Mais uma semana de #cartabranca. Desta vez, o desafio foi experimentar um hidratante facial caseiro. A pesquisa foi simples e rapidamente encontrei várias receitas adequadas ao meu tipo de pele (mista). Porém, houve uma que me saltou à vista.

Apenas um ingrediente?” – este foi o primeiro pensamento, criado pelo meu lado mais cético. “Ao menos é simples…” – e este foi o segundo, cuidadosamente desenvolvido pelo meu lado mais preguiçoso e sem vontade de ir ao supermercado comprar aquele óleo xpto que algumas receitas levavam.

Abacate, tchanan! A fruta que adoro mas que, quando abuso, me dá dores de estômago horríveis. Ainda assim, gosto sempre de a ter em casa – porque só se vive uma vez, não é verdade? E também porque tenho vindo a aperfeiçoar um molho delicioso que a tem como ingrediente principal. Um dia conto-vos tudo.

Ora bem, para este hidratante, a ideia é esmagar meio abacate bem maduro, espalhá-lo na cara, deixar atuar por cerca de 15/20 minutos e depois lavar com água fria ou morna. Pela minha experiência, 1/4 de abacate é suficiente, já que me sobrou imenso. E não gosto de estragar comida. Sobretudo quando custa mais de 3€/kg.

Antes dos resultados, um conselho. A partir do momento em que o abacate já está maduro, coloquem-no no frigorífico. Era lá que tinha o meu e garanto que a sensação gelada na cara, quando se espalha aquele “creme” esverdeado, é mágica. Bye, bye rugas? Não sei. Tenho 25 anos. Mas mais vale prevenir.

Quanto aos resultados, não posso dizer que tenha sentido uma suavidade imediata, ao contrário do que aconteceu quando experimentei algumas máscaras faciais caseiras. Contudo, nem tudo foi mau. Além da ótima sensação ao passar o abacate na cara, houve algo que, no final, me surpreendeu.

Sabem como fica a pele após fazermos uma esfoliação? Foi mais ou menos isso que senti. “Como assim? Era só abacate!” – e voltou o meu lado mais cético. Mas tive de me render. Ou seja, não houve uma sensação de hidratação imediata, que era o que pretendia, mas senti a pele limpa e livre de impurezas. E como é que poderia reclamar de algo assim?

Contem-nos as vossas receitas de hidratantes caseiros, pelas redes sociais, identifiquem a ACTIVA e utilizem a hashtag #cartabranca. Todas as sugestões de desafios são igualmente bem-vindas. Dia 9 de julho, voltamos a encontrar-nos por aqui. Até lá!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

#CartaBranca

Descobri o hábito improvável que nos impede de manter relações através de uma Ted Talk

Num discurso dinâmico e cheio de humor, Brené Brown diz todas as coisas certas e mostra como alterar uma simples atitude pode, de facto, melhorar a nossa vida.

#CartaBranca

Aprendi uma lição para a vida com um livro que eu nunca compraria pela capa

Descobri, depois, que foi considerado um dos 10 livros mais influentes de sempre e foi lido por mais de 12 milhões de pessoas.

#CartaBranca

Eis a minha experiência a beber um sumo verde todas as manhãs

Dizem que beneficiam a pele, que nos deixam de bom humor e até que são aliados da perda de peso - e eu decidi fazer o teste.

Mais no portal

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Saúde

Vírus que ataca plantas de feijão-frade pode proteger os pulmões do cancro metástico

A técnica preveniu, ou pelo menos minimizou, a disseminação de tumores malignos e melanoma em ratos-domésticos.

Nas Bancas

A ACTIVA de outubro, com Vera Kolodzig na capa, chega amanhã às bancas!

Uma edição sobre mulheres cujas vozes activas são forças de mudança.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.