Alexandria Ocasio-Cortez decidiu transmitir uma mensagem arrojada com a escolha de visual para a Met Gala 2021.

Em noite de estreia no evento, a jovem congressista elegeu um vestido que deu que falar. Do branco associado ao movimento sufragista ao slogan “Tax The Rich” (“Taxem os Ricos”, em tradução livre) escrito em letras vermelhas na parte de trás, o momento serviu para chamar a atenção para os valores que defende. Além da criação da marca Brother Vellies, usou um par de sapatos e uma mala, ambos na cor vermelha, com as mesmas palavras escritas.

Desde entrou para o Congresso em 2019, AOC defende que os americanos mais ricos devem pagar mais em impostos e pede um imposto de até 70% aos rendimentos superiores a 10 milhões de dólares. Uma proposta que foi elogiada por economistas progressistas, como o Nobel Paul Krugman.

“É sobre justiça e equidade no nosso sistema, e penso que esta conversa é particularmente relevante”, disse aos repórteres, na passadeira vermelha, sobre a inspiração por detrás do look. “Falamos sobre apoiar as famílias trabalhadoras e ter um código fiscal justo. Muitas vezes, esta conversa está a acontecer entre pessoas trabalhadoras e de classe média, entre elas, e acho que está na hora de trazermos todas as classes para a conversa”.

Não demorou para que Ocasio-Cortez se tornasse um assunto do momento no Twitter. Aliás, no final da noite, já havia mais de 100 mil tweets dedicados à congressista e à afirmação “Tax the Rich”. Embora a iniciativa tenha sido celebrada e elogiada por muitos, também houve quem lhe apontasse o dedo pelo statement inflamatório feito num evento onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil. Opiniões à parte, a estratégia resultou: as pesquisas pelo assunto dispararam no Google, conforme a própria partilhou no Instagram Stories.

Alexandria desfilou na red carpet acompanhada por Aurora James, a diretora criativa da Brother Vellies, dando também destaque a uma causa à qual a designer dedicou toda a carreira: apoiar criadores e empreendedores negros e levar riqueza para a comunidade negra.

James é a fundadora do Fifteen Percent Pledge, um movimento que criou em junho de 2020 para desafiar os maiores retalhistas dos Estados Unidos da América a doarem 15% do espaço nas suas prateleiras a empresas com proprietários negros. Isto porque o coronavírus levou mais empresários americanos negros a encerrarem negócios do que os seus homólogos caucasianos ou hispânicos, por exemplo. Um facto preocupante e que reflete como o racismo sistémico do país levou a desigualdades económicas.

“A Aurora James começou há apenas alguns anos, com três mil dólares no bolso, a vender os seus trabalhos em feiras e agora está na Met Gala. E essa é a história da nossa cidade [Nova Iorque]; é a história de quem deve estar no centro, especialmente enquanto mulher negra e designer emigrante numa indústria onde isso está severamente sub-representado”, disse Alexandria Ocasio-Cortez.

Embora a indústria da moda tenha feito alguns avanços nos últimos anos no que diz respeito à diversidade, os negros continuam a ter uma representação insuficiente no setor. Portanto, AOC levou (mais) uma mensagem importante à Met Gala, que é um momento chave no calendário da social do país.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

É só uma sugestão

O meu antes e depois de usar a nova base da Make Up Factory

A coleção Light Weight promete uma aplicação leve, de acabamento luminoso e que se funde naturalmente com a nossa pele. E cumpre!

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.