Célia Manaia, investigadora do CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, é uma das cientistas mais citadas do mundo. A docente encontra-se entre os 12 portugueses que integram a lista elaborada pela empresa norte-americana Clarivate Analytics – “Highly Cited Researchers 2020” –, que, este ano, distinguiu mais de 6.100 investigadores, ou seja, cerca de 0.1 por cento de todos os cientistas do mundo, em 21 áreas de investigação.

Na lista da Clarivate – empresa especializada em gestão de informação científica – figuram apenas pouco mais de uma dezena de cientistas nacionais. Célia Manaia, que se tem dedicado à investigação desenvolvida em Portugal na área da microbiologia, concretamente no campo da resistência de bactérias aos antibióticos, representa a Universidade Católica Portuguesa neste ranking tão relevante a nível nacional e mundial.

Para Célia Manaia, “é muito gratificante integrar esta lista e assim contribuir para dar a conhecer a investigação nacional no panorama internacional”. “Um dos aspetos mais fascinantes de fazer investigação científica é poder trabalhar com e para colegas de todo o mundo que partilham os mesmos interesses e preocupações”, afirma. E acrescenta: “Ao longo das últimas décadas, a investigação científica feita em Portugal teve um desenvolvimento incrível, tendo adquirido uma robustez e impacto reconhecidos internacionalmente nas mais diversas áreas. Porém, hoje a exigência de financiamento e de permitir aos investigadores e às instituições planear as suas atividades a médio-longo prazo, bem como a necessidade de premiar o mérito, são muito maiores do que eram há 20 ou 30 anos. Não responder de modo integrado a todas estas exigências será deixar cair muito do que se conquistou em Portugal nos últimos anos.”

Estados Unidos da América, China, Reino Unido e Alemanha são os países mais representados no ranking deste ano. Acrescente-se, ainda, que a lista inclui 26 Prémios Nobel. A compilação realizada pela Highly Cited Researchers 2020 analisa os cientistas que se encontram referenciados no repositório Web of Science.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Lifestyle

Sem gordura ou lactose e com 25g de proteína: eis as novidades Mimosa

A marca renovou a gama Proteína. Conheça as novidades!

Beleza

5 dicas para prevenir o acne na idade adulta

Não deixe que as borbulhas se tornem um problema.

Celebridades

Quatro meses após ser pai, Jason Derulo separa-se da namorada

O artista estaria numa relação com Jena Frumes desde março de 2020.

Saúde

Estes alimentos são ricos em vitamina C

Inclua-os na sua dieta.

Saúde

Covid-19: o que muda a partir de 1 de outubro?

Conheça as novas medidas.

Moda

Natura lança coleção de outono/ inverno

Fique a par das novidades.

Comportamento

Homens têm 16% mais tendência que as mulheres a achar a traição aceitável

Revela um estudo da BBC.

Lifestyle

Quando a paixão pela cozinha e pela preservação do meio ambiente se unem... isto é o que acontece

Conheça a história por detrás da IBAU!

Moda

As 12 peças de vestuário Parfois que vai querer usar este outono

Desde coletes a casacos.

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

Moda

Carolina Patrocínio mostra as peças da nova Puma Studio Collection

Peças pensadas para total liberdade de movimentos e que podem ser conjugadas entre si.

Moda

Ponchos em burel: tradição e design de mãos dadas para este outono

Os ponchos (165€) reavivam padrões clássicos com cores esbatidas, tons terra e outros mais coloridos para animar os dias mais cinzentos.