Sol, frio, tempo seco, poluição, produtos químicos, má alimentação, insónias, radicais livres… tudo isto prejudica a saúde da nossa pele. Por isso mesmo, é importante criar um plano de ataque que combata estes fatores externos que levam ao envelhecimento precoce.

Para além de visitar um dermatologista, existem alguns cuidados que podem ajudar a diminuir os estragos, desde que sejam feitos na altura certa. E é isso que vos proponho na rubrica Beauty Spot desta semana: mostrar como reparti-los numa rotina de skincare diária, mensal e semanal.

Vamos a isso? 

Cuidados Diários

De manhã e à noite, é primordial lavar bem o rosto com produto de específico de limpeza, para remover a oleosidade, impurezas e poluição que se acumulam na epiderme. É igualmente importante dar seguimento com a aplicação de um tónico, que remove as impurezas que possam ter escapado ao passo anterior, ajuda a equilibrar o pH da pele e a prepará-la para o que resta da rotina.

Os séruns e óleos também são bons aliados e dão um “boost” extra ao hidratante, sendo que normalmente contêm ácidos, vitaminas e peptídeos que ajudam com determinadas particularidades da pele como, por exemplo, manchas e rugas. Se necessário, segue-se a aplicação do creme de contorno de olhos.

As pessoas com a pele mista ou oleosa devem procurar hidratantes em gel, com texturas mais leves, uma base mais aquosa e propriedades matificantes, para controlar os brilhos. Pelo contrário, quem tem a pele seca pode apostar em cremes mais densos, que “prendem” a hidratação durante o dia todo.

Faça sol ou faça chuva, quer seja no verão ou no inverno, o protetor solar é essencial e indispensável ao longo de todo o ano. Sempre! Afinal de contas, precisamos dele para nos protegermos das radiações UVA e UVB, e, consequentemente, para prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Cuidados Semanais

A esfoliação caseira permite eliminar o excesso de células mortas que se deposita à superfície da epiderme, tornando-a mais baça, espessa e rugosa. Esta acumulação dificulta a penetração de ingredientes ativos através da pele. 

O seu tipo de pele dita quantas vezes deve esfoliar a pele. Se tem pele oleosa, pode fazer o tratamento entre duas a três vezes por semana. Se tiver pele seca ou sensível, uma vez por semana será o suficiente. O importante é não exagerar, já que isso pode remover células saudáveis, expondo a pele a bactérias.

Outro tratamento a ser feito semanalmente é a máscara facial, que penetra a pele em maior profundidade e, por isso, promove uma maior hidratação. É claro que isto pode variar de caso para caso, portanto veja as instruções do fabricante na embalagem, de modo a garantir que tem os melhores resultados possíveis. 

Cuidados Mensais

É importante fazer uma limpeza de pele em profundidade todos os meses, com a ajuda de um profissional, que usará as tecnologias e técnicas mais adequadas para extrair comedões (cravos), clarear manchas, reduzir rugas, eliminar cicatrizes, entre outros tratamentos.

Palavras-chave

Relacionados

Beauty Spot

Saiba como acabar com o brilho da pele oleosa de uma vez por todas

Na rubrica Beauty Spot desta semana, explico como a sua pele pode passar de oleosa a brilhosa, num bom sentido, em apenas quatro passos.

Beauty Spot

8 truques valiosos para maquilhar peles negras

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho algumas dicas para valorizar tons de pele mais escuros.

Beauty Spot

Jamsu: a técnica coreana de mergulhar o rosto maquilhado em água gelada

Na rubrica Beauty Spot desta semana, falamos sobre uma febre do mundo da beleza que já circula há três anos - e não dá sinais de abrandamento.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.