Vera Carneiro, anterior membro da Direção da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria e Doutoranda em Optometria e Ciências da Visão, está a desempenhar, desde abril do corrente ano, as funções de Consultora do Programa da Visão da Organização Mundial de Saúde, integrada na Unidade de Funções Sensoriais, Deficiência e Reabilitação do Departamento de Doenças Não-Transmissíveis.

É vencedora do prémio Eye Health Hero 2020, na categoria de Change-Maker, com formação em Promoção do Acesso a Cuidados para a Saúde da Visão, pelo World Council of Optometry e Brien Holden Vision Institute, em Cegueira Global: Planeamento e Gestão de Serviços de Saúde da Visão pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e em Fortalecimento de Sistemas de Saúde pelo Instituto de Saúde Global Nossal da Universidade de Melbourne, foi até outubro de 2020 responsável pelos assuntos regulamentares e legislativos da APLO.

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão que fazem antever importantes mudanças na prestação destes cuidados.

Em novembro de 2020, foi adotada na 74.ª Assembleia Mundial da Saúde, a Resolução ‘Cuidados para a saúde da visão integrados e centrados nas pessoas, incluindo deficiência visual e cegueira evitável’ (sigla em inglês IPEC); posteriormente, em maio de 2021, foram endossadas as metas globais de aumento de cobertura efetiva para catarata e erro refrativo e em julho de 2021 foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a Resolução ‘Visão para Todos; acelerar ações para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’.

Portugal está entre os países que mais pode beneficiar das recomendações da Organização Mundial de Saúde, no que diz respeito aos cuidados para a saúde da visão. A prestação de cuidados para a saúde da visão, integrados e baseados em sólidos cuidados primários, com a integração dos Optometristas, é a resposta às necessidades dos Portugueses, baseada em evidência e nos recursos existentes em Portugal.

Lutadora incansável pelo direito ao acesso para a saúde da visão, com a qualidade e com a segurança que os Portugueses merecem, é com enorme orgulho que os Optometristas e todos os Portugueses lhe desejam as maiores felicidades na sua nova missão, desta vez, ao serviço do mundo.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Saúde

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.