O discurso de Ana Rocha de Sousa nos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020 marcou o evento, que decorreu na passada quinta-feira, 27 de maio, no Teatro Tivoli. A realizadora revelou publicamente, pela primeira vez, que foi vítima de abuso sexual. Um ato de coragem motivado pela vontade de apoiar e mostrar empatia para com outras vítimas deste tipo de crime.

O momento fez com que Maria de Belém Roseira, membro do júri, se dirigisse ao público no final do evento, na qualidade de antiga Ministra para a Igualdade, inspirada pelo significado das palavras de Ana Rocha de Sousa.

“A mensagem principal que aqui nos deixou foi que nós podemos escolher. Nós somos senhoras e senhores das nossas escolhas e a Ana Rocha escolheu para a sua vida sempre o sentido do bem e, até na adversidade, perante uma situação pela qual passam muitas mulheres, deixou aqui a mensagem de uma força extraordinária”.

Maria de Belém Roseira disse ainda que a história da realizadora transmitiu a dor de quem se sente culpado, apesar de ter sido vítima.

“Eu gostaria de lhe transmitir que a vítima não é culpada, porque nós não temos de andar sempre com as guardas à nossa frente. Nós temos de ser respeitados enquanto seres humanos e temos de ser capazes de ser reconhecidos e apoiados quando somos vítimas. Não é a vítima que tem culpa; é o abusador ou a abusadora que tem culpa. Não podemos pôr as coisas ao contrário”.

A jurista e política elogiou a capacidade de Ana Rocha de racionalizar a dor e pensar que não é através da vingança que essa dor se cura, mas do dizer “eu sei quem tu és e espero que nunca mais faças com ninguém o que fizeste comigo”. Uma mensagem que considera ser de uma enorme força e de uma superação que transcende, em muito, aquilo que as pessoas normais são capazes de fazer.  

“A grandeza, a superioridade que aqui, hoje, nos foram transmitidas é que essas marcas são vencidas através da superação; não através do mal, mas através do ensinamento que essa circunstância também deve constituir para o abusador (…) A Ana, hoje, ensinou-nos que escolheu estar na vida pela forma positiva. A Ana transmitiu-nos que escolher estar na vida através do reforço daquilo que é o reconhecimento da sua própria dignidade enquanto mulher e enquanto ser humano”.

Para terminar, Maria de Belém Roseira afirmou que Ana Rocha de Sousa, alguém que consegue fazer das vidas dos outros lições de vida para todos nós, trouxe, numa obra de arte maravilhosa, a lição da sua vida para todos nós. “Estamos consigo e com todas as Anas deste mundo”.

Palavras-chave

Relacionados

Mulheres Inspiradoras

Os motivos que levaram Ana Rocha de Sousa a revelar que foi vítima de abuso sexual na adolescência

A atriz e realizadora partilhou um testemunho arrepiante nos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020 sobre o impacto duradouro da violência sexual.

Mulheres Inspiradoras

Conheça as vencedoras do Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020

Esta quinta-feira, dia 27, sete mulheres foram distinguidas nas categorias de Artes, Ciência, Desporto, Negócios, Solidariedade, Sustentabilidade e Carreira numa cerimónia realizada no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Mulheres Inspiradoras

Ana Rocha de Sousa, laureada com o Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras, partilha história de violação, culpa e superação

A realizadora venceu o Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras na categoria de Artes e fez um poderoso discurso no evento, com base numa experiência pessoal.

Mais no portal

Celebridades

Ben Affleck e Jennifer Lopez namoram em público

O casal já não esconde que reatou o namoro.

Lifestyle

Dê uma nova vida à casa de banho com estas 5 ideias

Dicas simples que podem fazer toda a diferença.

Beleza

Eis a tendência de manicure mais arrojada para este verão

Quem se atreve a experimentar?

Saúde

A nossa libido aumenta mesmo durante a ovulação?

Sempre ouvimos dizer que sim. Entenda se é verdade.

Saúde

Este alimento é capaz de reduzir o colesterol quase instantaneamente

Inclua-o na sua alimentação diária.

Saúde

Gravidez: casos leves de Covid-19 não prejudicam o bebé

As informações são reveladas por um recente estudo.

Beleza

Não vai acreditar nesta nova tendência de cores de cabelo

Uma opção para as mais aventureiras.

Moda

7 macacões perfeitos para o verão

De assinatura Zara.

Saúde

5 mitos acerca de pessoas ansiosas

Entenda algumas das características associadas à ansiedade e que não são verdade.

Moda

Verde pastel: estas fotos servem de inspiração para começar a vestir a cor do momento

A cor faz sucesso entre os Millennials e a Geração Z.