Comprar roupas novas é divertido, mas também pode ser para lá de stressante. 

Quando as roupas não ficam tão bem no corpo como ficavam no cabide, muitas mulheres tendem a ficar desanimadas com a experiência. E é aqui que entra uma mulher Instagrammer britânica que usou as próprias curvas para fazer uma experiência com calças de ganga de marcas populares, em três tamanhos diferentes. O objetivo? Mostrar que os tamanhos não são “uma ciência exata” e podem variar drasticamente entre lojas, consoante o modelo, a composição ou a modelagem, entre outros fatores.

No passado dia 15 de julho, uma blogger de moda chamada Becki, que vive em Leeds, no Reino Unido, partilhou várias selfies nas quais usa — ou melhor, tenta usar — três pares de calças que comprou na Zara, na Topshop e na ASOS nos tamanhos 40, 38 e 36, respetivamente. 

Numa das imagens, Becki usa um par de calças de ganga clara da Zara e tem dificuldades em fazê-las passar das ancas. Na foto seguinte, surge com uns jeans pretos da Topshop, que, nas suas palavras, são “espaçosos, confortáveis e fazem-na sentir-se ótima”. No terceiro e último autorretrato, a influenciadora veste um par de calças brancas da ASOS, que estão “um pouco justas”.

As calças da Zara (tamanho 40)

Conclusão: ficou chocada ao perceber que o tamanho 40 da Zara, na verdade, é mais pequeno do que um 36 da ASOS. “As roupas são feitas para se ajustarem ao teu corpo. Nunca mudes o teu corpo para caberes em roupas”, escreveu. “Os tamanhos. Especificamente os tamanhos de marcas populares”.

“Ficam surpreendidos por ninguém saber o seu tamanho?! Isto, para mim, é uma loucura e se eu não me sentisse confortável com o meu corpo e na minha pele, tal como sou, estas calças de ganga iam fazer-me sentir um lixo, sem valor, gorda e a lista continua”, escreveu a inglesa. 

Contudo, Becki decidiu transformar a experiência numa lição. “Imploro-vos que não deixem que as roupas definam como se sentem convosco próprios. Vocês são mais do que um tamanho numa etiqueta. Vocês são mais do que calças de ganga que não assentam bem. E se algo não servir, por favor, lembrem-se de que não há nada errado com o vosso corpo e, sim, tudo errado com as roupas”.

Além de muitos likes, a mensagem da influenciadora digital fez com que muitas mulheres se identificassem com o cenário e desabafassem sobre as suas experiências. Agora, todas com a consciência de que a autoestima não pode, nem deve, estar associada a números escolhidos pelos fabricantes.

Palavras-chave

Relacionados

Mulheres Inspiradoras

Depois de ser insultada no Capitólio, Alexandria Ocasio-Cortez dá lição de decência em discurso viral

Durante um debate na Câmara dos Representantes, a congressista democrata condenou a aceitação generalizada da violência contra as mulheres.

Mulheres Inspiradoras

Valentina Sampaio é a primeira modelo transexual na capa da 'Sports Illustrated Swimsuit'

A brasileira de 23 anos foi nomeada rookie do ano pela publicação.

Mulheres Inspiradoras

Conheça o homem que nos quer passar mensagens poderosas através de... balões!

Cor, boas energias e balões. Uma forma original para trazer ânimo aos nossos dias.

Mais no portal

Diz Quem Sabe

O guia para criar uma selva urbana em casa

Um artigo de opinião assinado por José Luís Velasco, product manager da Gardenia, sobre os novos hábitos que se cultivaram e enraizaram em tempos de confinamento.

Celebridades

Oprah nem sempre foi Oprah: este é o nome verdadeiro da apresentadora americana

Estamos chocadas!

Comportamento

Como ser mais vulnerável num relacionamento (mesmo que isso a assuste)

O medo da rejeição faz-nos levantar a guarda e, por conseguinte, perdemos coisas boas como a intimidade e a conexão.

Lifestyle

Catarina Alves, arquiteta e designer de interiores, partilha cinco dicas para quando estamos a pensar decorar a nossa casa

A fundadora da CATE, Catarina Alves, partilhou connosco alguns conselhos bem úteis na altura de pensar em decorar a sua casa.

Comportamento

Os principais motivos para ex-casais terem recaídas íntimas logo após o término

Algo muito comum, principalmente logo após o término.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Celebridades

Conheça a luxuosa nova mansão de Dwayne Johnson

Faça uma visita guiada à nova propriedade do conhecido ator.

Moda

Vestidos indispensáveis para um verão boho-chic

Estas seis sugestões são a cara da nova temporada.

#ActivaEmCasa

Estes exercícios prometem deixar as suas pernas e abdominais "on fire"

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beauty Spot

8 eyeliners coloridos para alegrar qualquer maquilhagem

Este é o tema da rubrica Beauty Spot desta semana.