Realizaram-se na passada quinta-feira, dia 27, os Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020. Uma cerimónia apresentada por Marta Atalaya que destacou o que de mais relevante se faz no nosso país no que toca a Artes, Ciência, Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade, com o apoio da Seat, Endesa, da Filorga e da Pantene.

Reveladas todas as vencedoras, nesta edição, distinguiu-se a cientista Elvira Fortunato com o Prémio Carreira. Cientista, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia, vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, Elvira Fortunato é ainda diretora do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação, e do CENIMAT, Centro de Investigação de Materiais.

Foi pioneira da eletrónica de papel no mundo e uma referência internacional na eletrónica de transparência. É a criadora do primeiro transístor de papel e também do primeiro ecrã do mundo totalmente transparente com materiais sustentáveis. Com mais de 500 publicações científicas, e mais de 20 prémios e distinções internacionais, em 2021 foi distinguida com o Prémio Pessoa 2020, e ganhou o WFEO GREE Women in Engineering Award, o maior prémio internacional de engenharia que distingue o trabalho desenvolvido por mulheres engenheiras em todo o mundo.

Embora as descobertas da investigadora portuguesa tenham corrido o mundo, permaneceu em Almada – a cidade onde nasceu, cresceu, estudou e leciona na Universidade Nova de Lisboa. No discurso de agradecimento, sublinhou a importância da Ciência, dos investigadores e de trabalhar em equipa nos tempos que correm. Além disso deixou uma mensagem a todos os jovens, independentemente do sexo, que tenham a ambição de vingar nesta área: “sigam sempre os vossos sonhos e que a profissão que um dia escolherem para desempenharem seja, acima de tudo, feita com muita paixão”.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Mulheres Inspiradoras

Maria de Belém Roseira reage a revelação de Ana Rocha de Sousa: "A vítima não é culpada"

Ex-ministra da Saúde e para a Igualdade elogiou a coragem de Ana Rocha de Sousa. A realizadora revelou nos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras que foi vítima de abuso sexual.

Mulheres Inspiradoras

Conheça as vencedoras do Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020

Esta quinta-feira, dia 27, sete mulheres foram distinguidas nas categorias de Artes, Ciência, Desporto, Negócios, Solidariedade, Sustentabilidade e Carreira numa cerimónia realizada no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Mulheres Inspiradoras

Ana Rocha de Sousa, laureada com o Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras, partilha história de violação, culpa e superação

A realizadora venceu o Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras na categoria de Artes e fez um poderoso discurso no evento, com base numa experiência pessoal.

Mais no portal

Beleza

Outubro Rosa: como cuidar da pele, cabelo e unhas de pacientes oncológicos

Num mês em que se assinala o Mês de Prevenção para o Cancro da Mama, a La Roche-Posay reforça a importância em adequar os cuidados pessoais durante e após os tratamentos oncológicos.

Mulheres Inspiradoras

O novo álbum de Adele é uma verdadeira lição de crescimento pessoal

'30' está prestes a ser lançado e a artista incluiu nele várias fases que enfrentou recentemente, associadas ao divórcio de Simon Konecki.

Lifestyle

Vila do Conde recebe novo Mercadona

Este é o 26º supermercado da cadeia em Portugal.

Celebridades

Kate deslumbra ao apostar numa das maiores tendências da temporada

Veja um dos visuais mais recentes da duquesa de Cambridge.

Saúde

7 cuidados a ter com a nossa higiene íntima

Fique com alguns conselhos que ajudam as mulheres a prevenir o desconforto na zona íntima.

Lifestyle

Já é possivel encomendar de vários restaurantes e só pagar uma taxa de entrega

Conciliar gostos diferentes tornou-se de repente muito mais fácil.

Diz Quem Sabe

Intolerâncias alimentares e novos estilos de vida

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Andreia Monteiro, médica especialista em imuno-hemoterapia, medicina antienvelhecimento e estética.

Lifestyle

Sugestões assustadoras para celebrar o Halloween

Temos de celebrar à altura, certo?

Moda

Tipia: a coleção de acessórios com letras que lembram as antigas Iluminuras

De assinatura Inês Telles.

Moda

Cachecóis Maxi: a aposta da Parfois para o inverno

Conheça algumas sugestões da marca.

Saúde

Devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Entenda qual a prática mais benéfica.

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.