Prémios ACTIVA, Mulheres Inspiradoras

“Este ano a ciência tem sido obviamente fundamental e o facto de podermos estar aqui agora é graças à ciência”, explicou Joana Gonçalves de Sá, que recebeu o Prémio Activa Mulheres Inspiradoras na categoria Ciências, entregue a 27 de maio no Teatro Tivoli BBVA, com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat. “Acho que a maioria das pessoas que escolhem ser cientistas é porque encontram problemas e querem ajudar a resolvê-los, descobrir algo novo e encontrar uma forma de melhorar a vida”, começou. Depois de agradecer a todas as pessoas que trabalharam para que isto fosse possível, falou um pouco do que é ser cientista: “O caminho que nós cientistas encontramos para tentar que amanhã seja um bocadinho melhor é através desta ferramenta que nos deram, a capacidade de pensar, a capacidade de dar o nosso melhor no dia a dia, para nós, para todos. Há tantas formas de fazer ciência como pessoas, e quanto mais diversos formos, quanto mais a ciência for um espaço que aceita e acolhe os cientistas na sua diversidade, melhor a ciência vai ser. E eu estou muito grata por ser uma delas.” 

Joana Gonçalves de Sá nasceu no Porto, licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico e, através do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina, desenvolveu a sua tese de doutoramento em Biologia de Sistemas na Universidade de Harvard, EUA. Recebeu em 2019 uma bolsa de 1.5M€ do European Research Council para estudar o papel dos enviesamentos do comportamento na partilha de “Fake News”.

Atualmente é Professora Convidada no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico-UL e Investigadora Principal no LIP onde coordena o grupo de investigação em Social Physics and Complexity – SPAC. Utiliza técnicas experimentais e computacionais (big data e sistemas da complexidade) no estudo do processo decisório, principalmente em política e saúde. Desde 2014, dirige o Programa de Doutoramento Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), no Instituto Gulbenkian de Ciência, com o objetivo de melhorar a ciência nos PALOP.

Os Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020 contaram com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.

Moda

Evite descartar estes sapatos na transição entre estações

Caso contrário, poderá arrepender-se. Entenda porquê.