Prémios ACTIVA, Mulheres Inspiradoras

Nasceu há 43 anos em Vila Franca de Xira mas é uma cidadã do mundo. O seu início de vida não foi nada fácil. Quando tinha apenas dois anos, a sua mãe biológica estava doente e sem trabalho e a vizinha, Maria Cristina, viúva, refugiada de Angola e mãe de seis filhos ofereceu-se para cuidar da menina. ‘Onde comem 6 comem 7’, dizia Maria Cristina que todos os dias trabalhava arduamente nas limpezas para sustentar a família. Acabou por viver com Maria Cristina até à altura da sua morte, mas nunca mais se esqueceu da sua generosidade e é por isso que hoje tem uma fundação em seu nome, a Fundação Maria Cristina que nasceu em 2005. A história desta instituição começa quando Maria da Conceição, já adulta, depois de viajar pela Suiça e Inglaterra, à procura de trabalho, consegue emprego como hospedeira de bordo na companhia aérea Emirates e um dos voos em que viajava faz escala em Daca, no Bangladesh. O que viu nos bairros de lata daquela cidade redefiniu aquilo que considerava como pobreza extrema e motivou-a para criar uma associação que ajudasse as famílias a sair do ciclo de pobreza, dando possibilidade às crianças de frequentar a escola. Começou por pedir ajuda a amigos e empresas e durante 5 anos ainda tentou conciliar o emprego com o seu trabalho humanitário mas apercebeu-se que tinha de se dedicar de corpo e alma ao seu novo projeto. Tudo estava a correr bem quando se deu a crise económica e as empresas diminuíram drasticamente os seus donativos. Foi então que Maria da Conceição tentou outra forma de adquirir ajuda financeira: através do patrocínio de eventos desportivos, e seria ela quem iria participar.

Nunca morreu de amores pelo desporto, não sabia nadar nem andar de bicicleta, mas nada dessas dificuldades e impediram de cumprir os seus objetivos: em 2013 foi a primeira portuguesa a chegar ao cume do Everest e ao Polo Sul, bateu 8 recordes do mundo, participou em maratonas e ultramaratonas em todo o mundo e 16 anos depois daquela promessa em Daca pode orgulhar-se de ter ajudado mais de 600 crianças a concluir o 12.º ano, 30 das quais estão em instituições de ensino superior. “Tudo o que eu fiz foi acreditar num sonho, e queria dizer-vos que tudo é possível, não parem de acreditar”, disse ao aceitar o prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020, entregue a 27 de maio no Teatro Tivoli BBVA.

Os Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020 contaram com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Lifestyle

Healthy V.: o novo spot de comida vegan e vegetariana no Príncipe Real

Um espaço inteiramente dedicado ao conceito de #VegetarianComfortFood

Moda

5 tendências que vamos ver em todas as festas este ano

As propostas das marcas para a época festiva provam que socializar é fabuloso

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, chega amanhã às bancas!

Uma edição especial, disponível a partir de dia 23.

Comportamento

Desejo e excitação sexual são a mesma coisa?

Entenda como a resposta pode melhorar - e muito - a sua vida sexual.

Saúde

Se está a tentar engravidar, não use lubrificantes vaginais

Entenda porquê.

Beleza

Este truque pode aumentar a eficácia da sua máscara hidratante para o cabelo

Se costuma utilizar este tipo de produto mas gostava de potenciar os resultados, saiba que existe um truque capaz de o conseguir.

Moda

Com este modelo rosa 'second skin' vai estar a ajudar a Liga Portuguesa contra o Cancro

Uma forma de ajudar, com o modelo mais vendido pela marca.

Diz Quem Sabe

Novos escalões de IRS e a possibilidade de poupança: tudo o que precisa de saber

A consultora financeira Carina Meireles esclarece as principais dúvidas sobre o assunto neste artigo.

Celebridades

Kourtney Kardashian e Travis Barker partilham novas fotos do momento em que ficaram noivos

Veja as imagens românticas divulgadas pelo casal.

Celebridades

No 41º aniversário de Kim Kardashian, recorde o vídeo que tornou a socialite famosa

Não, não é esse em que está a pensar.