Mais uma semana de #cartabranca. Desta vez, o desafio foi experimentar um hidratante facial caseiro. A pesquisa foi simples e rapidamente encontrei várias receitas adequadas ao meu tipo de pele (mista). Porém, houve uma que me saltou à vista.

Apenas um ingrediente?” – este foi o primeiro pensamento, criado pelo meu lado mais cético. “Ao menos é simples…” – e este foi o segundo, cuidadosamente desenvolvido pelo meu lado mais preguiçoso e sem vontade de ir ao supermercado comprar aquele óleo xpto que algumas receitas levavam.

Abacate, tchanan! A fruta que adoro mas que, quando abuso, me dá dores de estômago horríveis. Ainda assim, gosto sempre de a ter em casa – porque só se vive uma vez, não é verdade? E também porque tenho vindo a aperfeiçoar um molho delicioso que a tem como ingrediente principal. Um dia conto-vos tudo.

Ora bem, para este hidratante, a ideia é esmagar meio abacate bem maduro, espalhá-lo na cara, deixar atuar por cerca de 15/20 minutos e depois lavar com água fria ou morna. Pela minha experiência, 1/4 de abacate é suficiente, já que me sobrou imenso. E não gosto de estragar comida. Sobretudo quando custa mais de 3€/kg.

Antes dos resultados, um conselho. A partir do momento em que o abacate já está maduro, coloquem-no no frigorífico. Era lá que tinha o meu e garanto que a sensação gelada na cara, quando se espalha aquele “creme” esverdeado, é mágica. Bye, bye rugas? Não sei. Tenho 25 anos. Mas mais vale prevenir.

Quanto aos resultados, não posso dizer que tenha sentido uma suavidade imediata, ao contrário do que aconteceu quando experimentei algumas máscaras faciais caseiras. Contudo, nem tudo foi mau. Além da ótima sensação ao passar o abacate na cara, houve algo que, no final, me surpreendeu.

Sabem como fica a pele após fazermos uma esfoliação? Foi mais ou menos isso que senti. “Como assim? Era só abacate!” – e voltou o meu lado mais cético. Mas tive de me render. Ou seja, não houve uma sensação de hidratação imediata, que era o que pretendia, mas senti a pele limpa e livre de impurezas. E como é que poderia reclamar de algo assim?

Contem-nos as vossas receitas de hidratantes caseiros, pelas redes sociais, identifiquem a ACTIVA e utilizem a hashtag #cartabranca. Todas as sugestões de desafios são igualmente bem-vindas. Dia 9 de julho, voltamos a encontrar-nos por aqui. Até lá!

Palavras-chave

Relacionados

#CartaBranca

Descobri o hábito improvável que nos impede de manter relações através de uma Ted Talk

Num discurso dinâmico e cheio de humor, Brené Brown diz todas as coisas certas e mostra como alterar uma simples atitude pode, de facto, melhorar a nossa vida.

#CartaBranca

Aprendi uma lição para a vida com um livro que eu nunca compraria pela capa

Descobri, depois, que foi considerado um dos 10 livros mais influentes de sempre e foi lido por mais de 12 milhões de pessoas.

#CartaBranca

Eis a minha experiência a beber um sumo verde todas as manhãs

Dizem que beneficiam a pele, que nos deixam de bom humor e até que são aliados da perda de peso - e eu decidi fazer o teste.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?