Realizou-se esta quinta-feira, dia 27, os Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020. Uma cerimónia apresentada por Marta Atalaya que destacou o que de mais relevante se faz no nosso país no que toca a Artes, Ciência, Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade, com o apoio da Seat, Endesa, da Filorga e da Pantene.

Ana Rocha de Sousa venceu na categoria de Artes. A atriz e realizadora foi recentemente reconhecida internacionalmente pelo filme ‘Listen’. Depois de uma carreira de atriz em Portugal, partiu para Londres onde tirou o mestrado em Realização na London Film School. No Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2020 venceu o Leão do Futuro e o Prémio Especial do Júri na secção ‘Horizontes’, pela longa-metragem ‘Listen’, tendo igualmente ganho os prémios Bisato d’Oro, Sorriso Diverso Veneza, Casa Wabi e HFPA, paralelos ao festival.

Nas Ciências, o galardão foi dado Joana Gonçalves de Sá. Nascida no Porto, é licenciada em Engenharia Física Tecnológica e Professora Convidada no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico-UL e Investigadora Principal no LIP, onde coordena o grupo de investigação em “Social Physics and Complexity – SPAC”. Utiliza técnicas experimentais e computacionais (“big data” e sistemas da complexidade) no estudo do processo decisório, principalmente em política e saúde. Desde 2014 que dirige o Programa de Doutoramento Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), no Instituto Gulbenkian de Ciência, com o objectivo de melhorar a ciência nos PALOP.

Através do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina, desenvolveu a sua tese de doutoramento em Biologia de Sistemas na Universidade de Harvard, EUA. Recebeu em 2019 uma bolsa de 1.5M€ do European Research Council para estudar o papel dos enviesamentos do comportamento na partilha de “Fake News”.

Maria da Conceição foi a premiada em Desporto. Atleta e filantropa, Maria da Conceição participa em maratonas e ultramaratonas com o objetivo de ajudar as crianças das favelas do Bangladesh. Este apoio é feito através da Fundação Maria Cristina, uma organização sem fins lucrativos que fundou em 2005 em Dhaka, a quedeu o nome da mãe adotiva.

O prémio de Negócio foi entregue a Leonor Freitas. Representa a quarta geração de mulheres à frente desta empresa centenária, uma das maiores produtoras de vinhos em Portugal. A sua gestão transformou aquela que era uma casa de produção de vinho a granel num caso de sucesso com marcas reconhecidas e premiadasem Portugal e no estrangeiro.

Maria Amélia Ferreira recebeu o prémio de Solidariedade. Médica, investigadora, foi a primeira mulher a dirigir a Faculdade de Medicina do Porto, onde continua a dar aulas, a par do seu trabalho como provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses. Grande defensora da humanização da Medicina, considera que as mulheres são verdadeiras heroínas e que o têm demonstrado nesta pandemia.

Na Sustentabilidade, a premiada foi Helena Antónia Silva. É fundadora da plataforma colaborativa ‘Vintage for a Cause’, que procura estimular a devolução de peças de roupa para reaproveitamento de desperdício têxtil, algo que não só envolve designers e marcas de roupa como promove a inclusão de mulheres mais velhas no mercado de trabalho.

Nesta edição, distinguiu-se ainda a cientista Elvira Fortunato com o Prémio Carreira. Cientista, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, Elvira Fortunato é ainda diretora do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação, e do CENIMAT, Centro de Investigação de Materiais. Foi pioneira da eletrónica de papel no mundo e uma referência internacional na eletrónica de transparência. Foi ela que criou o primeiro transístor de papel e também o primeiro ecrã do mundo totalmente transparente com materiais sustentáveis. Com mais de 500 publicações científicas, e mais de 20 prémios e distinções internacionais, em 2021 foi distinguida com o Prémio Pessoa 2020, e ganhou o WFEO GREE Women in Engineering Award, o maior prémio internacional de engenharia que distingue o trabalho desenvolvido por mulheres engenheiras em todo o mundo.

A decisão destes distinções coube ao júri, composto por Natalina Almeida, diretora da revista Activa, Mafalda Anjos, publisher da Trust in News, Maria de Belém, Maria da Conceição Zagalo e Luís Marques Mendes.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.

Saúde

5 mitos e verdades sobre proteção solar

O verão chegou esta segunda-feira, dia 21, e nunca é demais recordar a importância de manter a pele protegida. Em qualquer altura o ano.

Moda

Descobrimos onde pode comprar um casaco desportivo igualzinho ao de Bella Hadid

A modelo rendeu-se a uma criação que custa menos de 50 euros.

Comportamento

5 hábitos de bons ouvintes - e como eles podem melhorar relações

Pode parecer simples e intuitivo mas ouvir (mesmo) outra pessoa requer um esforço sincero e muita prática.

Diz Quem Sabe

Saiba como preparar a mente para o regresso ao escritório em seis passos

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresaespecializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Saúde

Todos juntos para um bom ritmo cardíaco

O Dia Mundial do Ritmo Cardíaco assinalou-se no passado dia 13 de junho e inspirou este artigo de opinião assinado pelo Dr. Rogério Ferreira, médico especialista em medicina interna.

Diz Quem Sabe

Eu sou a minha paixão, não a minha doença

Um artigo de opinião assinado por Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

Celebridades

Karlie Kloss mostra os bastidores da nova realidade como mãe

"A primeira saída à noite da mamã", diz a legenda de uma fotografia (literalmente) sem filtros.

Comportamento

Saiba como quebrar um ciclo de procrastinação

Em apenas quatro passos, de acordo com um especialista.

Celebridades

Khloé Kardashian admite que fez rinoplastia

A estrela abriu o coração sobre os rumores de cirurgia plástica num episódio especial de "Keeping Up with the Kardashians".

Moda

Os vestidos de verão que adoramos neste momento

Tem espreitado as novidades da Zara recentemente?