Iris Apfel celebrou recentemente o centésimo aniversário. Um marco que nos inspirou a partilhar algumas curiosidades sobre esta mulher que prova que o estilo não tem idade.

Iris Barrel nasceu no dia 29 de agosto de 1921 em Astoria, Queens, Nova Iorque. Estudou História da Arte na Universidade de Nova Iorque e frequentou a Escola de Arte da Universidade do Wisconsin. Na juventude, foi secretária na publicação Women’s Wear Daily e assistente do ilustrador Robert Goodman. Também trabalhou para a designer de interiores Elinor Johnson, sendo que a sua função passava por caracterizar apartamentos para revenda e, como tal, teve a oportunidade de aprimorar o talento para adquirir itens raros. 

Em fevereiro de 1948, casou-se com Carl Apfel e adotou o apelido do marido. Dois anos depois, fundaram a empresa de texteis Old World Weavers. O casal especializava-se em reproduções de tecidos dos séculos 17, 18 e 19, e deslocava-se até à Europa duas vezes por ano em busca de materiais que não podiam ser encontrados nos Estados Unidos. 

Ao longo da carreira, a empresária participou diversos em projetos de reforma, incluindo na Casa Branca para nove presidentes diferentes: Harry S. Truman, Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford, Jimmy Carter, Ronald Reagan e Bill Clinton. Através do negócio de família, os Apfel começaram a viajar por todo o mundo e a administradora, que já tinha desenvolvido a paixão por cores e texturas, passou a colecionar peças de roupa artesanais não ocidentais. Os artigos de moda que usava nas festas da alta sociedade dos seus clientes nos Estados Unidos tornaram-se uma espécie de imagem de marca com uma estética original.

Os visuais de Iris chamam a atenção do mundo. Tanto que o Metropolitam Museum of Art (MET) realizou uma exposição sobre a sua carreira em 2005. Nove anos depois, a vida deste ícone de estilo foi adaptada para o documentário Iris, disponível na plataforma de streaming Amazon Prime. Em 2018, a Mattel homenageou-a com uma boneca Barbie criada à sua imagem e, no ano seguinte, tornou-se a pessoa mais velha de sempre a assinar contrato com a IMG Models, uma das maiores agências de modelos do mundo.

A Old World Weavers manteve as portas abertas até 1992, quando ambos os fundadores se reformaram. Após 68 anos de casamento, Carl morreu no dia 1 de agosto de agosto de 2015, aos 100 anos. Os dois não tiveram filhos por conta da vida profissional bastante exigente, sendo que a designer chegou a afirmar que não queria que os descendentes fossem criados por uma ama. 

Para celebrar a vida fantástica de Iris Apfel, reunimos algumas das melhores fotografias desta mulher inspiradora na galeria.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Beleza

15 manicures para experimentar no outono

Confira estas sugestões!

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.

Beleza

O que há de novo na beleza: pele acneica, menopausa, antimanchas e muito mais

Os produtos que os ajudam a cuidar melhor da saúde do nosso rosto.

Beleza

Conhece os diferentes tipos de eyeliner?

Saiba como os usar.