Se há algum de que precisamos é de ética. Em todas as áreas. Nomeadamente numa que tem sido palco de práticas menos claras – a joalharia. É com a premissa de que é necessário assumir uma maior consciência social e ambiental, que a Secrecy foi uma das primeiras marcas de joalharia a dar um passo importante em termos de ética e transparência ao proporcionar a todas as consumidoras a rastreabilidade das suas joias através da Tracemark.

Isto significa que todas as peças contêm um código que permite conhecer a história por detrás do processo de criação de cada joia, demonstrando o impacto positivo que cada uma teve ao longo de toda a cadeia de fornecimento. Através do código, as consumidoras têm acesso a informação sobre a proveniência das matérias primas e diamantes, detalhes do processo de manufatura das peças, assim como imagens e vídeos de cada etapa  b da produção até ao produto final.

Na Secrecy, toda a coleção é elaborada com diamantes naturais, prata esterlina reciclada e banho de ródio.

Para conhecermos melhor este projeto, tivermos oportunidade de entrevistar Mercè Andres, Diretora de Marketing do Grupo Cadarso, da qual faz parte a Secrecy.

1.            Como surgiu este projeto?

Durante a pandemia e o confinamento a economia viu-se afetada e o nosso setor não foi exceção. As vendas de relógios chegaram a um impasse e tivemos de procurar alternativas para travar o declínio do negócio. Acreditámos que era a altura perfeita para o lançamento da nossa própria marca de joalharia. O mercado da joalharia estava a mostrar uma queda menos acentuada nas vendas e uma recuperação mais forte. O nosso grupo distribui tanto relógios como joias de marcas conhecidas, e foi uma evolução natural aumentar a oferta nesta categoria de produtos com a nossa própria marca.

2.            Usam diamantes de origem ‘ética e limpa’ em oposição aos ditos “diamantes de sangue”. Acredita que as pessoas estão despertas para a importância deste tema?

Felizmente, a sociedade está cada vez mais desperta para a necessidade de processos de produção mais sustentáveis e éticos. Economia circular e slow fashion são conceitos muito presentes e valorizados pelas camadas mais jovens da população. Estes jovens consumidores informam-se sobre os valores das marcas e o que têm a oferecer antes de lhes darem um voto de confiança. Existe também uma forte regulamentação neste sector para garantir que as marcas trabalham com fontes e processos eticamente responsáveis.

Hoje, o debate é menos entre diamantes de origem ética e limpa e diamantes de sangue, e mais entre diamantes naturais e diamantes de laboratório. Há muita controvérsia à volta desta questão. Tem sido investido muito dinheiro em campanhas de marketing e comunicação para desacreditar os diamantes naturais a favor de diamantes artificiais ou de laboratório, também conhecidos como diamantes “verdes”. Entre muitas outras coisas, argumentam que os diamantes de laboratório são mais sustentáveis. Mas a realidade é que a pegada de carbono de um diamante natural é 69% inferior à do produzido artificialmente. Além disso, o kimberlito, a rocha que contém diamantes naturais, absorve e armazena CO2 naturalmente, com potencial para absorver mais carbono da atmosfera do que as plantas e as árvores, trancando-o e armazenando-o durante milhões de anos.

3.            Como escolhem e fazem o rastreamento dos vossos diamantes, bem como do ouro e da prata que usam nas vossas peças?

Este projecto foi lançado com a ajuda de uma empresa com uma longa tradição em joalharia, cuja actividade principal consiste na comercialização de diamantes lapidados, bem como a sua classificação por tamanho, pureza e cor. Tem também a sua própria fábrica de joalharia no Mumbai (Índia), no Sul da Europa e no Sul de Espanha, e é especializada no fabrico de joias de ouro e diamantes de alta qualidade, combinando a tecnologia e a maquinaria mais avançadas do mercado com precisão, experiência e artesanato de qualidade.

