As redes sociais aproximam-nos daqueles que estão longe e promovem a criatividade, mas não proporcionam experiências perfeitas. Prova disso é que estão recheadas de padrões de beleza pouco realistas e de estilos de vida opulentos que não estão ao alcance de todos. Uma receita para o desastre, principalmente quando as perceções que temos de nós mesmos ficam alteradas. 

No entanto, nem tudo é mau. Muitas influencers, especialmente nos mundos da moda e da beleza, combatem as noções prejudiciais de perfeição que nos chegam constantemente através destas plataformas. Em vez disso, privilegiam os corpos reais e inspiram-nos a aceitarmos e descobrirmos a beleza que já existe em nós.

Conheça quatro mulheres que nos lembram que são embaixadoras do amor-próprio no Instagram:

Megan Jayne Crabbe

@meganjaynecrabbe

 

Meghan Jayne Crabbe é reconhecida por fazer publicações que inspiram o positivismo corporal, reforçadas pela discussão contínua sobre distúrbios alimentares e dietas problemáticas. Ao partilhar as próprias experiências, Crabbe conquistou mais de um milhão de seguidores que celebram o seu corpo natural. É dona de uma página cheia de citações inspiradoras coloridas e momentos de moda deslumbrantes.

Mik Zazo

@mikzazon

Mik Zazon tomou as redes sociais de assalto com publicações inalteradas e sem filtros. Desde aceitar o próprio rosto sem maquilhagem a normalizar a celulite, Zazon tem como objetivo provar que os corpos bonitos podem existir sob qualquer forma. Além disso, usa a sua plataforma para fins educacionais e de consciencialização: fala sobre violência sexual, distúrbios alimentares e padrões sociais prejudiciais.

A influencer até partilha vídeos semanais de exercício e dicas realistas de bem-estar. Um lembrete de que um estilo de vida saudável não se manifesta exclusivamente num corpo esbelto.

Nyma Tang

@nymatang

Nyma Tang é uma influencer de beleza conhecida por quebrar barreiras na indústria da maquilhagem. Enquanto mulher negra, fala abertamente sobre como o seu tom de pele é muitas vezes negligenciado ou excluído pelas grandes marcas. Foi isto que a levou a começar a série viral “The Darkest Shade”, na qual critica o tom de base mais escuro disponibilizado por determinadas empresas. 

Tang chamou a atenção para a discriminação pelo tom de pele e abriu caminho para conversas importantes sobre inclusão e representatividade. Os visuais deslumbrantes que a influenciadora cria e a sua atitude confiante são celebrados por nomes bem conhecidos, como é o caso de Rihanna, fazendo com que o valor que tem no mundo da beleza cresça de dia para dia.

Deepica Mutyala

@deepica

Deepica Mutyala é a fundadora da Live Tinted, uma marca de beleza focada em identidades multiculturais. O projeto, que floresceu para uma espécie de comunidade, identificou a a falta de corretores para pessoas com tons de pele mais escuros e criou uma linha que não deixa ninguém de fora. Na sua biografia do Instagram, Deepica diz que está “numa missão para mudar padrões de beleza” e é precisamente isso que está a fazer.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Porque é que os humanos fazem sexo? Estudo descobre 237 razões

De acordo com os autores, os resultados refutaram muitos estereótipos de género.

Moda

11 formas de usar blazers com calças de ganga neste outono

Inspire-se nestes visuais de influencers.

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, já nas bancas!

Uma edição especial, que dá a conhecer a história de vida e as histórias do teatro da atriz.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.