GISELA JOÃO

FADISTA

Depois de cinco anos de pausa, a cantora lança um novo álbum a solo e regressa aos palcos nacionais e internacionais. Depois do álbum de estreia ‘Gisela João’, em 2015, lançou ‘Nua’ (2016), e mais recentemente ‘AuRora’. Gravado entre Lisboae Barcelona, é o primeiro da fadistasó com canções originais e o primeiro que integra composições suas.

LÚCIA MONIZ

ATRIZ

Foto: João Lima

Depois de a realizadora de ‘Listen’, Ana Rocha de Sousa, ter recebido vários prémios (entre os quais o prémio Activa Mulheres Inspiradoras 2020 na categoria Artes) foi a vez da protagonista ser distinguida com o prémio de melhor performance no Raindance Film Festival, em Londres, em novembro passado. Ganhou ainda o Globo de Ouro 2021para  Melhor Atriz.

MARIANA MARTINS

GUITARRISTA E PROFESSORA

DR

Em 2021 tornou-se a primeira mulher no mundo licenciada em Guitarra Portuguesa, e em novembro entrou no concerto das Celebrações do Dia da União Europeia, na Expo 2020, no Dubai. Nascida em Odemira, defende que a guitarra portuguesa pode ser reinventada e que os mais novos estão cada vez mais abertos. Além de tocar em concertos, também dá aulasde guitarra portuguesa.

MARIA JOÃO VIEIRA

ATRIZ E PRODUTORA

Fotografia: Rui Raposo

O seu nome não é ultraconhecido, mas em Portugal é a principal responsável por criar o gosto pelo teatro. Diretora de produção do TIL,Teatro Infantil de Lisboa, que celebrouem 2021 uns espantosos 45 anos, continua a batalhar para levar a artee a alegria às crianças portuguesas, missão que, num país onde fazer teatroé cada vez mais difícil, se torna cada dia mais importante.

Os Prémios contam com o apoio, fundamental, das marcas Endesa (que apoia também a categoria Sustentabilidade), Laboratórios Filorga e Hidrolact. Em breve, divulgaremos as premiadas.

Veja também o video da reunião do júri:

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal