Nem de propósito! Tive uma semana em cheio e, por isso, o desafio escolhido foi resumir as dicas de um livro no qual queria pegar há muito. Nos últimos dias, usei a minha #cartabranca para perceber como é que posso ser mais produtiva quando sinto que não tenho tempo para nada.

Assinado por Donald Roosdesigner, empresário e professor -, a obra de que vos falo chama-se “Não Leias Este Livro – Ideias e Planeamento para Pessoas Criativas”. E toda a gente sabe que o fruto proibido é o mais apetecido. Como assim, “não leio este livro“? Leio, sim.

Ora, o autor desenvolveu um método que se revela bastante eficaz na hora de definir prioridades. “O Método da Lista-A-Não-Fazer baseia-se na ideia de que não podemos fazer tudo, mas também não é preciso. Amiúde pensamos que uma pessoa ocupada é uma pessoa bem-sucedida“, escreve.

Surpresa: não é bem assim. “Todavia, quem se dispõe a fazer muitas coisas apenas faz um pouco de tudo, o que acaba sempre por ser insuficiente. É melhor escolher poucas coisas e fazê-las bem e ignorar o resto. Mesmo que sejam boas ideias“, explica. Só assim, o nosso cérebro conseguirá ter paz e não a sensação de que há “coisas por acabar“.

Resumindo, Roos diz que devemos fazer uma lista com as coisas mais importantes que temos a fazer. Dessas, devemos selecionar cerca de três – as “mais importantes” – e riscar as restantes, deixando-as numa lista de coisas “a não fazer”. Aliás, o autor desenvolveu uma app que faz isto automaticamente – assim que realiza uma das três principais tarefas, fica com espaço para uma das “menos importantes”.

Para conseguir elaborar uma lista tão pequena e específica, Donald aconselha a que pense no coração – o que gostaria mesmo de fazer – em vez de atividades que também lhe possam dar dinheiro. Além disso, aconselha a que nos tornemos adeptos da “monotarefa”. “Quem desempenha uma tarefa de cada vez acaba por ser muito mais produtivo“, refere.

Mas que não haja ilusões! Ao longo do livro, o autor deixa uma série de pequenas dicas que podem ser postas em prática facilmente – inclusive, a nível profissional. O discurso de Roos é simples e nota-se, claramente, que sabe do que fala.

Aliás, embora defenda que a lista deve ser elaborada sem pensar muito em dinheiro, o autor também refere que devemos aceitar o trabalho que nos paga a renda, mesmo que não gostemos assim tanto dele, até nos conseguirmos dedicar àquilo que nos dá mais prazer.

No fundo, “Não Leias Este Livro” é um conjunto de páginas sem “palha”, dinâmico e com os pés (ou as letras) bem assentes na terra. É uma obra para quem procura aproveitar a vida ao máximo – e, para tal, há que aceitar os desequilíbrios e flutuações inerentes à arte de viver. Como em tudo, até para realizar uma simples lista, há que deixar algo de fora e procurar um equilíbrio saudável.

Quais as maiores dicas de produtividade que já vos deram? Contem-nos tudo, nas redes sociais, identifiquem a ACTIVA e usem a hashtag #cartabranca. Na próxima quinta, volto a escrever-vos. Até lá!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

#CartaBranca

Socorro, voltei ao ginásio

Juntem à minha ansiedade uma pitada de hipocondria e está o caldo entornado. Em tempo de pandemia, voltei aos treinos - eis o meu testemunho.

#CartaBranca

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

#CartaBranca

Testei máscaras faciais caseiras - e quase tive um ataque de ansiedade com uma delas

Façam o que fizerem, não utilizem este ingrediente na pele. A menos que não se importem de passar meia hora a livrar-se dele. Eis os resultados do meu desafio semanal.

Mais no portal

Beleza

O óleo que hidrata, controla o frizz e previne a queda do cabelo

Conheça estes e outros benefícios.

Celebridades

Amy Schumer remove o útero e o apêndice devido a endometriose

A atriz partilhou a própria história nas redes sociais.

Celebridades

Ashley Graham está grávida de gémeos

A modelo revelou o sexo dos bebés num vídeo que apanhou os fãs de surpresa.

Lifestyle

Packs anti-experiência: uma forma de ajudar quem precisa

A PAR e FNAC juntaram forças no apoio aos refugiados de Cabo Delgado. Ajudar a causa é fácil: adquirir um dos packs Anti-Experiência que já estão à venda nas lojas.

Moda

Iris Apfel: a influencer centenária cria coleção para a H&M

Mulher de negócios, um verdadeiro ícone de estilo, designer de moda e decoradora de interiores, Iris ´uma mulher verdadeiramente inspiradora.

Moda

A coleção-cápsula que celebra o 'athleisure' como nunca viu antes

Pela mão do designer francês Monsieur Christian Lacroix.

Moda

Intimissimi lança novidades para o outono/ inverno

Conheça as novas peças da marca italiana.

Saúde

Zero comportamentos de risco: ilustradora Clara Não ajuda na sensibilização dos jovens para o VIH

No ZEROVIH.PT os jovens podem encontrar informação sobre a infeção e respostas às perguntas mais frequentes em caso de diagnóstico.

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.

Lifestyle

Perda gestacional e interrupção voluntária da gravidez: este livro fala de ambas

"Camila, meu amor" conta na primeira pessoa a história de Renata Alves Marvão.