A acne é uma doença cutânea resultante da inflamação das glândulas sebáceas, que é muito associada à adolescência e a peles tendencialmente oleosas. Contudo, existem diversos motivos para o aparecimento de borbulhas e pontos negros no rosto, desde problemas hormonais, passando pela alimentação, à produção de sebo em excesso.

Dito isto, de nada vale recorrer à maquilhagem para tentar disfarçar as lesões da acne. Encare a situação de frente. Tudo se resume à rotina de cuidados e, com consistência, a sua pele irá agradecer a longo prazo. Sublinho que é preciso ter paciência. A acne não aparece do dia para a noite, nem vai desaparecer com essa mesma rapidez. Antes de mais, é importante procurar um dermatologista, que irá descobrir a origem do problema e traçar um plano de tratamento adequado a cada caso.

Na rubrica Beauty Spot desta semana, deixo-lhe algumas sugestões que, embora não substituam a opinião de um especialista, podem ajudar a controlar o problema. Conheça-as, abaixo.

Limpar

A higienização regular irá manter a pele saudável, preparando-a para os passos seguintes da rotina de tratamento. Para além disso, é essencial para remover toda a maquilhagem, oleosidade, impurezas e poluição que se acumulam na epiderme.
Lave o rosto de manhã e à noite com um produto específico para combater a produção excessiva de oleosidade e o aparecimento de borbulhas, mas atenção: nada demasiado agressivo, pois pode ressecar ou irritar a pele.

Shopping: CeraVe | Neutrogena

Esfoliar

Este passo permite eliminar o excesso de células mortas que se deposita à superfície da epiderme, tornando-a mais baça, espessa e rugosa. Esta acumulação dificulta a penetração de ingredientes ativos através da pele. Assim sendo, quem tem uma pele oleosa e com tendência ao aparecimento de pontos negros ou borbulhas poderá beneficiar muito da esfoliação como forma de reduzir o surgimento deste tipo de problemas.
O seu tipo de pele dita quantas vezes deve fazer uma esfoliação. Se tem pele oleosa, pode fazer o tratamento entre duas a três vezes por semana. Se tiver pele seca ou sensível, uma vez por semana será o suficiente. O importante é não exagerar, já que isso pode remover células saudáveis, expondo a pele a bactérias.

Shopping: Origins | Caudalie | Neutrogena

Refirmar

Dar seguimento à limpeza com a aplicação de um tónico não é obrigatório para todos, mas pode ser ótimo para peles acneicas. Porquê? O tónico remove as impurezas que possam ter escapado ao produto de limpeza e a sua composição conta com determinados componentes que podem ajudar a diminuir a produção de sebo e a equilibrar a pele.

Shopping: The Ordinary | Mario Badescu | Pixi

Hidratar

Nós percebemos que a ideia de aplicar um creme hidratante numa pele oleosa não é muito apelativa. Contudo, antes de fugir na direção oposta, é importante ter consciência do quão benéfico é este passo. Em peles normais a oleosas, fatores externos como, por exemplo, a poluição, os raios UV e a limpeza excessiva, podem danificar a barreira protetora da epiderme, causando perda de hidratação e um aumento da produção de oleosidade. Como resultado, a tez pode parecer demasiado brilhante.  Sim, isso mesmo, não hidratar pode piorar o problema. Por isso é que é tão importante usar um produto adequado depois da limpeza, tal como faria uma pessoa com a pele seca.

Shopping: Caudalie | Clinique | La Roche-Posay

Proteger

Os protetor solar é indispensável ao longo de todo o ano para qualquer tipo de pele. Afinal de contas, precisamos dele para nos protegermos das radiações UVA e UVB. Mas quem tem pele tendencialmente acneica deve redobrar os cuidados. É que os produtos de tratamento podem tornar a pele mais suscetível a irritações – e ninguém quer livrar-se da acne para depois ter de lidar com manchas.

Shopping: Eucerin | Avène | ISDIN

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Os produtos essenciais para fazer a maquilhagem durar mais tempo

Quem nunca sentiu que acordar mais cedo para aplicar maquilhagem foi um belo desperdício de tempo?

Beauty Spot

Saiba como ter (e manter) as melhores sobrancelhas de sempre

Na rubrica Beauty Spot desta semana, falo sobre a importância das sobrancelhas, que harmonizam e valorizam os traços naturais do rosto.

Beauty Spot

Aprenda a recriar esta maquilhagem perfeita para um "date" de verão

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho o tutorial de um visual simples para um encontro romântico.

Mais no portal

Moda

Hoje, temos todos lugares marcados na primeira fila do desfile de Elisabetta Franchi

Uma apresentação digital imperdível da coleção FW21/22.

Imagem de Sucesso

Renove o closet com estas propostas de peças clássicas - e cheias de estilo

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, mostro alguns exemplos de artigos de movas que nunca irão falhar-vos.

Saúde

Afinal, o que significam as áreas desbotadas no tecido das cuecas?

É uma coisa perfeitamente normal e tem uma explicação muito simples.

Fora da Caixa

Estas lojas online são verdadeiros paraísos para quem tem caracóis

Encontro tudo o que preciso (e muito mais) para cuidar do meu afro nestas plataformas.

Moda

Tons pastel: não há dúvidas de que o lilás é a sensação do momento

Aqui ficam três sugestões de visuais que incorporam a cor romântica.

Saúde

Não escovar os dentes pode causar estes problemas de saúde inesperados

Pelo bem da saúde em geral, este é um hábito que não deve ser descurado.

Comportamento

Isto é melhor do que qualquer pedido de desculpas

Num relacionamento, durante uma discussão de conflito, existem seis passos que ajudam os casais a evitar que a negatividade fique fora de controlo

Moda

A elegância de uma camisa branca em 20 combinações infalíveis

Esta é bem capaz de ser a peça mais versátil do seu guarda-roupa.

Pera Doce

'Querido diário': fui vegan durante duas semanas e agora não quero outra coisa

Durante duas semanas, fiz-me à cozinha, usei ingredientes que me eram completamente estranhos e não meti nem uma fatia de queijo na boca. Isto foi o registo da experiência.

Saúde

4 hábitos saudáveis que podem prejudicar a saúde oral

Não escolhemos uma fotografia de alguém a beber um sumo verde por acaso.

Beleza

Revelado o produto de beleza que Angelina Jolie tem sempre na mala

A atriz é fã de um óleo facial aquoso conhecido pelas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.

Comportamento

Comportamentos gordofóbicos variam consoante o biótipo das mulheres

Se duas mulheres tiverem o mesmo peso e altura, a localização da gordura corporal altera o nível de preconceito de que são alvo.