Prémios ACTIVA, Mulheres Inspiradoras

Leonor Freitas é a quarta geração de mulheres à frente da Casa Ermelinda Freitas, uma casa vinícola com 100 anos de história. Desde a sua bisavó, todas as mulheres enviuvaram cedo e tiveram de ir assumindo o negócio familiar: na altura 60 hectares de vinha em Fernando Pó, Palmela, para venda de vinho a granel. Filha da Dona Ermelinda que dá o nome à casa (e a um grande vinho feito em sua homenagem) a vida rural de viticultora não estava nos seus planos: licenciou-se em Serviço Social, trabalhou nessa área em Setúbal durante 20 anos, casou, teve dois filhos…. Mas com a morte do pai, regressou à terra.

“A minha mãe não tinha condições para dar continuidade. Sou filha única, tinha de ser eu a tomar conta do negócio. Não podia vender, eu tinha assistido ao esforço dos meus pais, ao amor que eles tinham pela terra e que me tinham transmitido. Então, sem ninguém perceber como, nem eu própria (risos) larguei a minha vida anterior e fui dirigir o negócio.” Tinha 40 anos e o que lhe faltava em conhecimentos na área sobrava-lhe em determinação. Fez cursos, foi lá fora ver como faziam e iniciou as mudanças necessárias para levar a empresa adiante. Plantou novas castas, criou marcas. E enfrentou, sem desanimar, a oposição que lhe faziam abertamente os homens da empresa e do setor, usando as dificuldades como alavanca para chegar onde está: à frente de uma Casa vinícola conceituada e premiada cá e lá fora, com 550 hectares de onde saem anualmente 16 milhões de garrafas vendidas em mais de 40 países. Os filhos trabalham com ela: João Campos na área informática da empresa e Joana Freitas, que será a sua sucessora e a quinta geração de mulheres a dirigir a Casa, na área da gestão e mercados.

“Tenho orgulho em ter dado continuidade àquilo para que as gerações anteriores tanto trabalharam. E também em sentir a continuidade nos meus filhos. É com os nossos exemplos, é com as nossas lutas, é dizendo a nós mesma que somos capazes, que vamos chegando, na diferença, à igualdade.”

Os Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020 contaram com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Desejo e excitação sexual são a mesma coisa?

Entenda como a resposta pode melhorar - e muito - a sua vida sexual.

Saúde

Se está a tentar engravidar, não use lubrificantes vaginais

Entenda porquê.

Beleza

Este truque pode aumentar a eficácia da sua máscara hidratante para o cabelo

Se costuma utilizar este tipo de produto mas gostava de potenciar os resultados, saiba que existe um truque capaz de o conseguir.

Moda

Estas cores prometem abrilhantar os dias cinzentos de outono

Inspire-se nestes visuais.

Moda

Com este modelo rosa 'second skin' vai estar a ajudar a Liga Portuguesa contra o Cancro

Uma forma de ajudar, com o modelo mais vendido pela marca.

Diz Quem Sabe

Novos escalões de IRS e a possibilidade de poupança: tudo o que precisa de saber

A consultora financeira Carina Meireles esclarece as principais dúvidas sobre o assunto neste artigo.

Celebridades

Kourtney Kardashian e Travis Barker partilham novas fotos do momento em que ficaram noivos

Veja as imagens românticas divulgadas pelo casal.

Celebridades

No 41º aniversário de Kim Kardashian, recorde o vídeo que tornou a socialite famosa

Não, não é esse em que está a pensar.

Celebridades

Halle Berry abre o coração sobre novo amor: "Nunca tive um homem que me elevasse"

A atriz e o músico Van Hunt estão num relacionamento desde setembro de 2020.

Lifestyle

Conheça alguns truques caseiros para eliminar maus odores das roupas de treino

As fibras de tecidos como o poliéster, a poliamida e a microfibra têm muitos benefícios, incluindo a secagem rápida e manterem sua pele seca e arejada, mas também podem acabar por reter as bactérias.

Comportamento

O truque inusitado para aumentar a produtividade

Andamos a fazer tudo ao contrário.