementos do seu estilo, e não tanto com uma visão desportiva ou de performance.

Os ténis tornaram-se há muitos anos uma peça indispensável no nosso armário e nos nossos visuais e na Courir são também “um objeto de moda, um reflexo da personalidade de cada um, um caminho para nos expressarmos”, diz Laura. É com esta ideia em mente que são selecionados os modelos que se encontram visíveis no espaço desafogado da loja, onde nos conseguimos mover à vontade, com música a tocar em fundo, sim, mas num volume ajustado para nos permitir ouvir (e pensar!). O nosso propósito ali é muito claro: olharmos, apreciarmos e comprarmos ténis. “Queremos que as pessoas que nos visitam se sintam em casa, não como clientes, mas como membros de uma comunidade de amantes de ténis, que possam sentir-se bem aqui e entrar e sair à sua vontade, mesmo sem comprar nada, só para ver”, reforça Laura, antes de nos apresentar a configuração na organização dos muitos modelos.

A exposição é por marcas, sendo que a primeira de todas é a Nike e a causa é simples – é a campeã de vendas mundiais e em Portugal não é exceção. De seguida, cria-se uma ‘onda’ ao longo dos expositores: “começamos nos modelos mais clássicos, até aos mais fora da caixa”. O esquema é o mesmo quando prosseguimos para as outras marcas. New Balance, Puma, Adidas, Converse e Vans ocupam o resto do espaço reservado às mulheres, enquanto, na parede do lado oposto, ficam os ténis para homem (que também podem ser para mulher, claro), sendo que para os amantes de um estilo mais clássicos há modelos da Reebok, Lacoste, Timberland e Le Coq Sportif. Aqui, todos são tidos em consideração, nomeadamente as crianças que têm destinada uma vasta zona de loja com tamanhos que começam nos recém-nascidos e, em alguns casos, vão até ao 39.

“Aqui qualquer um encontra uns ténis que lhe digam alguma coisa”, frisa Laura. E os espelhos enormes que se encontram não estão ali por acaso: “Não queremos que as pessoas vejam apenas os pés quando experimentam um modelo; queremos que se olhem totalmente e possam assim ter consciência mais facilmente de todas as combinações possíveis com aquele modelo em particular”. Para ajudar nas (in)decisões, nada como uma equipa de colaboradores que têm de saber do assunto e “ter amor pelos ténis, tanto quanto as pessoas que os compram.”

Depois, há ainda a secção de roupa, marcadamente streatwear, sendo as peças apresentadas como combinações possíveis para os ténis novos ou para aquele par vintage que temos em casa.

Se ficou curiosa, a nova loja da Courir fica no piso 2 dos Armazéns do Chiado, em Lisboa, Porém, atenção; há o risco real de, ao entrar, acabar por sair da sua zona de conforto e dar oportunidade àquele modelo de ténis que não se arriscava a comprar. Afinal de contas, a vida é uma aventura e a filosofia da Courir é torná-la mais fashion… e divertida!

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