Quem não conhece a Mr Wonderful? As mensagens de felicidade e otimismo que enchem cadernos, agendas e todos os demais produtos conquistaram há muito os portugueses. A marca espanhola sempre assumiu que o objetivo é o de transmitir e passar ao cliente uma mensagem positiva, que privilegia a felicidade e o bem-estar, a começar pelas coisas mais simples que podem fazer a diferença nos nossos dias. Com uma extensa rede de pontos de venda, Mr. Wonderful está presente em toda a Espanha, assim como em outros países da Europa e América Latina. Agora, chega ao nosso país onde abriu duas lojas, uma no Chiado e outra em Oeiras. Ao leme da marca em Portugal, está uma mulher: Patrícia Cabral, com quem falámos sobre esta nova aventura.

  1. Porquê só agora abrir duas lojas físicas em Portugal, quando a marca já era conhecida há bastantes anos no nosso país?

Portugal sempre esteve na nossa estratégia de expansão, uma vez consolidada a marca, o passo natural é desenvolver espaços nos quais possamos oferecer ao cliente uma experiência alinhada com a marca. Queríamos primeiro consolidar a nossa rede de lojas em Espanha e agora viemos a Portugal para reproduzir a mesma estratégia.

  • Como se chegou à conclusão dos melhores locais para a abertura?

Lisboa é uma boa porta de entrada para Portugal. Queríamos que a localização das primeiras lojas fosse complementar e foi isso que conseguimos ao localizar a primeira nos Armazéns do Chiado, que para além de ser um centro comercial com um encanto natural próprio, é também uma zona em que sempre tivemos presença através dos nossos clientes. A segunda localiza-se em Oeiras, é uma loja maior e num centro comercial totalmente diferente, com um público local, que é aquele que queremos atingir.

  • São duas lojas na Grande Lisboa… O resto do país não pode ficar triste por se sentir ‘esquecido’?

 Lisboa é o primeiro passo, mas não o único. O nosso plano de expansão vai continuar a desenvolver-se em 2022, vamos continuar no Porto e a partir daí, vamos valorizar a oportunidade de chegar a mais zonas.

  • O que se espera que as pessoas sintam quando visitam estas lojas? Como se transmite em termos de espaço a mensagem positiva da Mr.Wonderful?

Quem visita as nossas lojas não fica indiferente. Esse foi o nosso primeiro objetivo, fazer algo diferente e em linha com a nossa mensagem e valores.

As nossas lojas são um pequeno oásis onde qualquer pessoa se pode refugiar e experimentar sensações agradáveis, por isso desenvolvemos o nosso próprio bar de praia com as suas palmeiras, que é uma área amarela que lembra a areia da praia, uma área azul que lembra o mar. Tudo isto, aliado ao trabalho das nossas equipas nas lojas, contribui para tornar a experiência de visitar ou comprar nas nossas lojas sempre algo muito agradável.

  • Quais são os best sellers da marca em Portugal?

Sempre desenvolvemos a mesma gama de produtos para Espanha e Portugal, porque o nosso cliente comporta-se da mesma maneira e valoriza de forma muito positiva toda a inovação e diversidade que aplicamos no nosso catálogo. Sem dúvida, as categorias mais vendidas são sempre os artigos de papelaria – onde se destacam as nossas agendas – e tudo o que se relaciona com os acessórios e claro, as nossas canecas com mensagens para cada ocasião.

  • Com a chegada da pandemia em 2020 à Europa, qual foi a reação das pessoas a produtos com mensagens tão otimistas quando o mundo parecia desabar à sua volta? E qual foi o (re)posicionamento da marca?

Durante a pandemia a nossa missão era clara, tínhamos que estar perto da nossa comunidade e oferecer o que precisavam naquele momento: entretenimento. Fizemos um grande número de material para download, quer para os mais novos se divertirem, quer para incentivar a ajuda aos mais velhos … foi um momento muito intenso, mas a nível emocional com um retorno muito positivo.

Em nenhum momento pensámos que as nossas mensagens se tornariam um problema. Pelo contrário, temos consciência de que não somos bens de primeira necessidade, mas uma vez controlada a situação, fizemos uma série de doações aos hospitais com os nossos produtos para lhes agradecer o trabalho desenvolvido e elevar a sua moral. Não imaginam como gostaram e nos agradeceram! Não queríamos esquecer o quanto é importante cuidar do cuidador.

Todos estes tipos de ações mostram, de alguma forma, os nossos valores como marca e é isso que o cliente hoje em dia valoriza. A nossa comunidade são aquelas pessoas que se identificam com estes valores e que por isso nos permitem continuar a desenvolver-nos e a crescer porque continuam a apostar em nós.

  • As pessoas precisam mais agora do que nunca de otimismo e positividade nas suas vidas?

O otimismo, sem cair no ponto da ingenuidade, é necessário para sobreviver, por isso sempre vem a calhar. Os nossos produtos respiram aquele ponto de positividade, de aspiração, às vezes com um tom um pouco mais brincalhão ou irónico … com a ideia de que são mensagens positivas que recebe sempre que os usa. Mas o melhor dos nossos produtos é a experiência que eles são capazes de proporcionar quando oferecidos. Temos uma preocupação muito grande com as mensagens que colocamos nos nossos produtos e trabalhamos com a ideia de que conseguem expressar muitas vezes o que não estamos acostumados a dizer no dia-a-dia, ou que nos custa um pouco mais demonstrar.

  • Para estar à frente de uma marca como a Mr Wonderful, que características são fundamentais enquanto profissional? Sente que o facto de ser mulher lhe dá de alguma forma mais skills para gerir uma marca que tem nas emoções tanto do seu ADN?

Não, de todo! Para estar na vanguarda de uma marca, o importante é estar alinhado com os valores, missão e visão da marca, que norteiam as decisões a serem tomadas a todos os níveis. Por ter participado do processo de criação do Mr Wonderful, tenho clareza sobre os objetivos do projeto e isso facilita muito o meu trabalho e a tomada de decisões, que no meu caso é rápida. Além disso, o importante é ter desenvolvido as competências necessárias para estes tipos de cargos e ter clareza sobre o tipo de liderança que se deseja desenvolver e, portanto, o que se deseja incutir nas equipas para que a mensagem que permeie toda a organização é a mesmo e da mesma maneira. Não é uma tarefa fácil, mas uma vez alcançada, os resultados são espetaculares.

  • Quais são os projetos de crescimento para o futuro?

O nosso objetivo é continuar a crescer com o desenvolvimento de lojas próprias. Vamos consolidar a nossa presença em Portugal com mais lojas e com o intuito de facilitar o acesso da marca aos nossos clientes.

  • Como é que a marca encara as questões de sustentabilidade que se tornam cada vez mais prementes?

Trabalhamos este tema tanto internamente, na própria empresa, quanto externamente através de mudanças que implementámos nos nossos produtos. Temos um projeto interno que chamamos de ECOWONDER, através do qual promovemos comportamentos sustentáveis ​​dentro da empresa como reciclagem, otimização de recursos … e por outro lado, trabalhamos com a ideia de tornar as nossas produções mais sustentáveis ​​evitando, por exemplo, a utilização de materiais poluentes ou não recicláveis, utilizando sempre papel certificado FSC em todos os nossos artigos de papelaria… Com o volume que adquirimos, estamos cientes da pegada que o nosso trabalho pode deixar e estamos focados em reduzi-la dia após dia.

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