Sol, frio, tempo seco, poluição, produtos químicos, má alimentação, insónias, radicais livres… tudo isto prejudica a saúde da nossa pele. Por isso mesmo, é importante criar um plano de ataque que combata estes fatores externos que levam ao envelhecimento precoce.

Para além de visitar um dermatologista, existem alguns cuidados que podem ajudar a diminuir os estragos, desde que sejam feitos na altura certa. E é isso que vos proponho na rubrica Beauty Spot desta semana: mostrar como reparti-los numa rotina de skincare diária, mensal e semanal.

Vamos a isso? 

Cuidados Diários

De manhã e à noite, é primordial lavar bem o rosto com produto de específico de limpeza, para remover a oleosidade, impurezas e poluição que se acumulam na epiderme. É igualmente importante dar seguimento com a aplicação de um tónico, que remove as impurezas que possam ter escapado ao passo anterior, ajuda a equilibrar o pH da pele e a prepará-la para o que resta da rotina.

Os séruns e óleos também são bons aliados e dão um “boost” extra ao hidratante, sendo que normalmente contêm ácidos, vitaminas e peptídeos que ajudam com determinadas particularidades da pele como, por exemplo, manchas e rugas. Se necessário, segue-se a aplicação do creme de contorno de olhos.

As pessoas com a pele mista ou oleosa devem procurar hidratantes em gel, com texturas mais leves, uma base mais aquosa e propriedades matificantes, para controlar os brilhos. Pelo contrário, quem tem a pele seca pode apostar em cremes mais densos, que “prendem” a hidratação durante o dia todo.

Faça sol ou faça chuva, quer seja no verão ou no inverno, o protetor solar é essencial e indispensável ao longo de todo o ano. Sempre! Afinal de contas, precisamos dele para nos protegermos das radiações UVA e UVB, e, consequentemente, para prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Cuidados Semanais

A esfoliação caseira permite eliminar o excesso de células mortas que se deposita à superfície da epiderme, tornando-a mais baça, espessa e rugosa. Esta acumulação dificulta a penetração de ingredientes ativos através da pele. 

O seu tipo de pele dita quantas vezes deve esfoliar a pele. Se tem pele oleosa, pode fazer o tratamento entre duas a três vezes por semana. Se tiver pele seca ou sensível, uma vez por semana será o suficiente. O importante é não exagerar, já que isso pode remover células saudáveis, expondo a pele a bactérias.

Outro tratamento a ser feito semanalmente é a máscara facial, que penetra a pele em maior profundidade e, por isso, promove uma maior hidratação. É claro que isto pode variar de caso para caso, portanto veja as instruções do fabricante na embalagem, de modo a garantir que tem os melhores resultados possíveis. 

Cuidados Mensais

É importante fazer uma limpeza de pele em profundidade todos os meses, com a ajuda de um profissional, que usará as tecnologias e técnicas mais adequadas para extrair comedões (cravos), clarear manchas, reduzir rugas, eliminar cicatrizes, entre outros tratamentos.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Beauty Spot

Saiba como acabar com o brilho da pele oleosa de uma vez por todas

Na rubrica Beauty Spot desta semana, explico como a sua pele pode passar de oleosa a brilhosa, num bom sentido, em apenas quatro passos.

Beauty Spot

8 truques valiosos para maquilhar peles negras

Na rubrica Beauty Spot desta semana, partilho algumas dicas para valorizar tons de pele mais escuros.

Beleza

Jamsu: a técnica de beleza coreana que envolve mergulhar o rosto maquilhado em água gelada

Esta febre do mundo da beleza já circula há cerca de três anos - e não dá sinais de abrandamento.

Mais no portal

Beleza

Outubro Rosa: como cuidar da pele, cabelo e unhas de pacientes oncológicos

Num mês em que se assinala o Mês de Prevenção para o Cancro da Mama, a La Roche-Posay reforça a importância em adequar os cuidados pessoais durante e após os tratamentos oncológicos.

Mulheres Inspiradoras

O novo álbum de Adele é uma verdadeira lição de crescimento pessoal

'30' está prestes a ser lançado e a artista incluiu nele várias fases que enfrentou recentemente, associadas ao divórcio de Simon Konecki.

Lifestyle

Vila do Conde recebe novo Mercadona

Este é o 26º supermercado da cadeia em Portugal.

Celebridades

Kate deslumbra ao apostar numa das maiores tendências da temporada

Veja um dos visuais mais recentes da duquesa de Cambridge.

Saúde

7 cuidados a ter com a nossa higiene íntima

Fique com alguns conselhos que ajudam as mulheres a prevenir o desconforto na zona íntima.

Lifestyle

Já é possivel encomendar de vários restaurantes e só pagar uma taxa de entrega

Conciliar gostos diferentes tornou-se de repente muito mais fácil.

Diz Quem Sabe

Intolerâncias alimentares e novos estilos de vida

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Andreia Monteiro, médica especialista em imuno-hemoterapia, medicina antienvelhecimento e estética.

Lifestyle

Sugestões assustadoras para celebrar o Halloween

Temos de celebrar à altura, certo?

Moda

Tipia: a coleção de acessórios com letras que lembram as antigas Iluminuras

De assinatura Inês Telles.

Moda

Cachecóis Maxi: a aposta da Parfois para o inverno

Conheça algumas sugestões da marca.

Saúde

Devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Entenda qual a prática mais benéfica.

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.