A Secrecy foi criada para ser uma parte ativa da mudança que está a ter lugar neste sector, e para oferecer joias que provêm exclusivamente de uma cadeia de fornecimento com os mais elevados padrões de integridade, ética e sustentabilidade. A Secrecy é um membro da Tracemark, a primeira empresa no mundo capaz de fornecer o rastreamento completo de uma joia, certificado por uma entidade externa, desde a sua origem até ao consumidor final, verificando que cada elo da cadeia de fornecimento está sujeito aos mais elevados padrões de sustentabilidade e responsabilidade. 

4.            Como se reflete, na prática, outro dos vossos manifestos: serem uma marca de joias eco-sustentável?

A palavra eco-sustentável tem um amplo significado. No nosso projecto, aplica-se desde a selecção dos materiais utilizados no fabrico da própria joalharia – metais nobres como o ouro e a prata, ambos reciclados e recicláveis –, bem como ao processo de extracção e tratamento de diamantes naturais. Os materiais utilizados no ponto de venda, tais como a embalagem das joias ou o próprio saco de compras, são também feitos de materiais recicláveis.

5.            O Tracemark permite rastrear todos os passos de um produto até ao resultado final? Como é que o consumidor pode aceder a esta informação?                                          

Cada joia Secrecy tem um código de identificação único, associado a um código QR que se encontra na etiqueta que a acompanha. Este código indica a origem dos metais e das pedras preciosas através de software certificado e codificado, verificado por um auditor externo de reconhecido prestígio, acreditado pelo Conselho de Joalharia Responsável (RJC) e endossado pela Tracemark.

O código pode ser lido com qualquer smartphone, e dá acesso a um painel onde se pode ver a origem de uma peça de joalharia e a sua viagem, desde a extracção das matérias-primas até chegar ao ponto de venda, verificando a proveniência dos diamantes e metais preciosos. Tem também informação detalhada em tempo real sobre cada um dos processos a que uma joia foi submetida ao longo da cadeia de produção, e material visual de todo o processo de rastreamento.

6.            Para que mulheres são dirigidas as vossas joias? 

Todas as mulheres podem apaixonar-se por uma joia Secrecy uma vez que são muito elegantes, intemporais e fáceis de usar em todos os momentos. Devido ao ADN da marca e aos seus pilares, dirigem-se principalmente a mulheres urbanas, com personalidade, autoconfiantes e com uma consciência social e ambiental.

7.            Joias feitas para durar uma vida têm de ser tratadas com especial cuidado. Que conselhos dão às vossas clientes para que permaneçam intocadas pelo tempo?

As joias Secrecy são criadas por mestres artesãos com base na tradição joalheira, e as concebem para serem intemporais. O bom cuidado e a limpeza são a melhor garantia de que mantêm o seu esplendor, brilho e durabilidade ano após ano.

Todas as joias Secrecy, sejam elas de prata ou banhadas a ouro, foram tratadas com uma técnica eletrolítica que ajuda a evitar a perda de brilho e a oxidação. Esta técnica dá-lhes um acabamento brilhante de longa duração e torna as muito fáceis de limpar. O contacto directo com produtos químicos, bem como a exposição a certos ambientes, pode comprometer a integridade da joalharia. Isto inclui transpiração (do suor e do pH da pele), certos perfumes e colónias, produtos de limpeza, cloro, água salgada e abrilhantadores de prata, entre os mais comuns.

Recomendamos que as joias sejam retiradas antes de ir para a cama, tomar banho ou fazer atividade física. Para uma boa limpeza, aconselhamos misturar um pouco de sabão, de preferência com PH neutro, com água morna numa tigela, e esfregar suavemente a joia com uma escova de cerdas macias. Estas escovas são ideais para limpar peças com cantos difíceis de alcançar, assegurando um brilho intemporal nas peças. Quando terminar, lave as joias em água limpa e seque-as suavemente com um pano. 

Saber como armazenar joias é também muito importante. O ideal é guardá-la individualmente, de preferência numa caixa de joias acolchoada ou numa bolsa num material adequado, para evitar que se risquem. Evite guardar as suas joias em locais húmidos (como a casa de banho) ou em locais quentes, e mantenha-as longe de qualquer exposição prolongada à luz solar.

8.            Até que ponto o fabrico das vossas peças é artesanal? Na íntegra ou a partir de uma determinada etapa? 

As nossas joias são artesanais ao longo de todo o processo de fabrico. Desde a conceptualização da peça, passando pelo fabrico, a colocação da pedra e o polimento. São joias criadas por mestres artesãos, elaboradas com materiais da melhor qualidade e de origem ética certificada.

9.            É possível personalizar uma joia?

Estamos atualmente a trabalhar numa nova coleção personalizável. É uma tendência no nosso sector que se está a tornar cada vez mais importante. Vamos lançar uma colecção de 18 peças, tanto em prata com ródio como dourada, na qual o consumidor vai poder gravar as suas iniciais, um nome ou uma data. A coleção será constituída por colares, pulseiras e anéis, e chega ao mercado em setembro.

10.          Como se transmitem “mensagens sublimes e ocultas” através das joias?

Durante a pandemia e o confinamento a economia viu-se afetada e o nosso setor não foi exceção. As vendas de relógios chegaram a um impasse e tivemos de procurar alternativas para travar o declínio do negócio. Acreditámos que era a altura perfeita para o lançamento da nossa própria marca de joalharia. O mercado da joalharia estava a mostrar uma queda menos acentuada nas vendas e uma recuperação mais forte. O nosso grupo distribui tanto relógios como joias de marcas conhecidas, e foi uma evolução natural aumentar a oferta nesta categoria de produtos com a nossa própria marca.

As mensagens são um dos pilares que caracterizam a marca e que a diferencia. Queremos transmitir mensagens positivas com que as consumidoras se identifiquem. Temos mensagens mais profundas, mais convencionais, mas também mais divertidas. Elogiam o empoderamento das mulheres, o amor dos amigos, mães, filhas, amor ao café, amor às viagens… Em alguns casos é quase como um mantra que nos dá superpoderes. Nalguns casos são mensagens ocultas que a consumidora pode escolher mostrar ou não, e noutros são mensagens visíveis para mostrar ao mundo quem se é ou no que se acredita.

11.          Como fazem o balanço destes primeiros meses? Quais são os vossos best-sellers?

Estamos muito satisfeitos com os resultados destes primeiros meses. Abrimos cerca de 100 pontos de venda em Portugal, entre relojoarias e joalharias, e mais 120 pontos de venda em Espanha. Estamos a cumprir o plano de abertura a que nos propusemos na altura. No canal online, estamos a trabalhar no branding e a dar a conhecer ao público a nossa marca. No que diz respeito aos artigos mais vendidos, existem várias coleções que funcionam muito bem. Destacamos as pulseiras de cordão em geral: é uma categoria que nos surpreendeu com o seu sucesso porque é mais “especial”.

12.          E como olham para o futuro da Secrecy?

A Secrecy nasceu como um projeto muito ambicioso. Estamos a trabalhar para nos posicionarmos como uma das marcas líderes, tanto em Espanha como em Portugal, na categoria de joalharia na nossa gama de preços. A nível online, acreditamos que podemos expandirmo-nos; não existem fronteiras e gostávamos de chegar a novos mercados. Acreditamos que existem muitas mulheres Secrecy no mundo.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

“Juntos temos mais impacto”: conversa com Paz Braga

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

Ministério convoca sindicatos médicos para primeira reunião negocial na sexta-feira

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

Ex-assistente de Meghan comenta as acusações de 'bullying'

Ex-assistente de Meghan comenta as acusações de 'bullying'

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

Na Culturgest, Tiago Rodrigues conta-nos histórias de quem presta ajuda humanitária na guerra

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

VISÃO Se7e: Celebrar Abril, em casa e na rua

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

Operação Montana: PJ ajuda a prender 20 pessoas de uma rede criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de droga e tinha membros portugueses

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Na CARAS desta semana, o casamento de sonho de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Cristina Ferreira vive momento inesquecível com João Monteiro no Brasil

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Segurança Social: As propostas que podem mexer com a sua reforma

Segurança Social: As propostas que podem mexer com a sua reforma

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

Meta anuncia novo assistente de Inteligência Artificial com modelo Llama 3

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites