FRANCISCA DE MAGALHÃES BARROS

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Foto: João Lima

Vítima de violência doméstica, lançou a campanha de prevenção online ‘Corações ao alto!’, que juntou várias figuras públicas, levou o assunto à Assembleia da República e angariou 50 mil assinaturas para a declaração do Estatuto de Vítima para crianças em contexto de violência doméstica, que foi aprovado. Lançou ainda uma petição para tornar a violação crime público.

JOANA MOSCOSO

EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA

Cofundou a ‘Native Scientist’, uma startup que leva cientistas a falar de ciência a crianças imigrantes e que ajuda a combater desigualdades. Fundou ainda a empresa Chaperone, que une investigadores, professores e estudantes ligados à ciência através de uma única plataforma, e se tornou o primeiro mercado online de desenvolvimentode carreira para cientistas.

SÍLVIA MOREIRA

SAÚDE MENTAL

A superiora das Irmãs Hospitaleirasdo Sagrado Coração de Jesus e presidente da Casa de Saúde da Idanha tem-se batido sobretudo pelos cuidados de saúde na Psiquiatria e Saúde Mental, contemplando em 12 centros assistenciais áreas como a reabilitação psicossocial, a psicogeriatria, a toxicodependênciae os cuidados paliativos.

MARGARIDA CRUZ

LUTO PARENTAL

A diretora-geral da Acreditar foi a grande impulsionadora da petição ‘O luto de uma vida não cabe em 5 dias’, que conseguiu alterar de 5 para 20 dias o período de luto pela morte de um filho. Em pouco tempo a petição reuniu mais de 83 mil assinaturas e o projeto-lei do alargamento do luto parental conseguiu a aprovação na Assembleia da República.

Os Prémios contam com o apoio, fundamental, das marcas Endesa (que apoia também a categoria Sustentabilidade), Laboratórios Filorga e Hidrolact. Em breve, divulgaremos as premiadas.

Veja também o vídeo do almoço de reunião do júri:

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal