Inspirada no potencial imersivo do metaverso e na beleza tátil do mundo físico, a coleção convida à autoexpressão e explora a sustentabilidade em três dimensões. A primeira integra looks de destaque na roupa feminina e masculina e uma série de acessórios desenhados com a circularidade em mente. A segunda dispõe de múltiplas peças como parte de um programa de aluguer em lojas H&M selecionadas. Por fim, temos a terceira dimensão, a coleção digital, que a H&M desenhou e produziu em parceria com o Institute of Digital Fashion, o atelier digital e laboratório de ideias sedeado em Londres.
“A dimensão cada vez mais virtual da moda cria oportunidades fascinantes para a H&M, permitindo-nos criar equivalentes virtuais vibrantes, ousados e destemidos para as nossas coleções físicas. Além das infinitas possibilidades criativas, também nos permite propor uma visão da moda mais sustentável e inclusiva, que é acessível a todos em qualquer parte do mundo,” afirma Ann-Sofie Johansson, consultora criativa da H&M.
A coleção
As peças principais da coleção física misturam silhuetas vistosas com bordados intrincados e uma paleta de cores eximia. Nos looks femininos, um vestido amarelo fluorescente com espartilho e uma saia de tule dramática rouba a atenção. Nos looks masculinos, um casaco bomber oversized preto contrabalança com um corte mais relaxado. Nos acessórios, umas sandálias metálicas envolventes sobem em espiral até à anca, enquanto a bijuteria futurista para homens e mulheres vai buscar inspiração ao metal líquido que parece ter sido dilatado com pixéis. O estilo explosivo foi trazido à vida por Ibrahim Kamara, consultor criativo da H&M para este projeto.
As inovações
A circularidade é o foco central da coleção. Várias peças apresentam fibras de poliéster reciclado, fabricadas inteiramente a partir de peças de roupa antigas e resíduos têxteis recolhidos em parceria com o programa de recolha de peças de vestuário nas lojas H&M. Um vestido justo da coleção foi fabricado através de um processo de corte que não gera resíduos. Os materiais inovadores, incluindo o REPREVE Our Ocean, um poliéster reciclado fabricado a partir de garrafas de plástico que provavelmente acabariam no oceano, incluem um casaco de pelo falso e um blusão. Após anos de desenvolvimento, as lantejoulas 100% recicladas fabricadas a partir de resíduos de garrafas de plástico adornam dois vestidos, um par de leggings e uma combinação de blazer e saia.
A coleção digital
Cinco filtros de realidade aumentada, acessíveis através da aplicação da H&M, completam a linha da Innovation Metaverse Design Story. Desenhadas em parceria com o Institute of Digital Fashion, as lentes de moda de RA apoiadas pelo Snapchat permitem a prova virtual do vestuário, unindo harmoniosamente os mundos físico e digital e dando aos clientes o poder de se expressarem tanto na vida real como online.
A experiência H&M Metaverse
Os consumidores que queiram conhecer melhor a coleção podem mergulhar numa experiência imersiva do metaverso em hm.com. Este espaço virtual interativo, disponível a partir de 1 dezembro, celebra o vestuário digital exclusivo que foi produzido para a coleção e dá aos consumidores uma antevisão do futuro, onde a arte digital expande as possibilidades expressivas da moda.
A coleção Innovation Metaverse Design Story estará disponível online, em hm.com, a partir de 8 de dezembro.