JOANA SANTOS

JUDO

É a única judoca surdolímpica em Portugal, tendo ganho uma medalha de ouro nos Jogos Surdolímpicos em 2009, prata em 2013 e bronze em 2017.A sua última conquista foi nos Mundiais para Surdos que decorreram em outubro, em Versalhes (França), no qual se sagrou campeã do mundo na categoria de -57kg. A atleta conseguiu ainda o apuramento para os Surdolímpicos que irão decorrer no Brasil já em 2022.

PATRÍCIA MAMONA

ATLETISMO

Atleta recordista portuguesa de triplo salto, com um curso de Ciências Médicas tirado nos EUA com uma bolsa e a tirar agora Engenharia Biomédica.Em 2021, e com as dificuldades inerentes à pandemia, conseguiu levar a Bandeira portuguesa ao mais alto nível pois ganhou a medalha de ouro em pista coberta no Campeonato da Europa de Atletismo e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

YOLANDA SEQUEIRA

SURF

Apaixonada pela modalidade, a atleta é conhecida pelos seus triunfos no surf e também pela sua luta contra as dificuldades económicas para conseguir ir às competições. Foi campeã nacional de surf feminino em 2019 e vice–campeã mundial nos ISA World Surfing Games em 2021. Nesse ano integrou a equipa portuguesa na estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde conquistou o 5.º lugar.

VANESSA FERNANDES

ATLETISMO

Foto: João Lima

Depois de um percurso brilhante como triatleta que culminou numa medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, Vanessa interrompeu a sua carreira por exaustão, com depressão e distúrbios alimentares. Em 2021 volta ao pelotão da frente, chamando a atenção para a saúde mental no desporto de alta competição ao protagonizar a curta-metragem‘72 horas’, onde conta a sua história.

Os Prémios contam com o apoio, fundamental, das marcas Endesa (que apoia também a categoria Sustentabilidade), Laboratórios Filorga e Hidrolact. Em breve, divulgaremos as premiadas.

Veja também o video do almoço do nosso júri:

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal