Em tempos ridicularizada pelo seu tom de pele, a modelo sul-sudanesa Nyakim Gatwech agora consta no livro de recordes do Guiness como a pessoa mais escura do mundo. Um “feito” estranho e questionável, mas que não deixa de servir um propósito maior: celebrar a beleza desta jovem, de 27 anos. E é nisso que preferimos concentrar-nos.

Gatwech referiu em revistas anteriores que foi vítima de racismo em muitas ocasiões, sendo que as pessoas lhe pediam para clarear a pele. Aliás, ganhou muitos fãs nas redes sociais quando partilhou que foi desafiada por um motorista da Uber a clarear a pele por 10 mil dólares. A sua resposta? “Nunca faria isso. Considero que a minha pele é uma bênção”.

A prática de recorrer a substâncias químicas para reduzir a concentração de melanina na pele é muito comum em vários países africanos e asiáticos, bem como na Índia, e estes produtos estão associados a uma série de problemas de saúde, incluindo cancro. 

Apesar de ter tido problemas de autoestima, Nyakim aprendeu a sentir-se confortável na sua pele e fez daquilo que os outros viam como uma desvantagem o seu cartão de visita. Tornou-se modelo e ajudou a quebrar barreiras e os padrões convencionais de beleza. 

A manequim, que agora vive nos Estados Unidos e terá uma fortuna avaliada em 4 milhões de dólares, não só é ativista pela representatividade na indústria da moda, como também uma voz pelos direitos dos negros em todo o mundo. Os fãs chamam-lhe “Rainha da Escuridão” – um título que aceita com orgulho.

“O preto é ousado, o prelo é lindo, o preto é ouro. Não deixem que os padrões americanos danifiquem a vossa alma africana. Amem a vossa pele, independentemente do tom que ela possa ter,” lê-se numa das suas legendas no Instagram.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Como atualizar o guarda-roupa de acordo com as tendências das passarelas

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Moda

Cachecóis Maxi: a aposta da Parfois para o inverno

Conheça algumas sugestões da marca.

Saúde

Devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Entenda qual a prática mais benéfica.

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.

Beleza

Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar os seus traços.

Lifestyle

Escolas portuguesas ganham um novo brilho este Natal

Graças à Make-A-Wish.

Comportamento

É amor romântico ou platónico? Saiba o que distingue os conceitos

Tendemos a associar a palavra 'relacionamento' a um envolvimento romântico, mas a expressão pode descrever qualquer tipo de ligação interpessoal.

Moda

Os melhores sapatos para usar nos meses de outono e inverno

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

Esta é a escolha ideal para quem gosta de estéticas minimalistas.

Moda

Estes visuais provam que as cores neutras estão longe de ser aborrecidas

Inspire-se para os seus "looks" de outono/inverno.

Lifestyle

Esta é a série de animação que pode ajudar os seus filhos a comer melhor

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã